Dashboard financeiro: Entenda a importância para gestão orçamentária

Dashboard financeiro: Entenda a importância para gestão orçamentária
Publicado em 29/11/2016 - Atualizado em 07/05/2020 | Planejamento Orçamentário

Hoje em dia é fácil ter acesso a diversas informações e dados. Com poucos cliques ou alguns toques de dedo na tela do smartphone, é possível verificar o saldo bancário, navegar nas redes sociais, verificar a previsão do tempo, entre outras coisas.

A tecnologia tem avançado em uma velocidade enorme e os layouts, gráficos e animações estão melhores a cada dia, proporcionando uma melhor navegação e muito mais mobilidade e agilidade para as pessoas.

E para gerir o orçamento empresarial de uma corporação, será que as ferramentas tecnológicas também estão preparadas para oferecer uma melhor gestão financeira da instituição? 

Software de gestão orçamentária

Apesar ainda do receio de muitas empresas em aderir ao uso de softwares de gestão orçamentária, outras tantas já estão desfrutando dos benefícios dessa ferramenta. Além de desenvolver o planejamento financeiro de uma forma muito mais segura, ágil e eficiente, ainda realiza análise de performance do planejado X realizado, auxilia na elaboração dos indicadores de desempenho, planos de ação, projeção de cenários, análise de DRE, entre outras funcionalidades.

Ao contrário do que muitos pensam, os aplicativos de gestão orçamentária com tecnologia em armazenamento na nuvem são muito seguros, visto que as informações são criptografadas e divididas em uma série de servidores externos, dificultando o ataque de hackers. Além disso, toda a movimentação fica registrada no sistema, que ainda possui backup de alta disponibilidade.

Mais do que evitar a perda de dados que normalmente acontece com o uso de planilhas, tais funcionalidades deixam o processo orçamentário muito mais otimizado e a projeção de fluxo de caixa assertiva. E não é só isso. 

Dashboard financeiro

Em meio a tantas funcionalidades específicas para uma melhor gestão orçamentária, controllers e gerentes financeiro estão se beneficiando de uma em específico, que tem auxiliado e muito o gerenciamento financeiro empresarial: Dashboard financeiro.

Alguns modelos de software de gestão orçamentária possuem um módulo de dashboard com diversos modelos de gráficos com atualização em tempo real, fácil visualização de dados e ainda com a possibilidade de analisar os dados separadamente por unidades, centros de custo e projetos. Além disso, é possível dividir os gráficos por páginas, organizando os dados nas categorias que desejar.

Assim é possível visualizar um dashboard especifico de despesas, vendas, fluxo de caixa, folha de pagamento, faturamento, entre outros. O monitoramento dos dados e resultados fica muito mais fácil, rápido e eficiente. Vale a pena experimentar essa ferramenta. 

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Cultura data driven: O que é, como aplicar no seu negócio e como empresas vêm utilizando

01/10/2020

Cultura data driven: O que é, como aplicar no seu negócio e como empresas vêm utilizando

Uma empresa orientada para dados usa dados e inteligência de negócios (BI) para basear a tomada de decisões estratégicas com rapidez e com o nível máximo segurança possível. Em uma empresa com essa cultura, as informações são transformadas em ações e os resultados dessas ações são transformados em novos dados. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.