Planejamento estratégico: o que você precisa saber antes de elaborá-lo

Planejamento estratégico: o que você precisa saber antes de elaborá-lo
Publicado em 09/02/2021 - Atualizado em 29/03/2021 | Estratégia

Você conhece o termo “gestão por intuição”? Como você já deve imaginar, é a tomada de decisão feita pelos gestores de uma empresa com base apenas no achismo e na tentativa, acerto e erro. Não precisamos dizer que esse modelo é extremamente ineficaz e pode levar a organização à ruína. Assim, planejar é a essência da gestão de uma empresa

Mas, para isso, é necessário um método claro para identificar onde a organização está e decidir até onde ela quer chegar.  E então, a partir disso, iniciar o planejamento estratégico – uma ferramenta de gestão que mapeia o caminho para atingir objetivos em uma empresa. 

O administrador Peter Drucker conceitua o planejamento estratégico da seguinte forma: 

“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback”. 

Porém, todas as etapas devem ter como ponto de partida dados concretos sobre a empresa e seu mercado de atuação, de forma que o planejamento estratégico esteja alinhado com a realidade da organização e gere resultados efetivos. Para isso, ter o auxílio de um software de planejamento orçamentário é uma ótima opção para mensurar indicadores e traçar objetivos bem alinhados. 

Abaixo, entenda mais sobre o assunto e sua importância para as empresas. 

 

Por que fazer um planejamento estratégico para a empresa? 

O planejamento estratégico pode parecer algo muito teórico, porém essa metodologia traz grandes benefícios práticos quando usada de maneira correta e assertiva. Algumas das vantagens são:

 

Visualização clara dos objetivos

Quando colocado no papel, o planejamento começa a ser algo tangível e os objetivos ficam bem definidos e prontos para serem colocados em prática. 

Além disso, acompanhar esse planejamento torna mais fácil o acesso às metas que estão sendo atingidas e às que não estão, para assim criar uma estratégia de como cumpri-las.

 

Mais agilidade para a tomada de decisão 

Um planejamento estratégico bem definido torna mais ágil a tomada de decisões, visto que se tem uma ideia melhor de onde a empresa está e onde quer chegar. E mais: tendo os dados mensurados como base, as decisões são tomadas de forma mais racional e clara. 

 

Maior colaboração da equipe 

O planejamento de estratégias deve ser um processo participativo, contando com o engajamento de todos os membros da equipe. O alinhamento entre as pessoas que fazem parte da organização é um dos principais fatores para o sucesso, pois com seu trabalho as metas serão alcançadas.

 

Como fazer um planejamento estratégico 

O planejamento estratégico deve seguir algumas etapas lógicas para ser bem-sucedido:

 

Diagnóstico da empresa 

Esta primeira etapa deve funcionar como um raio-X completo da empresa, levando em consideração o branding, posição financeira, desempenho de processos, satisfação de colaboradores e qualidade dos produtos ou serviços, entre outros fatores. 

Uma dica interessante é usar a Matriz SWOT, que faz uma análise das Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

 

Quais são os objetivos? 

Defina as metas que a empresa deve atingir em um determinado período, como métricas financeiras, de marketing ou recursos humanos. Pode ser um reforço de 20% no faturamento, aumentar o ticket médio em 15% ou ser uma referência no setor dentro de cinco anos, por exemplo. 

O ideal é que esses objetivos sejam realizáveis, sem expectativas absurdas e inalcançáveis. 

 

Hora de traçar as estratégias 

É aqui que se planeja como os objetivos definidos serão alcançados. Ou seja, como a sua empresa atingirá essas metas estabelecidas. Cada estratégia deve estar intimamente ligada a um ou mais objetivos previamente estabelecidos.

 

Análise de resultados 

Para acompanhar se as metas estão sendo atingidas, os indicadores de performance são essenciais para avaliar os resultados. Como já falamos em outra oportunidade, as métricas de desempenho servem como base para traduzir quais estratégias estão sendo eficazes para alcançar os objetivos e quais processos precisam de ajustes.  

Por exemplo, se você estabelece uma meta de aumentar a base de clientes, o indicador será o número de novos clientes por período. Se a meta é aumentar o lucro da empresa, você deverá monitorar KPIs como lucratividade, rentabilidade e margem líquida, entre outros indicadores

 

Ganhe destaque com seu planejamento estratégico

Esses elementos mencionados acima, em conjunto com diversos outros, são o que vão fazer o seu planejamento se destacar frente a seus concorrentes. Da mesma forma, vão ajudar a manter tudo nos eixos e a avaliar o desempenho do seu empreendimento.

Se quiser entender mais a respeito deste assunto, acompanhe nosso blog. No próximo texto, tratemos exemplos dos principais recursos que podem ser utilizados para apoiar as metas do seu planejamento estratégico. 

 

Leia Também

Elaboração da DRE: Otimize sua gestão empresarial com o apoio da tecnologia

20/04/2021

Elaboração da DRE: Otimize sua gestão empresarial com o apoio da tecnologia

A análise da Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é de suma importância para a empresa, pois acompanhar os resultados permite avaliar como foi sua evolução, fazer projeções de crescimento e então definir as diretrizes para o próximo período, sendo a tecnologia uma grande aliada. [Leia mais]

Como o planejamento estratégico pode beneficiar o setor de serviços?

02/03/2021

Como o planejamento estratégico pode beneficiar o setor de serviços?

Para garantir a estabilidade financeira de um negócio, não tem jeito: é preciso ter um planejamento estratégico como grande aliado. Principalmente quando falamos em organizações que atuam na área de serviços. [Leia mais]

As vantagens de integrar o planejamento estratégico ao orçamentário

23/02/2021

As vantagens de integrar o planejamento estratégico ao orçamentário

O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, ele define os objetivos do negócio e o que será necessário colocar em prática para que sejam alcançados. No entanto, isso só acontece, efetivamente, quando há uma sinergia entre a definição de metas e a gestão orçamentária. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.