Análise de Performance: 6 dicas para realizar na sua empresa

Análise de Performance: 6 dicas para realizar na sua empresa
Publicado em 05/05/2016 - Atualizado em 08/10/2020 | Análise de Dados

É comum traçar metas para atingir os objetivos. É uma forma de estabelecer um caminho para conquistar o que se almeja e, além disso, estabelecer os parâmetros específicos que devem ser alcançados. Apesar do cumprimento da meta significar um resultado, não quer dizer que ele representará a evolução da empresa como um todo. Para mensurar os resultados de uma instituição, é preciso analisar diversos fatores para determinar se a mesma está se desenvolvendo positivamente na sua plenitude.

A análise de performance é uma forma de aferir se alguns índices da empresa estão de acordo com o esperado. Às vezes, algumas coisas não estão apresentando o rendimento que deveriam e isso acaba comprometendo o resultado final. Quando se faz a análise de performance, os gestores acompanham o desenvolvimento dos indicadores escolhidos e, assim, podem mensurar melhor os resultados.

Confira 6 dicas para realizar a análise de performance de uma forma mais completa na sua empresa. 

 

Defina os indicadores de desempenho (KPI)

Para poder mensurar os resultados de uma forma mais especifica e direcionada, é preciso estabelecer os indicadores de desempenho ou KPI (Key Performance Indicator). Tais indicadores são dados numéricos distintos que irão atestar a performance de unidades, centros de custos ou processos.

Ao estabelecer os indicadores de desempenho que irão mensurar os resultados mais importantes para os gestores, é possível ter uma tomada de decisão mais assertiva e uma análise de performance mais direcionada. 

 

De olho nas vendas

As vendas costumam ser a “menina dos olhos” da empresa, afinal, é através delas que deriva grande parte da receita da instituição. Por isso, é muito importante fazer a análise de performance desse setor.

Para tal, é necessário estabelecer alguns indicadores, como: Quais foram os produtos que atingiram a meta, as unidades que obtiveram mais êxito, evolução do mercado, entre outros. Esses são apenas alguns parâmetros que podem ser utilizados na hora de analisar a performance. 

 

Faça a análise dos seus volumes e custos

Como já abordamos em outro artigo, o planejamento orçamentário é de suma importância para quem quer ter controle das finanças da empresa. É através dele, que serão projetados todos os volumes e custos que a empresa terá ao longo do ano.

Todos os custos com materiais, encargos, insumos, tributações, entre outros, devem ser lembrados, para que na hora que a análise de performance for realizada, possa aferir se os resultados estão dentro do que foi planejado ou se as coisas estão saindo do curso. 

 

Faça projeção de fluxo de caixa

Para realizar uma análise de performance assertiva, é necessário fazer a projeção de fluxo de caixa. Ao realizar o planejamento orçamentário, todas as movimentações financeiras devem ser projetadas, levando em consideração variações tributárias ou inflacionárias, assim como contratações e demissões, manutenção de equipamentos e tantas outras despesas.

Através da projeção de fluxo de caixa, é possível analisar a evolução das entradas e saídas da empresa mês a mês e, desta forma, avaliar o Planejado X Realizado. Além disso, é possível analisar o que foi liquidado e o que ainda está a vencer, assim como a performance por unidade ou projeto.

 

Analise a performance da DRE

Outra dica para realizar uma análise de performance completa é mensurar a demonstração de resultado da empresa. Não basta somente ter os dados expostos ali se não houver mecanismos para aferir os mesmos.

Através de parâmetros bem estabelecidos e de ferramentas que auxiliam os gestores a apurar os números que ali estão, é possível visualiza-los através de uma linha do tempo, de um mapa de análise, gráficos e até mesmo inserir comentários. 

 

Ferramentas são aliadas poderosas

Se você já realiza a análise de performance na sua empresa, sabe bem dos resultados positivos que a mesma traz para instituição. Os gestores sentem mais segurança na hora da tomada de decisão e os resultados são mensurados mais assertivamente.

Há ferramentas específicas no mercado, para quem deseja realizar não só a análise de performance, como também o planejamento orçamentário da empresa. São softwares com tecnologia de ponta, desenvolvidos por especialistas em gestão orçamentária com alta performance e que auxiliam gestores a ter controle das finanças da instituição através do planejamento financeiro e análise de performance. Vale a pena pesquisar e encontrar o que melhor se encaixa às necessidades da sua empresa.

Leia Também

Cultura data driven: O que é, como aplicar no seu negócio e como empresas vêm utilizando

01/10/2020

Cultura data driven: O que é, como aplicar no seu negócio e como empresas vêm utilizando

Uma empresa orientada para dados usa dados e inteligência de negócios (BI) para basear a tomada de decisões estratégicas com rapidez e com o nível máximo segurança possível. Em uma empresa com essa cultura, as informações são transformadas em ações e os resultados dessas ações são transformados em novos dados. [Leia mais]

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

22/09/2020

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

Uma controladoria eficiente é capaz reduzir significativamente ou até mesmo erradicar os riscos citados acima, em empresas de todos os tamanhos. Porém, muitas organizações parecem não ter compreendido ainda a importância da controladoria como ferramenta para exercer uma gestão de excelência. [Leia mais]

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

14/04/2020

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

A cada dia fica mais nítido o quanto o mundo está interligado. A globalização e a tecnologia uniram todo o mundo em uma Aldeia Global, permitindo que grandes distâncias fossem vencidas com transmissões de televisão ou poucos cliques na internet. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.