Planejamento orçamentário: Um poderoso aliado em tempos de crise

Planejamento orçamentário: Um poderoso aliado em tempos de crise
Publicado em 03/05/2016 - Atualizado em 08/10/2020 | Planejamento Orçamentário

Em momentos de instabilidade financeira, retração do mercado e crise econômica, as empresas sofrem para conseguir se manter lucrativas para sobreviver a esse cenário. É comum ver instituições consolidadas e conhecidas, realizando cortes em investimentos, parando com contratações e, até mesmo, realizando demissões para tentar enxugar as despesas. As menores, mais vulneráveis às oscilações econômicas, muitas vezes fecham as portas por não conseguir atravessar o período ruim.

É claro que em momentos de crise, a primeira atitude é reduzir ao máximo os gastos, para tentar manter o caixa da empresa no azul. Porém, tem um recurso que, se bem utilizado, se torna um grande aliado em tempos de crise: o planejamento orçamentário. Ele auxilia a empresa a manter sua saúde financeira e a guiar os passos dos gestores, visando uma tomada de decisão mais assertiva. Entenda porque isso é tão importante em tempos de crise. 

 

Por que fazer um planejamento orçamentário?

Essa pergunta parece ter uma reposta obvia: Porque é importante planejar o orçamento empresarial com antecedência, para saber o quanto se irá gastar durante o ano. Sim, não está errado. A essência do planejamento orçamentário é realmente essa, mas não somente isso. Através da projeção orçamentária, é possível determinar não somente quanto a empresa irá gastar, mas também aferir se cada centro de custo está dentro do que foi estabelecido.

Com uma visão mais profunda e projetada das despesas, há a possibilidade fazer os ajustes necessários para que a instituição alcance os objetivos almejados. É importante entender que às vezes gastos mínimos adquiridos em um mês, se multiplicado aos outros subsequentes, podem ter um grande impacto no fluxo de caixa. Por isso, realizar o planejamento orçamentário é de suma importância, para que a empresa faça projeção de cenários e assim, se antecipe aos acontecimentos. 

 

Quais são as vantagens da projeção orçamentária para sua empresa?

As vantagens são inúmeras quando se planeja alguma coisa, ainda mais quando se trata de uma empresa. O planejamento orçamentário possibilita uma maior assertividade na disponibilidade de recursos, de forma específica a cada unidade ou centro de custo, evitando-se assim desperdícios. Além disso, através da projeção do fluxo de caixa, é possível planejar gastos com materiais, equipamentos, matérias-primas e etc. Ao se programar para tais gastos, os gestores podem decidir as melhores datas para executar tais ações, que não conflitem com outros meses que já estão com acúmulo de despesas.

Até mesmo as contratações e demissões, assim como todos os encargos embutidos na folha de pagamento de cada funcionário deve ser projetado. Dissídio coletivo, férias, bonificações são fatores que quando não programados, podem afetar e muito, as finanças da empresa. Portanto, o planejamento de RH também é importante para compor o orçamento empresarial. 

 

Quais as formas de realizar o planejamento orçamentário?

Existem várias formas de se realizar o planejamento orçamentário na sua empresa. Desde o uso de planilhas até a utilização de softwares específicos para tal, o mais importante é o detalhamento de todas as despesas, assim como todos os investimentos que estão previstos para acontecer. Atualmente, com a disseminação crescente da tecnologia, as ferramentas digitais estão cada vez mais aperfeiçoadas, proporcionando soluções que trazem grandes resultados para as empresas que desejam desenvolver o planejamento orçamentário.

Tais softwares de gestão orçamentária, não fazem somente a projeção de despesas, mas oferecem uma gama de ferramentas que são muito úteis para a empresa. Desde a projeção do fluxo de caixa, definição de indicadores de desempenho, planos de ação e análise de performance, através de relatórios completos e dashboards customizáveis, é possível aprimorar o gerenciamento financeiro da instituição.

Existem várias opções de softwares no mercado, com diversas funcionalidades e recursos adaptáveis a cada tipo de empresa. Para escolher, é só pesquisar por aquele que oferece as melhores soluções, com o custo-benefício ideal para o seu segmento.

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.