Controladoria de alta performance: 4 motivos para usar a tecnologia no setor

Controladoria de alta performance: 4 motivos para usar a tecnologia no setor
Publicado em 26/01/2022 - Atualizado em 26/01/2022 | Gestão

Indispensável a toda empresa, a controladoria está ligada diretamente à gestão, desempenhando também funções orçamentárias. É um setor que - para além de atividades na contabilidade - atua de forma geral na administração.

Para a gestão organizacional, o êxito pode estar relacionado à capacidade dos profissionais na controladoria. Por isso, é importante que o setor conte com recursos que auxiliem seu desempenho, contribuindo assim para a saúde financeira da empresa. 

A seguir, você confere 4 motivos para adotar a tecnologia, assim como sua importância para garantir a alta performance da controladoria e melhorar seus resultados.

 

Suporte no planejamento estratégico

Aqui, o objetivo é disponibilizar dados de todas as áreas da organização, de forma a contribuir com o processo de tomadas de decisões sobre os próximos passos do planejamento estratégico e da gestão orçamentária. Todas as informações são alimentadas de forma orgânica, no dia a dia do setor. Vale ressaltar que a controladoria também exerce um papel minucioso, que acompanha de perto todas as informações da companhia. 

Seja qual for o tamanho da empresa, o uso de ferramentas - como softwares - centralizam as informações em uma só plataforma e otimizam o processo de preenchimento, graças à automação de processos.

 

Apoio no planejamento orçamentário

Para o planejamento orçamentário, a controladoria tem a missão de acompanhar, detalhar e checar como cada atividade será desempenhada. Desde as despesas até o faturamento esperado para o período, é fundamental para garantir que cada área terá o necessário para alcançar os objetivos da empresa a longo prazo. 

Portanto, para ter uma gestão eficiente, a supervisão das estratégias é essencial. Com tecnologia, essa tarefa fica mais simples, já que as plataformas conseguem trazer em gráficos as informações relevantes, com mais clareza para continuar guiando a empresa no caminho certo. 

 

Maior controle das operações

A responsabilidade da controladoria é grande — e não é por acaso. Por estar em contato direto com todo o gerenciamento organizacional, o setor precisa definir desde os indicadores a serem avaliados, até as suas respectivas análises. Aqui, é fundamental que o setor seja capaz de identificar quais ações estão sendo desenvolvidas, seu desempenho e quais resultados alcançados.

Com a ferramenta certa, é possível definir quais são os KPIs relevantes para o negócio em poucos cliques. Dessa forma, além de agilizar o dia a dia dos gestores, contribui com mais tempo para suas análises e gera insights ricos para as estratégias da sua empresa.

 

Mais preparo para a sua gestão orçamentária

Além de todas as atribuições da controladoria, ela também tem a missão de auxiliar na simulação de cenários para evitar que a empresa seja pega de surpresa por fatores tanto externos, quanto internos. Em contrapartida, fazer projeções contando apenas com planilhas é uma tarefa bastante complexa.

Os softwares de gestão orçamentária tornam todas essas atividades mais práticas e, ao mesmo tempo, mais seguras. Recursos como projeção de cenários auxiliam os gestores a prepararem o seu planejamento para as mais diversas possibilidades; assim como definir planos de ação, com base em dados históricos para entender o contexto da empresa.

Para uma controladoria de alta performance, é indispensável o acesso à tecnologia e ferramentas que auxiliem seu exercício. Entenda sobre os impactos positivos de adotar um software para o seu negócio no artigo “Gerenciamento financeiro empresarial: A tecnologia na controladoria”.

Baixe também nosso novo e-book sobre Controladoria de Alta Performance e descubra como implementar em sua empresa.

 

Leia Também

Gestão 5.0: a nova realidade das empresas

10/05/2022

Gestão 5.0: a nova realidade das empresas

A gestão 5.0 surge para acompanhar os avanços tecnológicos já implementados pela Indústria 4.0 e as demandas da sociedade em estar mais conectada. [Leia mais]

ESG na visão do cliente

18/04/2022

ESG na visão do cliente

Além da qualidade e preço, atualmente o consumidor busca por empresas que atendam não somente suas demandas diretas, mas também suas expectativas perante questões que se relacionam a outros aspectos - o ESG é um exemplo. [Leia mais]

Forecast e revisões: vantagens para a gestão orçamentária

22/03/2022

Forecast e revisões: vantagens para a gestão orçamentária

O final do primeiro trimestre do ano tem bastante importância para a gestão orçamentária em muitas empresas. É neste período que a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é analisada a fim de avaliar os dados obtidos até o mês de março, com o intuito de estudá-los e, caso haja necessidade, propor uma revisão orçamentária. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.