Blog

Consolidação de resultados: Tecnologia a favor da gestão orçamentária

Imagine que Joana é controller de uma holding, composta de empresas de diversos segmentos como: uma rede de farmácias, uma indústria têxtil, uma revendedora de carros e uma construtora. Cada empresa tem um gestor financeiro responsável pelo planejamento orçamentário determinado pela diretoria para cada unidade de negócio e centro de custo.

Todo o planejamento financeiro é realizado em diversas planilhas, espalhadas entre os gestores de cada empresa, supervisionado por Joana, que semanalmente analisa o planejado X realizado, para se certificar que está tudo caminhando conforme o determinado na projeção orçamentária.

No entanto, além de enfrentar a possibilidade de perda de dados e erros nas fórmulas das planilhas, Joana ainda enfrenta uma dificuldade comum para profissionais de controladoria e gestão que desenvolvem o planejamento econômico em planilhas, ainda mais quando se trata de uma holding. Você se arriscaria dizer qual é?

Consolidação de resultados contábeis

Consolidação. Esse é um desafio de muitos gestores. No caso da Joana, consolidar todos os resultados das empresas da holding em um só, é complicado. Ainda mais quando o processo orçamentário foi realizado em planilhas.

É por isso que muitos profissionais de gestão financeira estão utilizando softwares de gestão orçamentária para desenvolver o planejamento estratégico da empresa e ainda consolidar os resultados de forma eficiente, rápida e segura. Se Joana está em uma reunião com a diretoria e precisa apresentar os dados consolidados, ela consegue com apenas poucos cliques.

Além disso, Joana pode estabelecer os acessos dos gestores e usuários, delimitando horários e dispositivos autorizados, monitorando toda a movimentação do sistema de qualquer lugar com acesso à internet. Não precisa ficar presa ao escritório e ainda tem a possibilidade de interagir com os membros das equipes em tempo real, através de comentários e justificativas, com segurança de dados e total mobilidade.

As vantagens não param por aí

Os aplicativos de gestão orçamentária também são utilizados por empresas que desejam manter o controle orçamentário por meio de funcionalidades estratégicas que tais ferramentas possuem. É possível realizar análise de performance dos indicadores de desempenho, desenvolver e monitorar planos de ação, realizar projeção de cenários e projeção de fluxo de caixa, além de desenvolver planejamento de RH, vendas e investimentos.

Além disso, os profissionais conseguem uma melhor gestão do tempo, visto que há softwares de gestão orçamentária que possibilitam o acesso por tecnologia na nuvem, proporcionando mobilidade e agilidade ao processo orçamentário. É possível realizar a governança corporativa ou o orçamento colaborativo, já que o aplicativo possibilita tais práticas.

E se a preocupação é o investimento em tempos de crise, calma. Há modelos que funcionam como um serviço (SaaS) e possuem um excelente custo-benefício para as empresas. Vale a pena pesquisar e escolher aquele que melhor atende às necessidades da sua empresa.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: