Projeção de cenários: Um recurso poderoso em tempos de crise

Projeção de cenários: Um recurso poderoso em tempos de crise
Publicado em 25/08/2016 - Atualizado em 21/10/2020 | Cenários e Revisões

Sabe quando você está assistindo a um filme e em outra cena, o protagonista imagina sua vida no futuro, fazendo com que ele tome alguma decisão importante para que aquilo se torne realidade? Isso não é somente um clichê de filme hollywoodiano. No dia a dia, temos como planejar ações, vislumbrar situações, nos preparar para poder alcançar objetivos pessoais ou profissionais.

Em um momento de tanta instabilidade econômica, fica difícil para profissionais de controladoria e gestão realizarem o planejamento orçamentário com assertividade e, portanto, a projeção de cenários é um recurso indispensável para auxiliar na gestão financeira de diversas empresas. 

 

Faça projeções de cenários otimizadas

Vamos exemplificar o assunto com esta situação: Alice é controller de uma fábrica de molho de tomate orgânico. Todo ano, ela faz o planejamento financeiro, levando em consideração diversos fatores que podem impactar no fluxo de caixa da empresa. Cuidadosa, Alice faz o planejamento de RH, assim como a projeção de volumes e custos, para que o planejamento de investimentos esteja de acordo com a estratégia da diretoria.

Porém, apesar de Alice desenvolver um planejamento estratégico, com projeções de vendas, estimando a exportação dos produtos como de costume, a produção da empresa depende de uma boa safra.

Se há alterações climáticas previstas para o ano que podem alterar o que foi decidido no planejamento econômico, assim como variações de câmbio que podem impactar na exportação, é possível realizar as simulações de cenários.

A projeção de cenários auxilia o gestor a se antecipar a acontecimentos futuros, fazendo com que a empresa esteja preparada em seu planejamento orçamentário para fatores que podem alterar o fluxo de caixa da mesma. Então, se Alice acha que pode ocorrer situações que comprometam o que foi planejado, é possível realizar projeções orçamentárias especificas para tais. 

 

O que é bom, pode ser ainda melhor

Agora imagina se Alice usufruísse de uma ferramenta que possibilitasse de realizar o planejamento orçamentário por OBZ ou projeção por histórico, com recursos como a projeção de cenários, além de forecast, projeção de folha de pagamento, análise de performance dos indicadores de desempenho, entre outros.

Além da projeção de fluxo de caixa, Alice poderia implementar a governança corporativa ou orçamento colaborativo, obtendo uma gestão empresarial muito mais resoluta. Parece utópico, mas não é. Hoje em dia existem modelos de softwares de gestão orçamentária que possuem todas as funcionalidades citadas acima e mais tantas outras úteis para o gestor.

Há aplicativos com tecnologia de armazenamento na nuvem, que garante uma melhor gestão do tempo aos usuários. Também proporcionam mais segurança à empresa, visto que toda a movimentação é monitorada e autorizada pelo administrador.

É um investimento que traz excelentes resultados e não é tão caro como se imagina. Há opções no mercado que funcionam como SAAS e tem um ótimo custo-benefício. Vale a pena pesquisar a respeito.

 

Leia Também

Revisões orçamentárias: ajustando a rota do seu planejamento

16/03/2021

Revisões orçamentárias: ajustando a rota do seu planejamento

Com o fim do trimestre, muitas empresas fazem as revisões orçamentárias para avaliar os resultados até o momento. Normalmente, essas análises acontecem a cada trimestre, mas nada impede que isso seja feito em outras ocasiões, especialmente com a interferência de fatores externos que transformam o cenário econômico. [Leia mais]

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Forecast: Como e por que usar no processo decisório

03/11/2020

Forecast: Como e por que usar no processo decisório

Podemos ver aplicação de forecast em quase todas as áreas, como: financeiro, RH, vendas e gerenciamento da produção. Certamente, quanto mais certeiras as previsões, mais eficaz será o planejamento. Como consequência, melhor será o aproveitamento dos recursos da empresa e retorno financeiro. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.