Projeção de cenários: Um recurso poderoso em tempos de crise

Projeção de cenários: Um recurso poderoso em tempos de crise
25/08/2016 | Cenários e Revisões

Sabe quando se está assistindo um filme e em outra cena, o personagem central imagina sua vida no futuro, fazendo com que ele tome alguma decisão importante para que aquilo se torne realidade? Isso não é somente um clichê de filme hollywoodiano. No dia a dia, temos como planejar ações, vislumbrar situações, nos preparar para poder alcançar objetivos pessoais ou profissionais.

Em um momento de tanta instabilidade econômica, fica difícil para profissionais de controladoria e gestão realizarem o planejamento orçamentário com assertividade e, portanto, a projeção de cenários é um recurso indispensável para auxiliar na gestão financeira de diversas empresas. 

Faça projeções de cenários otimizadas

Alice é controller de uma fábrica de molho de tomate orgânico. Todo ano, ela faz o planejamento financeiro, levando em consideração diversos fatores que podem impactar no fluxo de caixa da empresa. Cuidadosa, Alice faz o planejamento de RH, assim como a projeção de volumes e custos, para que o planejamento de investimentos esteja de acordo com a estratégia da diretoria.

Porém, apesar de Alice desenvolver um planejamento estratégico, com projeções de vendas, estimando a exportação dos produtos como de costume, a produção da empresa depende de uma boa safra.

Se há alterações climáticas previstas para o ano que podem alterar o que foi decidido no planejamento econômico, assim como variações de câmbio que podem impactar na exportação, é possível realizar as simulações de cenários.

A projeção de cenários auxilia o gestor a se antecipar a acontecimentos futuros, fazendo com que a empresa esteja preparada em seu planejamento orçamentário para fatores que podem alterar o fluxo de caixa da mesma. Então, se Alice acha que pode ocorrer situações que comprometam o que foi planejado, é possível realizar projeções orçamentárias especificas para tais. 

O que é bom, pode ser ainda melhor

Agora imagina se Alice usufruísse de uma ferramenta que possibilitasse de realizar o planejamento orçamentário por OBZ ou projeção por histórico, com recursos como a projeção de cenários, mas também forecast, projeção de folha de pagamento, análise de performance dos indicadores de desempenho, entre outros.

Além da projeção de fluxo de caixa, Alice poderia implementar a governança corporativa ou orçamento colaborativo, obtendo uma gestão empresarial muito mais resoluta. Parece utópico, mas não é. Hoje em dia existem modelos de softwares de gestão orçamentária que possuem todas as funcionalidades citadas acima e mais tantas outras úteis para o gestor.

Há aplicativos com tecnologia de armazenamento na nuvem, que garante uma melhor gestão do tempo aos usuários. Também proporcionam mais segurança a empresa, visto que toda a movimentação é monitorada e autorizada pelo administrador.

É um investimento que traz excelentes resultados e não é tão caro como se imagina. Há opções no mercado que funcionam como SAAS e tem um ótimo custo-benefício. Vale a pena pesquisar a respeito.

Leia Também

Um cenário pessimista na prática: COVID-19

25/03/2020

Um cenário pessimista na prática: COVID-19

Gestores de milhões de empresas em todo o mundo foram pegos de surpresa por uma situação que com certeza não passou pela cabeça de ninguém em meados de outubro de 2019, quando elaboraram o planejamento estratégico e orçamentário do ano seguinte: uma pandemia. [Leia mais]

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

03/03/2020

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

Recentemente, a Deloitte, empresa especializada em consultoria, auditoria e assessoria financeira, divulgou a pesquisa Agenda 2020, que aborda quais são as expectativas e intenções do mercado para o ano corrente. O objetivo do estudo é mapear as tendências e formas de pensar dos empresários, além de sinalizar movimentos que possam impactar as organizações em médio e longo prazos. [Leia mais]

Epidemias e desastres ambientais podem impactar a sua empresa?

20/02/2020

Epidemias e desastres ambientais podem impactar a sua empresa?

Nenhuma empresa ou setor econômico está imune à crise ou alguma eventualidade que afete os negócios e, consequentemente, o planejamento orçamentário. Esses eventos acontecem rapidamente e de forma inesperada, sendo necessário que os gestores estejam constantemente atentos ao que acontece no macroambiente da empresa. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.