Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?

Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?
Publicado em 30/03/2021 - Atualizado em 25/05/2021 | Análise de Dados

Nós sempre trazemos em nossos artigos sugestões de ferramentas para otimizar o acompanhamento da performance da sua empresa. Pensando nisso, hoje falaremos sobre o uso de dashboards. 

Resumidamente, eles são painéis que mostram métricas e indicadores de forma visual e simplificada. Além de intuitivos, esses painéis podem ser customizáveis com facilidade de acordo com as necessidades de cada organização. 

 

Por que são tão atrativos?

Principalmente porque apresentam informações de maneira clara e objetiva, eliminando aquela infinidade de planilhas que antes era usada. E, aliado ao drill down, garante que a análise da performance seja feita com mais agilidade, pois os dados e informações são apresentados com mais detalhes em vários níveis hierárquicos por meio de uma exploração multidimensional de todas as categorias. 

Abaixo, entenda como os dashboards funcionam na prática e saiba ainda como um software pode ajudar para que isso seja feito com mais facilidade. 

 

Dados customizados para análises assertivas

Como você já pode perceber, visualizar os dados da empresa através de relatórios e gráficos no dashboard pode auxiliar bastante na análise e apresentação das informações. Em poucos cliques, por exemplo, é possível acompanhar a origem de cada dado, verificar aumentos ou reduções nas despesas e quanto isso impacta no caixa da empresa. 

No caso de uma rede varejista, por exemplo, o dashboard possibilita visualizar as informações de vendas tanto por estado quanto por cidade. Dessa forma, auxilia para que a identificação dos gargalos operacionais ocorra com mais clareza e facilidade. Do mesmo modo, através destes painéis é possível comparar cenários e resultados de períodos anteriores, além de criar planos de ação e mapas estratégicos.  

 

Escolha o software adequado para criação do seu dashboard 

Mas e como colocar em prática toda essa operação em dashboards?

Bem, a tecnologia mais uma vez pode nos ajudar — e muito. Um software de planejamento orçamentário, além de desenvolver o processo financeiro de uma forma muito mais segura, ágil e eficiente, também beneficia a criação dos dashboards. Afinal, tudo está em uma única ferramenta, que é alimentada automaticamente com o input de dados no sistema. 

Outra vantagem é que ao utilizar o software para criar seu dashboard, os responsáveis pela análise dos dados podem deixar modelos de relatórios salvos na plataforma. Como resultado, ao fixar as principais informações na tela inicial do sistema, o gestor visualiza rapidamente o que considera mais relevante. 

No software também é possível criar perfis de acesso individuais para que cada usuário visualize apenas as informações autorizadas a ele, tornando o painel seguro contra vazamentos de dados. 

Em resumo, sua equipe de gestão poderá emitir relatórios de maneira rápida, selecionando apenas os dados que deseja para aquele momento, otimizando tempo e evitando erros no processo.

 

Agora que você já sabe os principais motivos para implementar essa ferramenta na sua gestão orçamentária, que tal identificar as principais dificuldades do planejamento estratégico da sua empresa para entender como os dashboards podem saná-las?

Além disso, assista a uma demonstração rápida de uma das ferramentas mais completas do mercado e conheça melhor as vantagens que um software de gestão orçamentária pode oferecer para seu negócio.

 

Leia Também

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

23/03/2021

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

Contar com bons relatórios gerenciais é de extrema importância para uma boa gestão orçamentária, pois não adianta planejar minuciosamente o orçamento, definir indicadores de desempenho e projetar as despesas, se o acompanhamento for falho. [Leia mais]

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

05/01/2021

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

Os indicadores de performance são dados quantificáveis determinados pelo gestor para analisar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos [Leia mais]

Cultura data driven: O que é, como aplicar no seu negócio e como empresas vêm utilizando

01/10/2020

Cultura data driven: O que é, como aplicar no seu negócio e como empresas vêm utilizando

Uma empresa orientada para dados usa dados e inteligência de negócios (BI) para basear a tomada de decisões estratégicas com rapidez e com o nível máximo segurança possível. Em uma empresa com essa cultura, as informações são transformadas em ações e os resultados dessas ações são transformados em novos dados. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.