Análise de DRE: Como usar no planejamento orçamentário

Análise de DRE: Como usar no planejamento orçamentário
Publicado em 13/06/2017 - Atualizado em 19/03/2021 | Análise de Dados

Análise de DRE é a verificação do demonstrativo do resultado, que nada mais é do que um relatório que contém o resumo financeiro da empresa, de um determinado período. Tal demonstrativo é oriundo do regime de competência e mostra as atividades operacionais ou não operacionais da companhia, relacionando o valor total das receitas e despesas no dia em que foram realizadas, independente se foram pagas ou não.

Normalmente, a DRE é analisada de duas formas: horizontal e vertical. Na análise horizontal, é possível comparar a evolução do demonstrativo de um ano para o outro. Na análise vertical, é possível realizar a comparação entre uma linha e outra, ou seja, comparar despesas e receitas específicas.

Há outros tipos de análise e formas de ler a DRE, que varia de acordo com cada gestão. Realizar a análise de DRE é muito importante para avaliar os rendimentos financeiros e os gastos da empresa, verificando a evolução de tais valores perante aos objetivos traçados. E é por isso que muitos gestores utilizam os valores do demonstrativo de resultado para realizar a projeção orçamentária. 

 

DRE no planejamento orçamentário

Ao realizar a análise de DRE, é possível projetar os valores no planejamento financeiro e ajustar as despesas de acordo com as necessidades da empresa. Desta forma, a empresa avalia os gastos, determina a receita pretendida e ajusta as despesas, investimentos e outros valores para atingir a meta determinada no planejamento.

Assim, é possível ter um melhor controle do budget, já que o orçamento empresarial é determinado baseado nessa análise, realizando a projeção de fluxo de caixa baseado nesses valores oriundos da DRE.

A empresa pode analisar as despesas com serviços, com produtos, com o operacional, correlacionando com a receita obtida no período anterior e com a pretendida, para traçar metas para um gerenciamento financeiro mais eficiente e um planejamento orçamentário mais assertivo. 

 

Software de projeção financeira

A modernidade trouxe vantagens. Hoje em dia, muitas empresas estão utilizando software de gestão orçamentária para realizar a análise de DRE de forma mais assertiva e ainda realizar a projeção financeira com muito mais rapidez e eficiência. 

Tal ferramenta possibilita o planejamento de RH, assim como o planejamento de vendas, de investimentos, a criação de modelos de despesas e receitas e ainda, possibilita a análise de performance do planejado x realizado, forecast e proporciona a consolidação de resultados em uma velocidade fantástica.

Há modelos que possuem gestão matricial de despesas, mapas estratégicos, assim como a criação e acompanhamento de indicadores de desempenho e planos de ação. Há softwares que possuem tecnologia 100% na nuvem e funcionam como SAAS, proporcionando, além de mobilidade e segurança, um melhor custo-benefício para empresas dos mais diversos segmentos.

Vale a pena pesquisar a ferramenta que mais se encaixa no perfil da sua companhia e solicitar uma demonstração. Você irá se surpreender com as funcionalidades que foram especialmente desenvolvidas para profissionais de controladoria e gestão, a fim de um processo orçamentário mais eficiente e ágil. 

Leia Também

Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?

30/03/2021

Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?

Os dashboards apresentam as informações de maneira clara e objetiva, eliminando aquela infinidade de planilhas que antes era usada. E, aliado ao drill down, garante que a análise da performance seja feita com mais agilidade, pois os dados e informações são apresentados com mais detalhes. [Leia mais]

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

23/03/2021

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

Contar com bons relatórios gerenciais é de extrema importância para uma boa gestão orçamentária, pois não adianta planejar minuciosamente o orçamento, definir indicadores de desempenho e projetar as despesas, se o acompanhamento for falho. [Leia mais]

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

05/01/2021

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

Os indicadores de performance são dados quantificáveis determinados pelo gestor para analisar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.