Blog, Controladoria

Tendências corporativas & transformação digital – quais devem ser as prioridades de uma gestão

tendências corporativas e transformação digital

Uma empresa que deseja se manter sustentável a longo prazo, precisa acompanhar as tendências e movimentações do mundo corporativo. À medida que a sociedade evolui, a forma como as organizações são vistas deve evoluir também, tornando necessária uma adaptação rápida ao novo.

Além de atender às necessidades do mercado, os gestores precisam escolher para onde direcionar seu investimento, considerando diversos aspectos no momento de decisão. Para a gestão orçamentária, prestar atenção a esses dados é uma forma de garantir o crescimento saudável do negócio.

Veja quais pontos o seu negócio deve estar atento para atender às prioridades na era da transformação digital.

 

Automação de processos

A agilidade deve ser uma realidade – e uma das prioridades – na rotina dos gestores. Por isso, a automação de processos é imprescindível para a produtividade de um escritório e/ou departamento corporativo. Com o uso de tecnologia, os colaboradores não precisam investir tanto tempo e energia em atividades burocráticas.

Assim, pode-se focar em tarefas mais táticas e traçar estratégias mais assertivas com os objetivos do negócio. Ainda, a automação de processos, além de otimizar o dia a dia de trabalho, contribui com resultados mais positivos a longo prazo, gerando mais valor para a empresa.

 

Investimento em capital humano

De acordo com pesquisas, empresas que investem em seus colaboradores têm 74% mais engajamento. Isso contribui diretamente para o aumento da produtividade e reduz a rotatividade nas organizações.

Ao dedicar atenção para os objetivos da empresa, o investimento nos colaboradores contribui a longo prazo para o crescimento do negócio. Com ações mais sustentáveis, é possível trazer mais segurança para os gestores em atividades estratégicas como a elaboração do planejamento orçamentário.

 

Software Alstrategy Plano

Análise de dados em tempo real

Decisões tomadas a partir de “achismos” ficaram para trás. Mais do que nunca, as empresas estão orientadas a partir de dados para fazerem escolhas e direcionarem o desenvolvimento de seus negócios. Para tanto, é preciso que as informações sejam atualizadas em tempo real.

Inúmeras variáveis podem impactar o dia a dia das empresas, portanto, acompanhar as mudanças do mercado é bastante desafiador. A tecnologia vem como um importante apoio para agilizar atividades e tornar possível o acompanhamento próximo e rápido das informações.

 

Investimento nas métricas ESG

As pessoas estão com prioridades cada vez mais ligadas aos aspectos ambientais e sociais. O consumo consciente se fortalece a cada dia e coloca um novo olhar sobre as empresas, exigindo práticas que visem não apenas o lucro, mas contribuam positivamente com a sociedade em geral.

As métricas ambientais, sociais e de governança impactam diretamente a gestão do negócio, e a tendência é que seu impacto aumente a médio e longo prazo. A exigência não se restringe ao público externo, já que o público interno também observa as condutas e valores da empresa.

Se o seu negócio deseja crescer de maneira sustentável, é fundamental ir além para identificar questões que impactam na gestão orçamentária e – possivelmente – no futuro da empresa. A sociedade está mudando e, para não ficar para trás, é importante estar atento.

Confira o conteúdo sobre a Gestão 5.0 e a nova realidade das empresas.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: análise de dados, automação de processos, esg, gestão, Gestão Orçamentária, investimento, planejamento financeiro

Blog mais lidos