Projeção de fluxo de caixa: Agilize sua gestão orçamentária

Projeção de fluxo de caixa: Agilize sua gestão orçamentária
Publicado em 16/08/2016 - Atualizado em 16/10/2020 | Gestão

Ao longo do ano, o gestor acompanha o fluxo de caixa e, pautado nele, faz a projeção de metas e investimentos para o próximo período. Porém, esta não é uma tarefa tão simples. Imaginem a seguinte situação: Edson é gerente financeiro de uma grande empresa de fertilizantes. Anualmente, ele desenvolve o planejamento orçamentário, realizando a projeção de fluxo de caixa para determinar o orçamento para toda a empresa.

Vamos dar um exemplo: Edson gerencia em conjunto com outros gestores, unidades de negócios em vários estados. Cada unidade possui diversos centros de custo e cada um possui uma logística específica para funcionar. Além disso, uma determinada linha de fertilizantes é exportada para o Leste Europeu, o que implica outros fatores que impactam no fluxo de caixa da empresa.

 

Projeção de fluxo de caixa

Para realizar uma projeção de fluxo de caixa assertiva, Edson precisa realizar a projeção de folha de pagamento com todas as contratações e demissões que a instituição fará naquele ano, independente se essas são de colaboradores fixos, temporários ou sazonais. Além disso, projetar todos os encargos comuns ao setor como: dissídio coletivo, férias, bonificações, 13º salário, entre outros. Portanto, Edson precisa realizar um planejamento de RH.

Todo ano, é necessário determinar os investimentos em cada centro de custo e unidades. Troca de maquinário, compra de materiais diversos, insumos e todas as despesas de volumes e custos que a empresa terá, levando em consideração impostos, inflação, entre outros fatores.

Para tal, é preciso realizar o planejamento de investimentos e alinhá-lo com o planejamento estratégico da empresa. Edson também precisa utilizar a projeção de fluxo de caixa para realizar a projeção de vendas e assim, determinar as metas e investimentos para o setor. Definir se será necessário abrir novos pontos de venda ou fechar alguns que não estão com a lucratividade esperada.

Além disso, com a exportação de produtos, há variações de moeda e mudanças tributárias que são agregadas ao produto e tais fatores devem estar especificados na projeção orçamentária. 

 

Software de projeção de fluxo de caixa

Tem muitos gestores que ainda utilizam planilhas para desenvolver o planejamento econômico da empresa. Porém, como já abordarmos aqui no blog, podem ocorrer falhas de preenchimento, perda de dados e erros de fórmula, comprometendo todo o processo orçamentário.

Para auxiliar a gestão empresarial e torna-la ainda mais assertiva, empresas dos mais variados segmentos estão utilizando softwares de gestão orçamentária. Tais aplicativos possuem diversas funcionalidades que foram desenvolvidas para realizar os recursos citados acima, como também: projeção de cenários, forecast ou rolling forecast, análise de performance dos indicadores de desempenho, planos de ação, entre outros.

O gestor tem a possibilidade de fazer o planejamento financeiro por meio de OBZ ou por projeção por histórico. Ainda é possível realizar o processo orçamentário com o auxílio do orçamento colaborativo e ainda realizar a prática da governança corporativa na empresa, visto que o controle de finanças é feito de forma mais segura e transparente.

Há aplicativos de gestão orçamentária que possuem tecnologia de armazenamento na nuvem e funciona como SAAS, isto é, sem a obsoleta venda de licenças. Além disso, os relatórios e dashboard com atualizações em tempo real proporcionam uma fácil visualização de dados, gerando uma tomada de decisão mais rápida e resoluta. 

Leia Também

A importância do uso da DRE como instrumento de gestão

10/11/2020

A importância do uso da DRE como instrumento de gestão

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) retrata de forma transparente e direta a composição do resultado econômico da empresa. Ela é obtida a partir de um processo dedutivo: os custos e despesas são extraídos da receita bruta e, dessa forma, o lucro ou prejuízo é apurado. [Leia mais]

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

22/09/2020

Como a controladoria pode melhorar a gestão de uma empresa

Uma controladoria eficiente é capaz reduzir significativamente ou até mesmo erradicar os riscos citados acima, em empresas de todos os tamanhos. Porém, muitas organizações parecem não ter compreendido ainda a importância da controladoria como ferramenta para exercer uma gestão de excelência. [Leia mais]

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

14/04/2020

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

A cada dia fica mais nítido o quanto o mundo está interligado. A globalização e a tecnologia uniram todo o mundo em uma Aldeia Global, permitindo que grandes distâncias fossem vencidas com transmissões de televisão ou poucos cliques na internet. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.