Projeção orçamentária: De olho na alta do Dólar

Projeção orçamentária: De olho na alta do Dólar
Publicado em 30/05/2017 - Atualizado em 15/05/2020 | Planejamento Orçamentário

A casa caiu. É a frase que mais está circulando nas redes sociais. Recentemente, Joesley Batista, um dos proprietários do frigorífico JBS, entregou a gravação na qual o presidente Michel Temer dá aval para a compra do silêncio do ex-presidente da câmara, Eduardo Cunha.

Tal acontecimento, fez com que a bolsa de valores sofresse uma queda significativa e o Dólar aumentasse em relação a moeda brasileira. A economia, que apresentava sinais de melhora com a gestão do governo atual, irá sofrer mais um retrocesso com consequências que ainda não podem ser previstas.

Com isso, as empresas brasileiras terão que ajustar suas estratégias e ter um controle financeiro ainda maior, para que tal crise política econômica não afete diretamente o fluxo de caixa de tais companhias. Para tal, é necessário reforçar a projeção orçamentária e acompanhar de perto a evolução do planejamento financeiro. 

Recursos que podem ajudar nesse momento delicado

Calma. A situação é crítica, mas não requer desespero. Há recursos importantes que os profissionais de controladoria e gestão podem recorrer para garantir melhor gerenciamento financeiro em tempos de crise.

A projeção de cenários pode auxiliar os gestores a testar novas estratégias e possíveis realidades, preparando o fluxo de caixa para mudanças que podem vir a ocorrer. O planejamento de investimentos, vendas e a projeção de volumes e custos já devem prever a oscilação de moeda, calculando possíveis reajustes. Assim, a importação e exportação de produtos, assim como a compra de bens, são melhor programadas e as finanças ficam sob controle.

E para nada sair do planejado, a análise de performance é fundamental. Acompanhar de perto o planejado x realizado, realizando forecast periodicamente, assim como mensurar os indicadores de desempenho e realizar planos de ação, são ações que garantem uma maior assertividade na gestão orçamentária

Otimize a suas ações

Para tornar o processo orçamentário mais otimizado, ágil e eficiente, muitas empresas estão recorrendo ao software de gestão orçamentária, que além de realizar todos os recursos citados acima, ainda possui diversas funcionalidades especialmente desenvolvidas para a área de controladoria, a fim de uma gestão inteligente de despesas.

Além de possibilitar a projeção de fluxo de caixa e o planejamento orçamentário em muito menos tempo, é mais seguro do que outras ferramentas utilizadas na projeção financeira. Há modelos, inclusive, que possuem armazenamento na nuvem e funcionam como SAAS, possibilitando mais mobilidade, segurança e custo-benefício à empresa. 

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.