Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022
Publicado em 26/10/2021 - Atualizado em 26/10/2021 | Planejamento Orçamentário

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. Seja de pequeno ou grande porte, todas as instituições devem se preocupar com o orçamento empresarial e uma gestão eficiente dos seus recursos. 

Após os impactos da pandemia de Covid-19, espera-se que haja uma retomada econômica no país com recuperação dos impactos negativos enfrentados nos últimos 18 meses. Assim, com tantas mudanças que aconteceram no mercado, o planejamento será essencial para levar a empresa a alcançar - ou recuperar, se for o caso - as metas estabelecidas. 

Então, confira a seguir 4 metodologias para elaborar o planejamento orçamentário de 2022 com mais segurança e assertividade:

 

1. Projeção por histórico

A projeção por histórico é desenvolvida a partir dos números do exercício anterior. Dessa forma, é aplicado um percentual de crescimento sobre os dados, levando em consideração a meta desejada da receita e quais custos e despesas serão necessários para que o objetivo seja alcançado.

Esta metodologia é indicada para a gestão que pretende manter a estabilidade dos seus números - como por exemplo, companhias que não foram tão impactadas negativamente pela economia neste ano. 

 

2. Orçamento base zero

Como o próprio nome diz, este modelo de orçamento é planejado a partir de uma base zerada. Aqui, não são levados em consideração receitas, custos, despesas e outros investimentos feitos anteriormente (como na projeção por histórico, por exemplo).

A metodologia é indicada para empresas que buscam uma gestão orçamentária mais eficiente, com o objetivo de otimizar as despesas, reduzindo custos com gastos supérfluos e evitando projeções de vendas que não estejam de acordo com a realidade do negócio.

O processo é um pouco mais trabalhoso do que o método anterior, pois demanda a avaliação de todos os números e metas, mas permite o planejamento de um orçamento mais aproximado com a realidade da empresa, a depender do segmento.

 

3. Orçamento matricial

O orçamento matricial (ou GMD) é  uma metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, devido aos benefícios trazidos. Ele proporciona mais detalhamento dos gastos da organização já que é feito a partir da criação de pacotes de gastos e receitas em uma matriz orçamentária. Sendo assim, é possível ter um controle maior dos recursos investidos pela empresa.

Com o orçamento matricial, os gestores precisam analisar seus gastos de forma estratégica, além de propor mais formas de aperfeiçoar a gestão orçamentária, a partir da economia de recursos.

 

4. Rolling Forecast

Também conhecido como orçamento contínuo, o método rolling forecast se baseia na atualização constante dos números a partir os resultados já obtidos. Nesse modelo, ao finalizar um mês, é feita uma revisão do orçamento e já se projeta o período do ano seguinte, sempre trabalhando com os 12 meses seguintes planejados.

É indicado para momentos de instabilidade, em que as empresas sofrem com a volatilidade do mercado, e acompanhar os resultados mensalmente pode trazer muitos benefícios, pois permite um olhar mais atento sobre a performance daquele período.

Assim, as instituições conseguem avaliar sua situação no mercado com muito mais agilidade e eficiência. Apesar de exigir mais dos gestores, já existem ferramentas de automação como software para planejamento orçamentário, que atualizam as informações em tempo real.

 

Independente da metodologia escolhida, é fundamental que a gestão esteja preparada para os mais diversos cenários em 2022. A economia tende a entrar no ritmo de recuperação, por isso, a projeção de cenários pode ser o diferencial entre “surfar nesta onda ou afogar-se nela”.  

É importante também definir indicadores de desempenho para acompanhar o orçamento e dar suporte às ações planejadas. Assim, será possível identificar se existe a necessidade de uma revisão orçamentária, se os valores estão fora do que foi planejado e quais estratégias deverão ser adotadas no futuro. 

A automação é a melhor alternativa para tornar o planejamento orçamentário para 2022 mais ágil e seguro, já que as informações são dispostas em um único sistema e podem ser atualizadas em tempo real. Confira mais vantagens de incluir a tecnologia na sua gestão no artigo “Software de planejamento orçamentário: Entenda porque sua empresa deve usar”.

 

Leia Também

Fluxo de caixa: o que é e qual sua função na empresa

24/06/2022

Fluxo de caixa: o que é e qual sua função na empresa

O pilar de crescimento de qualquer negócio é uma gestão financeira eficiente, e tudo começa pelo fluxo de caixa. Para manter um desenvolvimento sustentável - e saudável -, ter controle das finanças é essencial. [Leia mais]

Forecast de receitas: tenha mais previsibilidade no orçamento

31/05/2022

Forecast de receitas: tenha mais previsibilidade no orçamento

O forecast de receitas é uma boa escolha para organizações que desejam ter mais controle na área financeira. Ainda, para se diferenciar no mercado, há várias possibilidades para quem aposta na metodologia. [Leia mais]

Tendências corporativas & transformação digital - quais devem ser as prioridades de uma gestão

25/05/2022

Tendências corporativas & transformação digital - quais devem ser as prioridades de uma gestão

Uma empresa que deseja se manter sustentável a longo prazo, precisa acompanhar as tendências e movimentações do mundo corporativo. À medida que a sociedade evolui, a forma como as organizações são vistas deve evoluir também, tornando necessária uma adaptação rápida ao novo. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.