Projeção orçamentária: De olho na alta do Dólar

Projeção orçamentária: De olho na alta do Dólar
Publicado em 30/05/2017 - Atualizado em 13/05/2021 | Planejamento Orçamentário

A casa caiu. É a frase que mais está circulando nas redes sociais. Recentemente, Joesley Batista, um dos proprietários do frigorífico JBS, entregou a gravação na qual o presidente Michel Temer dá aval para a compra do silêncio do ex-presidente da câmara, Eduardo Cunha.

Tal acontecimento, fez com que a bolsa de valores sofresse uma queda significativa e o Dólar aumentasse em relação a moeda brasileira. A economia, que apresentava sinais de melhora com a gestão do governo atual, irá sofrer mais um retrocesso com consequências que ainda não podem ser previstas.

Com isso, as empresas brasileiras terão que ajustar suas estratégias e ter um controle financeiro ainda maior, para que tal crise política econômica não afete diretamente o fluxo de caixa de tais companhias. Para tal, é necessário reforçar a projeção orçamentária e acompanhar de perto a evolução do planejamento financeiro. 

 

Recursos que podem ajudar nesse momento delicado

Calma. A situação é crítica, mas não requer desespero. Há recursos importantes que os profissionais de controladoria e gestão podem recorrer para garantir melhor gerenciamento financeiro em tempos de crise.

A projeção de cenários pode auxiliar os gestores a testar novas estratégias e possíveis realidades, preparando o fluxo de caixa para mudanças que podem vir a ocorrer. O planejamento de investimentos, vendas e a projeção de volumes e custos já devem prever a oscilação de moeda, calculando possíveis reajustes. Assim, a importação e exportação de produtos, assim como a compra de bens, são melhor programadas e as finanças ficam sob controle.

E para nada sair do planejado, a análise de performance é fundamental. Acompanhar de perto o planejado x realizado, realizando forecast periodicamente, assim como mensurar os indicadores de desempenho e realizar planos de ação, são ações que garantem uma maior assertividade na gestão orçamentária

 

Otimize a suas ações

Para tornar o processo orçamentário mais otimizado, ágil e eficiente, muitas empresas estão recorrendo ao software de gestão orçamentária, que além de realizar todos os recursos citados acima, ainda possui diversas funcionalidades especialmente desenvolvidas para a área de controladoria, a fim de uma gestão inteligente de despesas.

Além de possibilitar a projeção de fluxo de caixa e o planejamento orçamentário em muito menos tempo, é mais seguro do que outras ferramentas utilizadas na projeção financeira. Há modelos, inclusive, que possuem armazenamento na nuvem e funcionam como SAAS, possibilitando mais mobilidade, segurança e custo-benefício à empresa. 

Leia Também

Forecast de receitas: tenha mais previsibilidade no orçamento

31/05/2022

Forecast de receitas: tenha mais previsibilidade no orçamento

O forecast de receitas é uma boa escolha para organizações que desejam ter mais controle na área financeira. Ainda, para se diferenciar no mercado, há várias possibilidades para quem aposta na metodologia. [Leia mais]

O que é DFC e por que aderir na gestão da sua empresa

26/04/2022

O que é DFC e por que aderir na gestão da sua empresa

O DFC é um relatório é responsável por apontar a aplicação dos recursos financeiros da organização e outros dados importantes. [Leia mais]

Conheça as principais aplicações da DRE

30/03/2022

Conheça as principais aplicações da DRE

A DRE é considerada um retrato transparente do resultado econômico da empresa, e por isso apresenta grande importância para elaboração de relatórios gerenciais e para a própria definição do planejamento estratégico. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.