7 motivos para sua empresa usar um software de Gestão Orçamentária

7 motivos para sua empresa usar um software de Gestão Orçamentária
Publicado em 11/05/2021 - Atualizado em 11/05/2021 | Planejamento Orçamentário

Segurança, rapidez e economia. Essas são algumas das vantagens que a tecnologia trouxe para as demandas do dia a dia dos gestores. O planejamento orçamentário é um dos que foram beneficiados dentro destas demandas. Afinal, a transformação digital tornou possível otimizar a gestão orçamentária de empresas com o auxílio de softwares desenvolvidos especialmente para esta função.

Se você não conhece essa solução ou ainda tem dúvidas sobre seus benefícios, vamos apresentar 7 razões para investir nessa opção!

 

1.   Descentralização da gestão orçamentária

Com a implementação de um software para planejamento orçamentário, é possível permitir mais autonomia para os gerentes na elaboração de relatórios pertinentes às suas respectivas áreas. Este modelo descentralizado, ou colaborativo, permite uma maior participação dos líderes de cada departamento nas tomadas de decisão, análise de performance e criação de metas e estratégias da empresa.

Ou seja, é muito diferente do modelo tradicional, no qual apenas um profissional era responsável por todas essas funções. Como resultado, a empresa garante uma análise mais precisa dos dados e o budget de cada setor fica muito mais próximo da realidade.

 

2.   Criação de cenários econômicos

Projetar cenários econômicos pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, é natural que o mercado passe por oscilações e mude o rumo das estratégias que já estavam planejadas.

Mas o que antes era um desafio agora pode ser feito de maneira muito mais eficiente, pois o software para planejamento orçamentário permite a criação de cenários com base nas informações já computadas. Assim, sua empresa evita imprevistos e pode se preparar com antecedência para adversidades e realidades que podem vir a acontecer, mudando os planos rapidamente.

 

3.   Planejamento x Realizações

Tão importante quanto elaborar um bom planejamento, acompanhar a performance das estratégias é fundamental para ter a certeza de que elas estão sendo cumpridas com êxito e dentro do esperado. Neste caso, o software mostra os resultados com base nos dados que foram lançados no sistema e faz um comparativo com anos anteriores. Assim, os gestores podem tomar decisões assertivas e reagir a qualquer mudança do mercado, seja ela positiva ou negativa.

 

4.   Construção de relatórios personalizados

Tempo é um recurso escasso para a maior parte dos gestores, por isso, é essencial analisar os resultados de maneira clara e rápida. Mas isso não acontece se eles são engessados e demorados para serem gerados.

Visualizar os dados da empresa por meio de relatórios e dashboards, por exemplo, torna possível acompanhar a origem de todas as informações rapidamente e sem a necessidade de uma infinidade de planilhas. Portanto, os softwares de gestão orçamentária tornam a construção de relatórios mais nítida e objetiva, contribuindo consideravelmente com a produtividade dos gestores responsáveis por esta análise.

 

5.   Consulta a indicadores de desempenho

Embora os dados financeiros sejam muito importantes em um negócio, muitas vezes outras informações também devem ser analisadas para medir a performance da empresa. Por isso, é importante utilizar indicadores de desempenho. Nesse sentido, a ferramenta de gestão orçamentária elabora as métricas com base nas informações de cada setor da empresa. Assim, é possível analisar se os objetivos da companhia estão realmente sendo atingidos e estabelecer planos de ação caso algum índice esteja em desacordo com as metas.

 

6.   Mais segurança para os dados

Como as planilhas são manuseadas por muitas pessoas, seu uso facilita a ocorrência de erros, além de ser bastante vulnerável a invasões ou vazamento de dados. Mas isso não ocorre em uma ferramenta de planejamento orçamentário, já que os dados são criptografados e armazenados na nuvem.

Do mesmo modo, em caso de erros no lançamento de informações, o software torna muito mais fácil identificar a falha e corrigi-la a tempo de evitar grandes transtornos.

 

7.   Mais agilidade no processo orçamentário

Estima-se que a redução de tempo para realização do planejamento orçamentário pode chegar a até 50% com a utilização do software específico para esta função. Além disso, sua disponibilidade na nuvem permite acesso em qualquer lugar e facilita a utilização dos usuários devido ao layout amigável e clean.

Agora que você já conhece alguns benefícios que a tecnologia pode oferecer ao seu negócio, abra sua mente para as opções disponíveis no mercado. Dessa forma, melhore seus processos internos e otimize o trabalho da sua equipe de gestores. Pesquise a ferramenta mais adequada para isso!

Leia Também

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

31/08/2021

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

Estima-se que entre 20% e 40% das planilhas usadas por organizações ao redor do mundo para controle financeiro possuem algum tipo de falha. Basta um erro de digitação na fórmula para comprometer os resultados do planejamento estratégico e causar prejuízos. [Leia mais]

Por que o planejamento econômico é um aliado da gestão estratégica?

20/07/2021

Por que o planejamento econômico é um aliado da gestão estratégica?

O planejamento econômico é um forte aliado à gestão estratégica, mas a sua elaboração pode envolver diversas etapas e fatores que podem tornar o processo mais complexo. Com o uso de um software para planejamento orçamentário, é possível tornar o processo não apenas mais simples, como também mais eficiente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.