Gerenciamento financeiro empresarial: A tecnologia na controladoria

Controladoria é um termo que pode assustar, mas não é um bicho de sete cabeças. Claro que realizar o planejamento orçamentário de uma empresa de grande porte é uma tarefa que requer muita responsabilidade e, portanto, demanda tempo e muita atenção, mas nem por isso precisa ser algo maçante.

A tecnologia evoluiu e hoje é possível ter uma gestão orçamentária muito mais otimizada, assertiva e eficiente. Para isso, é preciso estar atento às novidades do mercado e às novas ferramentas de trabalho, que podem fazer toda a diferença no planejamento estratégico da sua empresa.

Nesse artigo vamos abordar como a tecnologia está modificando o método de trabalho de profissionais de controladoria e gestão, melhorando índices e resultados, proporcionando agilidade ao processo orçamentário.

 

Software de gestão orçamentária

Muitas empresas estão utilizando softwares de gestão orçamentária para elaborar o planejamento financeiro, usando funcionalidades que foram especialmente desenvolvidas para otimizar a projeção orçamentária. Tais ferramentas possibilitam análise de DRE, projeção de cenários, análise de performance do planejado x realizado, desenvolvimento de planos de ação, indicadores de desempenho, entre outros recursos.

Alguns aplicativos de gestão orçamentária realizam forecast, auditoria de valores, projeção de fluxo de caixa, planejamento de RH, de despesas, investimentos e vendas. São bem completos e ainda possibilitam uma maior interatividade da equipe, já que há espaço para comentários e justificativas, tudo registrado no sistema.

 

Armazenamento na nuvem

Há ferramentas que possuem tecnologia de armazenamento na nuvem que proporcionam muito mais mobilidade ao gestor, visto que é possível acessar os dados de qualquer lugar que tenha internet. Tal tecnologia já é utilizada para salvar documentos, músicas, fotos e todo tipo de arquivo, proporcionando maior espaço para o armazenamento de dados e também liberdade ao usuário.

E ao contrário do que muitos pensam, é muito seguro, visto que a informação é criptografada e dividida em vários servidores externos, dificultando a ação de hackers. Na gestão orçamentária, há modelos de aplicativos de planejamento financeiro que possibilitam a análise de performance do processo orçamentário à distância, fazendo com que o gestor não necessite mais ficar preso ao escritório para gerir as finanças da empresa.

O menos é mais

A tecnologia ainda proporciona outros benefícios. Ferramentas desenvolvidas especialmente para a gestão financeira e desenvolvimento do orçamento empresarial possibilitam que a empresa consiga uma melhor performance com um quadro de colaboradores mais enxuto, já que otimiza a gestão do tempo da equipe.

Além disso, há modelos que funcionam por SaaS, isto é, como um serviço. Já não são mais necessários grandes investimentos em licenças de softwares, garantindo um melhor custo-benefício para a empresa. Outra vantagem é que o gestor não necessita de tantos outros sistemas de apoio para realizar a gestão empresarial, concentrando o planejamento financeiro e o controle orçamentário em uma única ferramenta, utilizando as funcionalidades que automatizam o processo, proporcionando agilidade, rapidez e eficiência aos profissionais de controladoria e gestão.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: