Blog, Controladoria

Apresentação de resultados: 3 motivos para montar em um software de planejamento orçamentário

A apresentação de resultados é necessária para qualquer empresa, independente do seu tamanho ou segmento. É neste momento que os gestores mostram à diretoria executiva o desempenho das estratégias traçadas e têm, entre os objetivos, esclarecer a situação econômico-financeira do negócio.

Neste cenário, é importante que gestores contem com uma análise gerencial que traga informações relevantes, além de saídas para, dentre outras coisas, uma gestão orçamentária mais eficiente. Para isso já existem ferramentas que realizam cálculos como fluxo de caixa, DRE e outros, facilitando a compilação de dados para análise.

No entanto, expor as informações mais pertinentes para a diretoria exige do gestor construir uma apresentação – muitas vezes baseada em capturas de tela de um programa, o que tira a possibilidade de acompanhar os resultados de forma detalhada, aumentando também o trabalho que esse colaborador possui para finalizar o material.

E se a apresentação de resultados pudesse ser criada a partir da fonte de dados? Trazendo mais dinamismo ao passo em que também colabora com informações mais ricas sobre os resultados da empresa?

Como resposta, trazemos 3 vantagens de utilizar um software para planejamento orçamentário para apresentar sua análise gerencial.

 

1. Procura por capital ou crédito

Imagine uma situação em que o fluxo de caixa da empresa está sendo apresentado, e, enquanto a reunião acontece, surgem alterações na entrada e saída de recursos. Em uma apresentação engessada, não é possível visualizar os impactos “em tempo real”.

Isso compromete não apenas a qualidade da entrega, como também dificulta a busca por capital ou crédito, uma vez que as informações sobre a situação da empresa não correspondem ao momento atual, pois às vezes a apresentação é elaborada com dias ou semanas de antecedência.

Realizar a apresentação a partir de um software, torna a procura por capital ou crédito mais confiável, pois, ao acompanhar os resultados diretamente da fonte, é possível analisar a situação financeira da empresa na sua totalidade.

 

2. Processos mais ágeis

Nada de acompanhar diferentes planilhas e tirar prints de gráficos para apresentá-los.

Um software para planejamento orçamentário possibilita realizar a compilação de dados em poucos cliques – com informações atualizadas e precisas. Assim, o gestor terá foco no que realmente importa, evitando desperdício de tempo e análises equivocadas, tendo mais tempo para acompanhar as estratégias e os dados.

 

3. Análises mais ricas

Com mais tempo para se dedicar às análises dos resultados, os gestores podem enxergar oportunidades de melhoria e otimizar recursos da organização. Apoiar-se em dados confiáveis também reflete em tomada de decisões mais seguras. Tudo isso chega à apresentação de resultados, e impacta na gestão orçamentária – pois tem-se uma avaliação mais detalhada da situação financeira dos negócios.

 

Devido à relevância para a companhia, elaborar um relatório gerencial é um desafio de gestão. Para compilar o que realmente importa, é necessário filtrar os dados para oferecer uma apresentação direta e eficiente para a diretoria. Afinal, executivos de alto cargo possuem agendas concorridas, e, como dizem no mundo dos negócios: tempo é dinheiro.

Conheça mais sobre os recursos disponíveis e as vantagens de utilizar um software para otimizar tempo – e recursos – no artigo “Software de planejamento orçamentário: Entenda porque sua empresa deve usar”.

 

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: