Mapas estratégicos: alcance metas com objetividade

Mapas estratégicos: alcance metas com objetividade
Publicado em 17/05/2022 - Atualizado em 17/05/2022 | Estratégia

Empresas necessitam mensurar resultados e manter o desenvolvimento sustentável de seus negócios e, para tanto, utilizam ferramentas que otimizam e tornam os objetivos mais claros. Neste sentido, um dos recursos que podem ser aplicados é o mapa estratégico

Os mapas estratégicos - criados principalmente a partir da metodologia Balanced Scorecard (BSC) - são bastante úteis para visualizar as ações que devem ser seguidas para atingir os resultados. Também, quando falamos em softwares/ferramentas, é possível atrelar essa função, essencialmente estratégica, ao planejamento orçamentário potencializando ainda mais o desenvolvimento dos planos e acompanhamento das atividades. 

Neste conteúdo, saiba como alcançar metas com mais objetividade ao aliar tecnologia nos processos internos, fazendo da rotina corporativa ainda mais dinâmica.

 

Metodologia BSC

Os mapas estratégicos podem ser usados a partir de diversas metodologias, entretanto, a mais comum é a Balanced Scorecard. Com ela, é possível elaborar caminhos para alcançar as metas da empresa e é dividido em quatro perspectivas diferentes:

  • Financeira: estabelece objetivos financeiros para o negócio, define indicadores de desempenho e pode estar atrelada ao planejamento orçamentário para direcionar a gestão orçamentária em ações mais assertivas/pontuais;
  • Cliente: define metas atreladas ao posicionamento do negócio e à percepção do público externo sobre a organização, bem como a retenção, satisfação e outros aspectos relacionados ao cliente;
  • Processos internos: institui uma prioridade entre os processos a partir daquilo que é essencial para atender às necessidades dos clientes e impacta diretamente em vantagens competitivas no mercado;
  • Aprendizado: estabelece a capacidade de desenvolvimento do capital humano da empresa e do próprio negócio, a partir de aspectos como a capacidade de crescimento dos colaboradores, inclusão de tecnologias na organização etc.

Isso traz um novo olhar para os objetivos da empresa, de forma a tornar as atividades mais estruturadas e mensuráveis ao longo do tempo. Assim, é possível elaborar planos de ação de acordo com as perspectivas e resultados esperados, com prazos e responsáveis definidos para cada atividade.

Além de proporcionar mais agilidade para os processos internos da organização, contribui para que o planejamento estratégico contenha mais detalhes, tornando a gestão mais transparente. Ao ter clareza do que é necessário desenvolver, os gestores direcionam suas ações com mais segurança.

 

Mapas estratégicos e planejamento orçamentário

Ainda que a metodologia estipule ações para alcançar os objetivos do negócio, é interessante que esteja atrelada ao aspecto que viabiliza as atividades que serão executadas por todas as áreas: o planejamento orçamentário. 

A integração do mapa estratégico ao orçamento da empresa oferece um panorama mais correto dos recursos necessários para executar as atividades propostas. Entretanto, os benefícios vão além: é possível avaliar os impactos financeiros de cada ação.

Assim, é possível identificar se determinada atividade será lucrativa ou se causará algum prejuízo para o caixa da empresa. Ainda, colabora para que a gestão orçamentária se apresente assertiva ao prever o resultado para determinadas ações.

 

Tecnologia: um facilitador de processos

Neste cenário, elaborar os mapas, atrelar estratégias e planejamentos de maneira manual torna-se inviável. Afinal, ao pressupor mais agilidade aos processos para tomar decisões rápidas, obter o detalhamento e acompanhamento que a metodologia propõe só é possível a partir de uma ferramenta dedicada a isso. Lê-se aqui softwares e dispositivos digitais.

Em um sistema de usabilidade amigável, os gestores têm acesso rápido aos resultados, tornando os processos de diferentes áreas mais integrados e estratégicos. Por exemplo, no Software Plano, há um módulo inteiramente dedicado aos mapas estratégicos que traz mais rapidez nas atividades da gestão. 

Conheça a ferramenta e veja como usá-la de acordo com as demandas do seu negócio. 

 

Leia Também

Planos de ação: benefícios para o planejamento orçamentário

03/03/2022

Planos de ação: benefícios para o planejamento orçamentário

Toda empresa planeja e executa projetos em diversas áreas, porém se não houver responsáveis, prazos e etapas bem definidas, os objetivos podem não ser alcançados como o esperado. [Leia mais]

Fusões e aquisições: como planejar com eficiência?

01/02/2022

Fusões e aquisições: como planejar com eficiência?

Processos de M&A envolvem vários fatores e, para o planejamento estratégico de uma empresa manter-se nos trilhos, alguns pontos são relevantes - e eles vão além do valor da transação. Isso porque, a decisão também impactará diretamente na gestão e no planejamento orçamentário. [Leia mais]

4 dicas para CFOs apoiarem a retomada do crescimento da empresa

03/08/2021

4 dicas para CFOs apoiarem a retomada do crescimento da empresa

O momento pós-pandêmico exige muito dos profissionais da área financeira, principalmente dos CFOs, que tiveram suas habilidades exigidas ao máximo durante este período de incertezas. Em contrapartida, sua atuação foi e continua sendo muito importante para a retomada do crescimento das organizações. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.