Blog, Controladoria

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. Seja de pequeno ou grande porte, todas as instituições devem se preocupar com o orçamento empresarial e uma gestão eficiente dos seus recursos.

Após os impactos da pandemia de Covid-19, espera-se que haja uma retomada econômica no país com recuperação dos impactos negativos enfrentados nos últimos 18 meses. Assim, com tantas mudanças que aconteceram no mercado, o planejamento será essencial para levar a empresa a alcançar – ou recuperar, se for o caso – as metas estabelecidas.

Então, confira a seguir 4 metodologias para elaborar o planejamento orçamentário de 2022 com mais segurança e assertividade:

1. Projeção por histórico

A projeção por histórico é desenvolvida a partir dos números do exercício anterior. Dessa forma, é aplicado um percentual de crescimento sobre os dados, levando em consideração a meta desejada da receita e quais custos e despesas serão necessários para que o objetivo seja alcançado.

Esta metodologia é indicada para a gestão que pretende manter a estabilidade dos seus números – como por exemplo, companhias que não foram tão impactadas negativamente pela economia neste ano.

2. Orçamento base zero

Como o próprio nome diz, este modelo de orçamento é planejado a partir de uma base zerada. Aqui, não são levados em consideração receitas, custos, despesas e outros investimentos feitos anteriormente (como na projeção por histórico, por exemplo).

A metodologia é indicada para empresas que buscam uma gestão orçamentária mais eficiente, com o objetivo de otimizar as despesas, reduzindo custos com gastos supérfluos e evitando projeções de vendas que não estejam de acordo com a realidade do negócio.

O processo é um pouco mais trabalhoso do que o método anterior, pois demanda a avaliação de todos os números e metas, mas permite o planejamento de um orçamento mais aproximado com a realidade da empresa, a depender do segmento.

3. Orçamento matricial

O orçamento matricial (ou GMD) é  uma metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, devido aos benefícios trazidos. Ele proporciona mais detalhamento dos gastos da organização já que é feito a partir da criação de pacotes de gastos e receitas em uma matriz orçamentária. Sendo assim, é possível ter um controle maior dos recursos investidos pela empresa.

Com o orçamento matricial, os gestores precisam analisar seus gastos de forma estratégica, além de propor mais formas de aperfeiçoar a gestão orçamentária, a partir da economia de recursos.

4. Rolling Forecast

Também conhecido como orçamento contínuo, o método rolling forecast se baseia na atualização constante dos números a partir os resultados já obtidos. Nesse modelo, ao finalizar um mês, é feita uma revisão do orçamento e já se projeta o período do ano seguinte, sempre trabalhando com os 12 meses seguintes planejados.

É indicado para momentos de instabilidade, em que as empresas sofrem com a volatilidade do mercado, e acompanhar os resultados mensalmente pode trazer muitos benefícios, pois permite um olhar mais atento sobre a performance daquele período.

Assim, as instituições conseguem avaliar sua situação no mercado com muito mais agilidade e eficiência. Apesar de exigir mais dos gestores, já existem ferramentas de automação como software para planejamento orçamentário, que atualizam as informações em tempo real.

Independente da metodologia escolhida, é fundamental que a gestão esteja preparada para os mais diversos cenários em 2022. A economia tende a entrar no ritmo de recuperação, por isso, a projeção de cenários pode ser o diferencial entre “surfar nesta onda ou afogar-se nela”.

É importante também definir indicadores de desempenho para acompanhar o orçamento e dar suporte às ações planejadas. Assim, será possível identificar se existe a necessidade de uma revisão orçamentária, se os valores estão fora do que foi planejado e quais estratégias deverão ser adotadas no futuro.

A automação é a melhor alternativa para tornar o planejamento orçamentário para 2022 mais ágil e seguro, já que as informações são dispostas em um único sistema e podem ser atualizadas em tempo real. Confira mais vantagens de incluir a tecnologia na sua gestão no artigo “Software de planejamento orçamentário: Entenda porque sua empresa deve usar”.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: