Planejamento estratégico: 4 recursos que sua empresa pode utilizar

Planejamento estratégico: 4 recursos que sua empresa pode utilizar
Publicado em 09/04/2019 - Atualizado em 29/05/2020 | Estratégia

O planejamento estratégico é utilizado por muitas empresas a fim de estabelecer metas e objetivos a serem cumpridos ao longo de um determinado período. Apesar da sua importância ser incontestável, muitas corporações enfrentam dificuldades na hora de colocar o plano estratégico em prática.

Isso ocorre na maioria das vezes porque, mesmo com propósitos e escopos definidos, falta a utilização de ferramentas e metodologias que possibilitam o acompanhamento e a mensuração dos resultados obtidos durante a execução tática. Nesse artigo, vamos abordar 4 recursos que podem ser utilizados pela sua empresa com o intuito de facilitar e otimizar a condução das estratégias pelos gestores.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são ferramentas da gestão empresarial que auxiliam na análise de resultados. Quando a equipe trabalha em diversas ações propostas pela empresa, é necessário determinar quais as informações e os dados que irão apontar se os objetivos estão sendo cumpridos. Os indicadores de desempenho podem ser quantitativos ou qualitativos, e normalmente estão ligados à produtividade, lucratividade, qualidade, processos internos ou fins estratégicos.

É importante ressaltar que os indicadores devem ser específicos e pontuais. Se for estabelecido uma grande quantidade dos mesmos, será difícil focar nos resultados que são realmente importantes.

Planos de ação

Os planos de ação são muito utilizados no propósito de planejar e acompanhar metas. Tal recurso atua na definição das atividades necessárias para atingir um objetivo. Ao estabelecer as ações que serão realizadas, assim como prazos, custos e responsáveis, fica mais fácil direcionar e acompanhar se o alvo foi atingido.

Mapa estratégico

Mapas estratégicos são desenvolvidos para obter uma visualização mais clara das estratégias e fazem parte da metodologia BSC – Balanced Scorecard. Para elucidar de uma forma resumida, o mapa estratégico coloca os objetivos gerais da empresa em 4 perspectivas: financeira, clientes, processos internos e organização.

Desta forma, as estratégias ficam ligadas aos processos organizacionais e podem auxiliar a solucionar problemas no ambiente externo e interno da corporação. O mapa estratégico traz mais clareza e foco à equipe em direção aos objetivos propostos a longo prazo, visto que pode ser considerado a representação visual da estratégia, ilustrando de maneira mais simples e funcional, o caminho que deverá ser seguido.

PDCA

PDCA é uma sigla em inglês para Plan, Do, Check, Act (planejar, fazer, checar e agir) e é considerada uma das melhores metodologias para auxiliar na execução do planejamento estratégico e na solução de problemas. O método PDCA é um ciclo que possibilita a identificação da raíz do problema por meio da estratificação do mesmo, com o levantamento das hipóteses pela equipe envolvida, a fim de determinar a causa-raíz e as ações que serão tomadas para a solução da mesma.

Mais assertividade

Com os 4 recursos abordados nesse artigo, sua empresa poderá colocar o planejamento estratégico em prática com mais eficiência. Eles podem ser utilizados juntos ou separadamente, dependendo da necessidade da corporação. Estar com os objetivos claros, com a equipe engajada em cumpri-los e ter um monitoramento preciso na execução das estratégias traçadas, faz com que o planejamento tenha mais chances de ser realizado com sucesso. 

Leia Também

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

19/01/2021

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

É importante que as empresas tenham uma visão clara de sua situação, entendam os possíveis cenários e estejam preparadas para tomadas de decisão rápidas. Um bom planejamento orçamentário e uma preparação para diferentes cenários críticos são essenciais para controlar os possíveis prejuízos. [Leia mais]

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

12/01/2021

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

No varejo existe uma necessidade do aumento constante de vendas, sendo os indicadores de desempenho ainda mais cruciais. Em especial depois de um ano conturbado como 2020, em que traçar objetivos e estratégias se mostrou extremamente necessário para o novo ano. [Leia mais]

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

05/01/2021

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

Os indicadores de performance são dados quantificáveis determinados pelo gestor para analisar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.