Planejamento estratégico: 4 recursos que sua empresa pode utilizar

Todas as empresas possuem metas que desejam alcançar, mas é preciso estabelecer estratégias para atingi-las, além de considerar os custos que as ações demandam, para que a instituição possa cobri-los, sem afetar as finanças.

Neste cenário, as companhias podem contar com diversas metodologias que ajudam a traçar um caminho para chegar aos objetivos propostos. Cada uma possui sua importância, mas elas não devem ser aplicadas sem considerar a real necessidade da empresa.

Vamos abordar nesse artigo o que é planejamento estratégico e trazer 4 recursos que você pode utilizar no seu negócio para gerar melhores resultados na sua gestão.

 

O que é planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um conjunto de ações e projetos que apontam para metas e objetivos a serem alcançados pela empresa em determinado período, apoiando o processo de tomada de decisão, além de orientar os caminhos a serem percorridos para atingi-los.

Com o passar do tempo, mais instituições têm utilizado o plano estratégico, pois entendem sua importância no alcance das metas. Porém, muitas ainda enfrentam dificuldades na hora de colocar o planejamento em prática.

Isso ocorre porque, na maioria das vezes, mesmo com propósitos e escopos definidos, falta a utilização de ferramentas e metodologias que possibilitem o acompanhamento e a mensuração dos resultados obtidos durante a execução tática.

Apenas determinar as metas não é suficiente para que estas sejam alcançadas, é preciso atrelar as estratégias aos resultados, para entender se a empresa está dentro do que foi planejado ou corrigir alguma rota.

Dentro de tudo isso, também é preciso considerar o orçamento, garantindo que a empresa possa arcar com as despesas, sem afetar as finanças no médio e longo prazo.

 

Por que utilizar o planejamento estratégico

Já comentamos que o plano estratégico é uma maneira dos gestores trabalharem as metas da instituição. Afinal, não é possível alcançar algum objetivo sem tê-lo definido.

Assim, o planejamento estratégico traz maior clareza nas ações a serem tomadas, pois todos os esforços estarão dedicados em alcançar o que foi determinado, evitando atividades desnecessárias ou que não gerem o valor esperado.

Além disso, permite maior envolvimento dos colaboradores, que sabem quais são os objetivos e entendem que seu trabalho contribuirá para o resultado final. Quando há o devido direcionamento, os times passam a trabalhar com maior propósito, buscando melhores maneiras de desenvolver suas ações.

Por fim, o planejamento estratégico ajuda a localizar a situação atual da empresa e define onde se quer chegar. Isso evita que o tempo passe e a instituição não saia do lugar, chegando até a perder espaço no mercado.

Embora seja essencial para o crescimento e desenvolvimento das empresas, quanto mais estruturado estiver o planejamento estratégico, melhores tendem a ser os resultados.

 

Metodologias do planejamento estratégico

Como já comentamos, é importante aliar o planejamento estratégico ao orçamentário, para entender o impacto que as ações realizadas terão nas finanças.

Trouxemos 4 recursos que sua empresa pode utilizar para conectar os planejamentos e apoiar o atingimento das metas estabelecidas.

 

1.     Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho (também chamados de KPI – Key Performance Indicator) são ferramentas da gestão empresarial que auxiliam na análise de resultados.

Ou seja, para determinar a evolução dos negócios, algumas métricas são elencadas e acompanhadas, sendo possível tomar decisões caso algum indicador esteja fora do esperado, a fim de não comprometer o resultado.

Os indicadores de desempenho podem ser quantitativos ou qualitativos, a depender do segmento de atuação e da estratégia determinada. Não existe um consenso sobre o que deve ou não ser acompanhado, mas, normalmente, são índices ligados à produtividade, lucratividade, qualidade, processos internos ou fins estratégicos.

É importante ressaltar que os indicadores devem ser específicos, pontuais e fáceis de medir. Se for estabelecido uma grande quantidade deles, ou se for difícil mensurá-los, a análise da evolução do planejamento ficará mascarada.

 

2.     Planos de ação

Já os planos de ação são muito utilizados para planejar efetivamente o que será feito e acompanhar os resultados. Isso porque este recurso atua na definição das atividades necessárias para atingir um objetivo maior, quebrando uma grande meta, em ações menores, o que facilita a visualização do que precisa ser realizado.

Um ponto importante destes planos é estabelecer prazos e responsáveis para cada ação, para que a atividade não se perca ou deixe de ser feita. Assim fica mais fácil direcionar e acompanhar se o alvo foi atingido, pois se sabe quando e quem o fez.

Outra utilização dos planos de ação é para correção de algo fora do esperado. O método apoia a resolução de problemas, diminuindo as chances que a situação se alongue e aumente, trazendo mais prejuízos (financeiros ou não) para a instituição.

 

3.     Mapa estratégico

Mapas estratégicos são desenvolvidos para obter uma visualização mais clara das estratégias e fazem parte da metodologia BSC – Balanced Scorecard. Para explicar rapidamente, o mapa estratégico coloca os objetivos gerais da empresa em 4 perspectivas: financeira, clientes, processos internos e organização.

Desta forma, as estratégias ficam ligadas aos processos organizacionais e podem auxiliar a solucionar problemas no ambiente externo e interno da corporação.

O mapa estratégico traz mais clareza e foco à equipe em direção aos objetivos propostos a longo prazo, visto que pode ser considerado a representação visual da estratégia, ilustrando de maneira mais simples e funcional, o caminho que deverá ser seguido.

Também é possível ligar o mapa estratégico a um plano de ação, a fim de corrigir algum ponto necessário.

 

4.     Ciclo PDCA

PDCA é uma sigla em inglês para Plan, Do, Check, Act (planejar, fazer, checar e agir) e é considerada uma das melhores metodologias para auxiliar na execução do planejamento estratégico e na solução de problemas.

O método PDCA é um ciclo que possibilita a identificação da raiz do problema por meio de sua estratificação, com o levantamento das hipóteses pela equipe envolvida, a fim de determinar a causa-raiz e as ações que serão tomadas para sua solução.

É possível trabalhar na análise das hipóteses e causas pelo método 5W2H e, a partir disso tudo, planos de ação também podem ser elaborados para resolver o problema.

O PDCA é uma metodologia que visa a melhoria contínua dos processos, por isso é indicada para a aplicação nas empresas, que estarão sempre em busca da excelência em suas ações.

 

Mais assertividade

O planejamento estratégico possui outras ferramentas que auxiliam a empresa a ser mais eficiente na busca por seus objetivos, porém estes recursos abordados no artigo já farão uma grande diferença, se aplicados pelos gestores.

Eles podem ser utilizados juntos ou separadamente, dependendo da necessidade da corporação. Estar com os objetivos claros, com a equipe engajada em cumpri-los e ter um monitoramento preciso na execução das estratégias traçadas, faz com que o planejamento tenha mais chances de ser realizado com sucesso.

É possível trabalhar estes recursos em planilhas, porém nem sempre os resultados são os esperados. Isso porque o meio não é o mais recomendado, devido a erros de fórmulas e digitação que podem ocorrer, prejudicando a análise e aplicação das estratégias.

Para que o planejamento estratégico seja aproveitado ao máximo, o recomendado é utilizar um software próprio para isso. Ainda melhor se houver conexão com o planejamento orçamentário, de modo a acompanhar rapidamente os resultados obtidos e traçar as ações necessárias para manter tudo dentro do previsto.

 

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