Entenda os benefícios da revolução tecnológica na controladoria

Entenda os benefícios da revolução tecnológica na controladoria
Publicado em 12/05/2017 - Atualizado em 30/09/2021 | Gestão

É interessante relembrar o passado e lembrar de antigos hábitos que hoje parecem um tanto quanto estranhos. Havia uma época em que gravar os programas de TV era comum, enviar SMS era fantástico, o walkman era um item desejado e comprar CDs era absolutamente normal.

A tecnologia evoluiu e com ela, ocorreram várias mudanças comportamentais que se refletem nos dias de hoje. Os hábitos de consumo se transformaram, fazendo com que o mercado se posicionasse de forma diferente para poder atender essas novas demandas.

Atualmente, as pessoas tendem a consumir mais serviços do que bens de consumo. É por isso que empresas como Uber, Netflix, Spotify, entre outras ganharam tanta força entre os consumidores. Para o ambiente corporativo não é diferente. É necessário estar atento às novas ferramentas para poder se destacar perante a concorrência.

 

Otimize a sua gestão orçamentária

Todo ano surgem novas tecnologias e, consequentemente, novos softwares que prometem milagres para empresas dos mais diversos segmentos. Isso não quer dizer que é preciso atirar para todos os lados e consumir todos eles. O mais importante é escolher a aplicação que melhor atende às necessidades da sua companhia.

Enquanto muitas empresas ainda utilizam planilhas para desenvolver o planejamento orçamentário da instituição, outras largaram na frente e utilizam software de gestão orçamentária. Mesmo o Excel sendo uma ferramenta excelente para muitas tarefas, tal sistema pode apresentar bugs e apresentar brechas para falhas que comprometem o processo orçamentário.

O software de planejamento orçamentário, além de otimizar a projeção financeira, tornando-a muito mais rápida e eficiente, ainda possui diversas funcionalidades que garantem um melhor resultado para os profissionais de controladoria e gestão.

É mais seguro, porque toda a movimentação de usuários fica registrada e é autorizada pelo administrador e o software ainda possui backup de alta disponibilidade, evitando perda de dados. 

 

Entenda os benefícios

Além das vantagens que o software de gestão orçamentária pode proporcionar, como citado acima, tal ferramenta ainda realiza análise de performance do planejado x realizado, forecast, realiza criação de modelos, desenvolve planos de ação e indicadores de desempenho e realiza a gestão matricial de despesas.

É possível realizar planejamento de RH, vendas, investimentos, assim como projeção de cenários e projeção de fluxo de caixa. Em alguns modelos, é possível criar mapas estratégicos, realizar análise de DRE e gerar relatórios de fácil visualização e dashboard com ampla variedade de gráficos.

Alguns softwares possuem armazenamento na nuvem, proporcionando muito mais mobilidade ao gestor com total segurança, agilizando o dia a dia dos profissionais da área. Além disso, há a opção de contratação como SAAS, extinguindo a compra de licenças de uso para a utilização como um serviço. Pesquise a respeito e veja qual modelo pode se aplicar ao seu negócio. Os resultados são surpreendentes. 

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

14/09/2021

O que as métricas ESG têm a ver com o orçamento empresarial?

As métricas ESG consideram outras iniciativas, além das tradicionais, como parâmetro de gestão de empresas. É o caso de políticas para cargos com remuneração condizente, ética e transparência na gestão orçamentária, além de questões ambientais - como emissão de gases poluentes e gestão de resíduos, por exemplo. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.