A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

De acordo com a Comissão de Valores Imobiliários, todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa.

Companhias com bons números atraem investimentos. Em função disso, apresentar resultados com as informações necessárias é fundamental para que se decida aplicar— ou não — em um negócio.

Neste artigo, você vai entender a importância de utilizar um software para planejamento orçamentário para organizar e apresentar relatórios gerenciais de forma mais eficiente.

 

Dados indispensáveis a um relatório gerencial

Informações relevantes sobre a empresa como um todo permitem aos investidores avaliar a capacidade de um negócio de receber recursos e potencializar resultados.

Por isso, é indispensável que esses relatórios tragam os seguintes dados:

  • Fluxo de caixa: informações sobre a vida financeira da empresa, como contas a pagar, a receber, possibilidades de investimento etc;
  • Produção: dados técnicos sobre os custos de produção da empresa, como custo por unidade, produtividade da linha produtiva etc;
  • Estoque: informação fundamental para acompanhar as operações, como giro de estoque, compras a realizar, inventário etc;
  • Relatório de clientes: levantamento relevante sobre a carteira de clientes, seu comportamento, faturamento, margem de contribuição, ticket-médio etc;
  • Gestão de pessoas: um informe sobre produtividade dos colaboradores, satisfação, turnover etc.

 

Como otimizar uma apresentação de resultado

Uma apresentação bem executada pode ser o diferencial para que uma empresa receba um investimento. Ferramentas como um software de planejamento orçamentário já contam com features que expõem os resultados de forma dinâmica e trazem ainda mais vantagens para a gestão, como:

 

Nesse contexto, atualizar as informações apenas de tempos em tempos pode ser contraprodutivo. A ideia é otimizar o tempo dos gestores e colaborar com uma análise mais rica dos resultados e tornar a gestão orçamentária mais simples.

Uma vez que a empresa opte por realizar a apresentação de resultados a partir de um software para planejamento orçamentário, o ganho na produtividade pode auxiliar para as estratégias do negócio, entre elas – é claro – a capacidade de absorver investimento.

Ao elaborar as apresentações diretamente no software de gestão, a empresa ganha segurança, pois os dados são extraídos diretamente da fonte, além de contar com mais detalhes sobre cada número, visualizando a origem dos valores, o que torna a explanação muito mais eficiente.

Continue lendo sobre os benefícios de utilizar um software no artigo “Apresentação de resultados: 3 motivos para montar em um software de planejamento orçamentário”.

 

 

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: