Rolling Forecast: Saiba os benefícios para o planejamento orçamentário

Rolling Forecast: Saiba os benefícios para o planejamento orçamentário
Publicado em 30/06/2016 - Atualizado em 09/10/2020 | Planejamento Orçamentário

Imagine uma pessoa que possui algum capital, seja ele de uma venda ou até mesmo um dinheiro guardado há muito tempo. Então, esse alguém resolve abrir uma empresa: Roberto, é assim que vamos chamá-lo.

O Roberto vem de uma família de comerciantes, acha que tem tino empresarial e resolve investir em uma indústria têxtil. O primeiro ano são de muitas contratações, compra de novas máquinas, algumas mudanças na estrutura da fábrica, mas apesar das vendas caminharem bem, Roberto não consegue equilibrar as finanças e em menos de dois anos, vai à falência.

O que faltou ao Roberto foi planejamento e acompanhamento dos resultados. Mesmo parecendo um exemplo bobo, já que planejar é algo de praxe para tantas empresas, muitas ainda pecam nesse recurso, fechando as portas precocemente.

Nesse artigo, vamos abordar um recurso muito utilizado por insituições para realizar a revisão do orçamento empresarial de forma contínua: O Rolling Forecast

 

Forecast X Rolling Forecast

Forecast é um recurso utilizado pelos gestores financeiros para fazer a revisão periódica do orçamento anual, para então poder realizar os ajustes necessários nos valores e assim, não alterar o que foi determinado no planejamento financeiro. Esta revisão costuma ser realizada a cada três meses ou semestralmente, já agendada previamente durante o desenvolvimento do planejamento orçamentário.

Já no Rolling Forecast, o gestor realiza a revisão no orçamento mensalmente, projetando tal mês para o próximo período, mas sempre acompanhando um período de doze meses de orçamento.

Ficou confuso? Vamos lá: Vamos supor que você fez a revisão do mês de janeiro no seu planejamento deste ano. Depois de fazer a análise e realizar os ajustes necessários, você passa a considerar projetará estes dados para janeiro do ano seguinte. Assim, a projeção do orçamento considerada será de fevereiro deste ano até janeiro do ano seguinte.

Ao final do ano, o planejamento financeiro para os próximos doze meses já vai estar praticamente pronto, precisando somente de ajustes referentes ao planejamento estratégico de tal período. 

 

Benefícios e desvantagens do Rolling Forecast

Como todo recurso, há vantagens e desvantagens. O Rolling Forecast traz excelentes benefícios para empresas com o ciclo de vida curto, já que os gestores realizam revisões constantes no planejado X realizado. Também é bastante vantajoso para aquelas instituições que estão em mercados mais instáveis e precisam ser mais flexíveis no decorrer do orçamento.

Além disso, o trabalho na elaboração do próximo budget fica minimizado, visto que ele já está desenhado devido ao Rolling Forecast, necessitando apenas ajustes para a meta anual. Para algumas empresas, tal recurso pode ser desvantajoso, pois demanda de mais tempo da equipe, que precisa estar mais envolvida no processo. Instituições com o clico de vida longo não costumam ter muitas variações em tão pouco espaço de tempo. Portanto, o forecast convencional se aplica melhor. 

 

Tenha mais mobilidade na sua gestão

Atualmente no mercado, há soluções digitais bastante eficientes para otimizar a gestão financeira de empresas dos mais diversos segmentos. Softwares de gestão orçamentária possuem variadas funcionalidades para desenvolver o planejamento financeiro, fazer análise de performance e ainda auxiliar aos gestores a determinar os indicadores de desempenho de uma forma mais assertiva.

É possível realizar o Rolling Forecast e o Forecast de uma maneira muito mais rápida e segura, visto que estas ferramentas geram relatórios de fácil visualização e possuem um dashboard com gráficos de vários modelos, com informações em tempo real. Além disso, há aplicativos de gestão orçamentária com armazenamento na nuvem, o que proporciona mais segurança e mobilidade para o gestor, que pode ter acesso aos dados de qualquer lugar.

Além disso, é possível realizar análise de DRE, fazer projeção de fluxo de caixa e projeção de cenários, possibilitando a execução de um orçamento colaborativo e também a prática da governança corporativa na empresa. As finanças ficam mais transparentes e ainda é possível realizar planejamento de RH, planejamento de vendas e de custos e volumes, proporcionando um budget mais ajustado aos objetivos da instituição.

Vale a pena pesquisar e encontrar o software que melhor se encaixa às necessidades da sua empresa e, assim, usufruir de todos esses benefícios.

Leia Também

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

19/01/2021

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

É importante que as empresas tenham uma visão clara de sua situação, entendam os possíveis cenários e estejam preparadas para tomadas de decisão rápidas. Um bom planejamento orçamentário e uma preparação para diferentes cenários críticos são essenciais para controlar os possíveis prejuízos. [Leia mais]

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Fechamento dos resultados do ano: como deixar essa atividade mais eficaz

15/12/2020

Fechamento dos resultados do ano: como deixar essa atividade mais eficaz

O fechamento dos resultados anuais é de extrema importância, pois além de obrigatório, permite consolidar tudo que foi feito ao longo dos meses e serve para a elaboração de uma estratégia eficaz para a gestão orçamentária, bem como o crescimento corporativo. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.