Blog, Controladoria

Controladoria de alta performance: como aplicar na empresa

Controladoria de alta performance: como aplicar na empresa

 A Controladoria vem, em passos largos, transformando e ampliando sua forma de atuação dentro das corporações. As inovações tecnológicas e soluções de automação estão permitindo que a área mude seus esforços de trabalho, tornando-se mais estratégica.

O grande objetivo é entregar percepções financeiras mais precisas e um olhar voltado para o futuro, encontrando oportunidades de negócio contidas nos dados e antecipando decisões que possam trazer melhor desempenho para a empresa ou evitar grandes perdas.

Nesse artigo, vamos entender o que é a controladoria de alta performance e como aplicar na sua gestão para elevar os resultados do seu negócio.

Software Alstrategy Fluxo

O que é controladoria de alta performance?

A controladoria é um dos setores da empresa responsáveis pelas finanças, cuidando do orçamento e sua performance, desde o planejamento até o acompanhamento dos resultados.

Para alcançar a alta performance, o planejamento financeiro empresarial deve estar muito bem alinhado e ser, essencialmente, colaborativo. E isso pode ser explicado facilmente, visto que cada planejamento operacional tem um impacto econômico para a empresa.

Isso significa que a gestão da controladoria é impactada diretamente pelo planejamento de todos os outros setores. É exatamente por esse motivo que a controladoria é a área que mais se beneficia na alta performance do planejamento empresarial colaborativo.

A Controladoria de Alta Performance estende sua função dentro das instituições, participando ativamente de decisões estratégicas e priorizando um planejamento integrado de negócios.

A busca pela excelência em todos os processos, alinhamentos constantes e uma gestão colaborativa são características fundamentais para alcançar a alta performance na controladoria, extraindo o máximo de valor em cada etapa do processo.

Como ter uma cultura de Alta Performance

Ao redor do mundo, diferentes tipos de empresas almejam alcançar a excelência. Crescer com confiança e de forma contínua, ter a marca reconhecida como referência, atingir metas ousadas, atrair e reter talentos e transformar cliente em fãs reais, são objetivos complexos, mas que podem ser atingidos com uma cultura organizacional de alta performance. É a cultura organizacional que impulsiona a empresa, as ações e os resultados.

Para criar uma cultura de alta performance, é importante que os valores e objetivos da empresa estejam muito bem alinhados com o propósito oferecido pelo mercado, ou seja, ter um produto ou serviço que traga benefícios reais para empresas, pessoas e comunidade.

A cultura de alta performance é definida como um conjunto de comportamentos que direcionam as organizações a um padrão de excelência em tudo que fazem. Assim, obtêm melhores resultados financeiros, elevando a satisfação de clientes e colaboradores e aumentam o valor da marca perante o mercado.

E a Controladoria tem um papel fundamental nesse processo de busca pela alta performance, pois, além de estar à frente das finanças e participando ativamente das decisões de negócio, está comprometida com um planejamento mais colaborativo entre os setores da empresa.

É a Controladoria que vai olhar para os dados e resultados de cada setor e indicar quem está operando em alta performance e como melhorar números fora do esperado.

Por que a Controladoria precisa operar em Alta Performance?

Mais do que um setor importante para a empresa, a controladoria é uma poderosa ferramenta de gestão para as corporações. Para cumprir esse papel de forma eficiente, a controladoria tem que estar preparada para mudanças rápidas nos ambientes de negócios.

Além disso, consegue suprir a necessidade de inovação no ambiente corporativo e ir além das finanças para alcançar a maturidade que a alta performance exige. Para operar dessa maneira, a controladoria precisa ser mais estratégica. E para ser mais estratégica, ela precisa operar em alta performance.

Ou seja, a controladoria do futuro é muito mais estratégica e opera em alta performance. Exatamente porque precisa tomar decisões estratégicas com mais agilidade, indo além dos dados e encontrando insights valiosos de negócios e, também, porque precisa liderar o planejamento financeiro e operacional com excelência.

Diferenciais da Controladoria de Alta Performance

Aplicar a controladoria de alta performance traz diversos benefícios para o cotidiano da empresa. É possível elevar os resultados de todas as áreas e apoiar o crescimento dos negócios. Entre as vantagens, podemos destacar:

Direcionar o Planejamento Estratégico

Normalmente o planejamento estratégico é responsabilidade da alta gestão da empresa. Porém, operando em alta performance, a controladoria consegue ter uma visão ampla e clara de todas as áreas da companhia e do seu desempenho.

Este é um fator decisivo na hora de fazer um planejamento estratégico muito mais assertivo. Em alta performance, a controladoria conversa e entende todos os desafios e necessidades de cada setor, e, com base nessas informações, pode direcionar o planejamento estratégico com excelência fazendo com que ele se torne um guia dentro da empresa.

Controle Organizacional

Dentro da alta performance, a controladoria também assume o papel de administrar e criar padrões de análise e monitoramento dos planos de ação de cada setor. Essas análises e monitoramentos são essenciais para verificar a eficácia do planejamento e dos planos de ação adotados pela empresa.

Nesse ponto, o uso da tecnologia é de suma importância para que os processos sejam mais ágeis e automatizados e para que exista total transparência em todas as fases do planejamento, para facilitar a comunicação entre os envolvidos.

Auxílio às operações

O que foi planejado em alta performance precisa ser executado com excelência. Por isso, o planejamento orçamentário precisa estar totalmente alinhado com o planejamento estratégico.

A controladoria entende as necessidades de cada setor e conversa com eles a melhor forma de implementar o planejamento estratégico do próximo período.

A controladoria de alta performance analisa detalhadamente cada área e garante, com agilidade, exatidão e transparência o melhor caminho para alcançar os objetivos estratégicos.

Supervisão Financeira

A controladoria de alta performance é responsável por monitorar todos os dados da empresa, principalmente informações contábeis e de custos, e garantir que essas informações cumpram o que foi planejado.

Para que isso aconteça, é preciso um acompanhamento periódico junto aos setores, verificando a porcentagem de desempenho e projetando as expectativas para o futuro. Caso existam alterações na performance de determinado setor, a controladoria precisa criar planos de ação que assegurem uma mudança de curso que não afete, ou afete minimamente o planejamento estratégico.

Como implementar a Alta Performance

Quando falamos em alta performance, muitos podem pensar que seja um grande desafio para ser implementado. E sim, realmente é! Porém, é preciso pontuar que uma controladoria só consegue alcançar a alta performance se a empresa também estiver com uma cultura propícia e alinhada a isso.

E o ponto principal para que seja implementada uma cultura de alta performance dentro da empresa é o propósito. Qual é o real propósito da empresa? Qual sua missão? Qual sua visão? Quais são seus valores?

Para implementar uma Controladoria de Alta Performance o ideal é que a empresa siga alguns passos essenciais:

Estratégia é o ponto de partida

Em que nível a controladoria pretende chegar? Qual será o conjunto de comportamentos que ajudará a atingir esse resultado?

Uma estratégia bem definida, com metas e objetivos claros e plausíveis é o ponto de partida para a alta performance. A estratégia deve traçar detalhadamente o caminho ideal entre o agora e o futuro, calculando desvios de rota, atalhos, possíveis erros e ajustes durante o percurso.

Autonomia e responsabilidade

Cada área ou função da controladoria tem que ter autonomia para tomar suas próprias decisões. Nada mais justo e eficiente do que cada profissional ficar responsável pelos seus projetos e fazê-los gerar ótimos resultados.

Ao mesmo tempo que o setor ganha em responsabilidade e autonomia, os colaboradores são estimulados a entregar o seu melhor nos seus projetos. É claro que com a devida supervisão e alinhamento com os propósitos da empresa.

A comunicação deve ser estimulada

Mesmo que cada profissional seja responsável pelas suas tarefas e projetos é essencial que haja comunicação produtiva entre eles. Cada profissional tem um perfil diferente e pode contribuir em diversos aspectos com outros profissionais e projetos.

Visões diferenciadas devem ser estimuladas e debatidas constantemente para que seja possível encontrar soluções, otimizações ou corrigir erros. A comunicação da controladoria com os outros setores também é um fator importantíssimo.

Afinal, a área é maior estimuladora do planejamento colaborativo. Então precisa contribuir e valorizar uma comunicação transparente e objetiva com os setores. Excelência na comunicação, significa não ter ruídos e ter entendimento total sobre o que está sendo dito.

Qualifique a equipe

Para operar em alta performance, além de tudo que já trouxemos, os profissionais precisam ter competências e recursos que ajudem a alcançar um melhor desempenho. Desenvolvimento emocional, capacitação técnica e uma cultura de treinamento são fundamentais para o desenvolvimento da equipe.

Perceba quais são as habilidades e recursos necessários para que a empresa atinja seus objetivos e capacite a equipe nesses pontos. Desta forma, os profissionais estarão mais preparados para enfrentar os desafios da controladoria e entregar resultados muito melhores.

Tecnologia é prioridade

Não é possível operar em alta performance sem o uso adequado da tecnologia. Um software de planejamento orçamentário e estratégico é ideal para que a empresa tenha total controle das informações de todos os setores e consiga enxergar claramente os seus objetivos.

A tecnologia é prioridade, pois ela é uma facilitadora da excelência. Todos os pontos essenciais para a alta performance podem ser potencializados e otimizados com o uso da tecnologia.

Olhe para o futuro, mas aplique agora

Para alcançar a alta performance, a controladoria precisa de alguns requisitos fundamentais para obter sucesso em sua evolução:

  • Segurança nas informações e controle total de acessos dos dados
  • Confiança nos dados que utiliza para fazer projeções mais assertivas
  • Facilidade de comunicação com todos os setores envolvidos no planejamento
  • Visão clara e atualizada da situação financeira do mercado e da empresa
  • Entendimento total da visão, dos valores e do propósito da empresa
  • Capacidade para enxergar insights de negócio e tomar melhores decisões
  • Tecnologia de ponta que facilite e automatize todos os processos

Como a controladoria de alta performance ajuda a decifrar desafios futuros?

Os benefícios que uma Controladoria de Alta Performance pode trazer vão desde a melhora da situação financeira da empresa, e passam por uma melhor organização estrutural e operacional, chegando até a otimizar o desempenho de colaboradores e setores, além de poder aumentar a satisfação dos clientes.

A empresa inteira colhe os frutos de uma Controladoria de Alta Performance, que pode ir além de suas obrigações e trazer outros importantes benefícios. Já falamos aqui sobre o quão importante é a controladoria para o processo de tomada de decisão dentro da empresa. Falamos, também, sobre sua atuação estratégica dentro da corporação.

Mas um ponto que muitos não enxergam é a sua capacidade de olhar para o futuro, entendendo o passado e o presente de forma única. Dentro dos dados e do controle gerencial da empresa estão escondidos insights e respostas importantes para o futuro da empresa.

Cabe a controladoria de alta performance encontrar esses insights e respostas de negócio e utilizá-los a favor do seu negócio. Para apoiar todas as etapas da gestão orçamentária, conte com a tecnologia e conheça o AllStrategy Plano, o software de gestão mais completo do mercado.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, planejamento estratégico, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital