Dashboard financeiro: Entenda a importância para a gestão orçamentária

Dashboard financeiro: Entenda a importância para a gestão orçamentária
Publicado em 29/11/2016 - Atualizado em 11/03/2021 | Planejamento Orçamentário

O mundo gera muitos dados diariamente e é cada vez mais fácil ter acesso a eles. Com poucos cliques ou alguns toques na tela do smartphone, é possível verificar o saldo bancário, acompanhar as últimas notícias, acompanhar a previsão do tempo, entre outras coisas.

A tecnologia tem avançado em uma velocidade enorme e os layouts, gráficos e animações acompanham esta evolução, proporcionando uma melhor navegação e mais mobilidade para as pessoas.

Inclusive há uma preocupação crescente com a experiência que o usuário terá em determinado aplicativo, site ou software, o chamado User Experience (UX). 

Isso porque com o grande volume de informações geradas, as pessoas estão sendo bombardeadas o tempo todo e é preciso entregar a resposta da maneira mais rápida possível, com um layout amigável.

E essa busca em melhorar a experiência do usuário atinge a todos os segmentos de mercado, tanto na vida pessoal quanto profissional. E com o orçamento empresarial não é diferente.

Todos os dias são geradas informações importantes para os gestores acompanharem e há uma necessidade enorme em facilitar a visualização e análise destes dados.

Por isso, as empresas que oferecem soluções para o planejamento orçamentário e estratégico têm buscado maneiras de apresentar as informações para os usuários de maneira simplificada, através de relatórios e, em especial, dashboards.

 

O que é um dashboard?

Antes de trazer as vantagens e ferramentas mais apropriadas para os dashboards, vamos definir o conceito: dashboard nada mais é do que um painel de acompanhamento de dados, porém seu grande diferencial é a visualização gráfica e amigável das informações.

Outra vantagem de sua utilização é a agilidade em acompanhar a origem de cada dado, o que é especialmente importante ao se analisar os resultados de uma empresa.

Por exemplo, ao verificar um aumento nas despesas, é possível visualizar sua origem e o quanto isso impacta no caixa da empresa.

Muitos gestores no dia a dia verificam rapidamente os dashboards que criaram, para ter ciência do andamento dos negócios e, pontualmente, geram relatórios mais detalhados. Assim, a facilidade em ver as informações necessárias já traz mais clareza e transparência à gestão.

 

Elaborando dashboards em um software de gestão orçamentária

Algumas empresas ainda resistem em utilizar um software de planejamento orçamentário, apesar dos inúmeros benefícios que ele apresenta. 

Além de desenvolver o processo financeiro de uma forma muito mais segura, ágil e eficiente, ele também realiza análise de performance do planejado X realizado, auxilia na elaboração dos indicadores de desempenho, planos de ação, projeção de cenários, análise de DRE, entre outras funcionalidades.

Assim, contar com tantas funções também beneficia a criação dos dashboards, visto que tudo está em uma única ferramenta, que é alimentada automaticamente com o input de dados no sistema.

Sabemos que é possível elaborar dashboards em planilhas eletrônicas, porém elas possuem certas limitações, além da chance de erros em fórmulas ou na digitação dos dados. Também não é tão simples montar o painel, e muitas vezes é preciso buscar modelos prontos na internet, que nem sempre atendem à necessidade.

Por outro lado, em um software de gestão, a criação de dashboards é nativa, sendo necessário apenas selecionar os dados e maneira gráfica de visualização. Com poucos cliques, o painel de acompanhamento está pronto, garantindo mais praticidade e agilidade para o gestor.

Alguns dos dashboards mais utilizados são os de despesas gerais, vendas, fluxo de caixa, folha de pagamento etc. Tudo isso permite que em pouco tempo o gestor se inteire do desempenho da empresa e, se precisar, analise mais a fundo as informações.

 

As vantagens de utilizar um software de planejamento 

Cada vez mais empresas têm buscado automatizar seu processo orçamentário com o apoio de softwares próprios para esta função. Ao contrário do que muitos pensam, esses aplicativos são muito seguros, visto que possuem armazenamento na nuvem, ou seja, as informações são criptografadas e divididas em uma série de servidores externos, dificultando o ataque de hackers. 

Sem contar que toda a movimentação fica registrada no sistema, que ainda possui backup de alta disponibilidade. Vale ressaltar também a agilidade em consolidar as informações que, em planilhas, muitas vezes é quase impossível de agrupar rapidamente.

Tudo isso em um sistema que permite a criação de perfis de acesso, assim cada usuário poderá visualizar apenas as informações que necessita, tornando-o seguro contra vazamento de dados indevidamente.

As vantagens em contar com um software de gestão orçamentária são inúmeras. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre uma das ferramentas mais completas do mercado, acesse nossa Demonstração Rápida.

Leia Também

Cansado de planilhas? Transforme sua gestão com um software de planejamento

16/04/2021

Cansado de planilhas? Transforme sua gestão com um software de planejamento

É muito arriscado depender somente de planilhas para a realização de todo o planejamento orçamentário. Como resultado, podem ocorrer erros em fórmulas, perda de informações, panes e demora na consolidação do orçamento. E esses são apenas alguns dos problemas que ocorrem com certa frequência nesse tipo de sistema. [Leia mais]

Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?

30/03/2021

Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?

Os dashboards apresentam as informações de maneira clara e objetiva, eliminando aquela infinidade de planilhas que antes era usada. E, aliado ao drill down, garante que a análise da performance seja feita com mais agilidade, pois os dados e informações são apresentados com mais detalhes. [Leia mais]

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

23/03/2021

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

Contar com bons relatórios gerenciais é de extrema importância para uma boa gestão orçamentária, pois não adianta planejar minuciosamente o orçamento, definir indicadores de desempenho e projetar as despesas, se o acompanhamento for falho. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.