Um cenário pessimista na prática: COVID-19

Um cenário pessimista na prática: COVID-19
Publicado em 25/03/2020 - Atualizado em 04/06/2021 | Planejamento Orçamentário

Gestores de milhões de empresas em todo o mundo foram pegos de surpresa por uma situação que com certeza não passou pela cabeça de ninguém em meados de outubro de 2019, quando elaboraram o planejamento estratégico e orçamentário do ano seguinte: uma pandemia.

Começou com uma notícia tímida, dizendo que a China havia detectado um novo vírus no país no último dia de 2019, que havia causado uma misteriosa pneumonia no infectado. Daí em diante, os casos começaram a aumentar exponencialmente: suspeitos, confirmados e mortes.

Mesmo com as ações do país para evitar a disseminação, o vírus foi para a Itália, e dali para o resto do mundo. E os números foram ficando alarmantes, abalando fortemente a economia e as empresas, que precisaram tomar medidas urgentes – e na sua maioria, não planejadas – para conter o contágio.

Um cenário pessimista que reflete a necessidade de planejar o que pode dar errado durante o ano para uma empresa.

 

Planejamento orçamentário – por que planejar o caos?

Sabemos que ao trabalhar com gestão orçamentária e planejamento estratégico, os gestores sempre buscam planejar e trabalhar com um cenário de crescimento realista, considerando as circunstâncias atuais e planos de crescimento.

Sabemos também que nem sempre elaborar e acompanhar cenários diferentes é uma tarefa fácil, principalmente quando o planejamento orçamentário é feito com planilhas eletrônicas. São dezenas, às vezes até centenas, de planilhas e gestores envolvidos em pensar no orçamento. Planejar, e principalmente, consolidar mais de um orçamento acaba se tornando complexo e, por isso, muitas vezes é deixado de lado.

No momento atual do mundo, vemos que tudo pode, sim, mudar drasticamente do dia para a noite, e que pensar em um “plano B” não é perda de tempo. Empresas que tinham um planejamento pessimista com certeza já estão ativando seus novos planos de ação de forma muito mais rápida, buscando a contingência necessária frente ao novo mercado.

 

Não projetei meus cenários, e agora?

Cada caso é um caso. Mas no geral, é importante que os gestores mantenham a calma, e que estejam reunidos pensando no todo: como trabalhar em home office, como lidar com a alta do dólar, com a queda das bolsas, a economia em pânico, os casos de infectados etc.

Uma revisão orçamentária e estratégica pode ser necessária e, se for o caso, deve ser feita o quanto antes para proteger os recursos e o planejamento anual.

O plano de ação deve ser estruturado e replicado aos envolvidos por colocá-los em prática rapidamente, e talvez até os indicadores de performance precisem ser revistos em um próximo momento.

Independente das ações a serem tomadas, é momento de união e comunicação clara dentro da empresa, principalmente entre os gestores, para que essa situação crítica passe e as organizações sejam afetadas o mínimo possível.

Leia Também

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

31/08/2021

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

Estima-se que entre 20% e 40% das planilhas usadas por organizações ao redor do mundo para controle financeiro possuem algum tipo de falha. Basta um erro de digitação na fórmula para comprometer os resultados do planejamento estratégico e causar prejuízos. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.