Planejamento Orçamentário: E se tudo mudar?

Planejamento Orçamentário: E se tudo mudar?
Publicado em 12/02/2020 - Atualizado em 04/06/2021 | Planejamento Orçamentário

Gestão orçamentária não é um processo simples. Preparar um planejamento orçamentário completo e colaborativo é muito importante para que o planejamento estratégico seja efetivamente realizado. É através deste processo que os gestores conseguem se organizar e providenciar tudo que a empresa necessita para crescer.

Entretanto, sabemos que o mercado pode ser surpreendente às vezes, e estar atento para possíveis mudanças pode salvar a sua empresa, ou até mesmo fazê-la crescer com oportunidades novas.

Para ter uma análise mais completa das possíveis mudanças, é necessário prever alguns cenários hipotéticos que podem acontecer durante o ano, na empresa e no mercado.

Existem alguns tipos de cenários muito utilizados por médias e grandes empresas: 

 

Principal

É o planejamento orçamentário que foi aprovado e você precisa apenas acompanhar e ajustar as metas, receitas ou lucro esperado. Fique com esse, trabalhando nos detalhes de acordo com os resultados já realizados.

 

Pessimista

Não é porque no ano anterior nada de errado aconteceu, que neste ano não possa ocorrer. Previna-se e crie cenários considerando as oscilações de mercado, e também da sua empresa, que podem afetar negativamente o ano. Normalmente para estes cenários são levadas em consideração as premissas de mercado e expectativas de estudiosos da economia, a fim de conseguir se aproximar ao máximo do que pode impactar negativamente o planejamento orçamentário principal. 

 

Otimista

As coisas também podem funcionar de uma forma excelente nesse novo ano, então planeje a gestão orçamentária de modo a entender como agir em caso de um aquecimento abrupto da economia, por exemplo, e também para saber como utilizar qualquer vantagem ou crescimento inesperado para um resultado ainda melhor, ou até mesmo para planos de expansão, investimentos e novos projetos.

Mesmo sendo estes os tipos de cenários mais conhecidos, muitas empresas têm seu próprio método de criar e analisar cenários, de acordo com entendimento do seu modelo de negócio e das oscilações que ele pode vir a sofrer, fazendo com que a gestão orçamentária da empresa torne-se uma ferramenta indispensável para definir os próximos passos

De qualquer forma, apenas criar os cenários não é suficiente. É muito importante o acompanhamento contínuo dos resultados realizados pela empresa, comparado ao planejamento orçamentário. É esse monitoramento que dirá com precisão se será necessário se voltar para algum cenário diferente do principal.

A criação de cenários deixa as empresas preparadas para possíveis surpresas do mercado, possibilitando que planos de ação sejam estudados antecipadamente, conforme a necessidade da situação. A sua empresa já trabalha com cenários?

Leia Também

O que é DFC e por que aderir na gestão da sua empresa

26/04/2022

O que é DFC e por que aderir na gestão da sua empresa

O DFC é um relatório é responsável por apontar a aplicação dos recursos financeiros da organização e outros dados importantes. [Leia mais]

Conheça as principais aplicações da DRE

30/03/2022

Conheça as principais aplicações da DRE

A DRE é considerada um retrato transparente do resultado econômico da empresa, e por isso apresenta grande importância para elaboração de relatórios gerenciais e para a própria definição do planejamento estratégico. [Leia mais]

Mudança nas taxas de juros e seu impacto para as empresas

23/02/2022

Mudança nas taxas de juros e seu impacto para as empresas

Oscilações econômicas acontecem com mais frequência do que as empresas e gestores gostariam. Da alta do dólar até alterações nas taxas de juros, é preciso acompanhar diariamente o que acontece no mercado financeiro para se adequar às mudanças. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.