Processo orçamentário: Tenha mais segurança na sua empresa

Processo orçamentário: Tenha mais segurança na sua empresa
Publicado em 20/06/2017 - Atualizado em 18/05/2020 | Planejamento Orçamentário

Não faz muito tempo que empresas do mundo inteiro se apavoraram com o ataque cibernético realizado em mais de 300 mil computadores, em diversos países. Com isso, muito se discutiu a respeito da segurança de dados que circulam na rede. Como as empresas podem se defender de ataques de hackers, mantendo o sigilo de informações confidenciais?

Essa é uma questão que ainda envolve muitos tabus. As pessoas tendem a achar que servidores internos são mais seguros que tecnologia móvel ou na nuvem. No entanto, isso não é verdade. Os avanços tecnológicos na área, fizeram com que o armazenamento na nuvem e o SAAS, se tornassem o melhor investimento para empresas dos mais diversos segmentos.

Nesse artigo, vamos abordar como a tecnologia pode proporcionar mais segurança ao processo orçamentário, tornando-o mais eficiente, rápido e completo. 

Processo orçamentário mais seguro

Você já imaginou administrar o orçamento empresarial pelo celular? Ter total acesso às informações do seu planejamento financeiro de qualquer lugar do mundo? Pode parecer um tanto irreal, mas isso já é realidade para muitas empresas.

A tecnologia de armazenamento na nuvem, ao contrário do que se pensa, é muito segura, visto que todos os dados são criptografados e repartidos em vários servidores externos, dificultando a ação de hackers. Isto quer dizer que, mesmo se houvesse uma invasão, seria muito difícil localizar todos os fragmentos de tais informações armazenadas, decifrá-las e juntá-las.

Além disso, tal tecnologia é muito mais barata para a empresa, visto que a mesma dispensa investimentos de TI, como por exemplo: implantação, servidores e etc. No caso do SAAS (Software As A Service), a companhia pode utilizar tal tecnologia como um serviço, sem precisar gastar com licenças de uso e podendo deixar de usar quando quiser.

Software de gestão orçamentária

Para um processo orçamentário mais seguro, rápido e assertivo, muitas empresas estão utilizando software de gestão orçamentária, que possibilita a realização do planejamento financeiro com muito mais agilidade, além de realizar planejamento de RH, vendas, investimentos e a projeção de fluxo de caixa.

Tal ferramenta também possibilita a projeção de cenários, consolidação de resultados, criação de modelos e ainda, análise de performance do planejado x realizado, forecast e a possibilidade de criar e monitorar indicadores de desempenho e planos de ação.

Além disso, toda a movimentação fica registrada no sistema e as permissões de acesso e do que pode ser visualizado, é feita somente pelo administrador. Portanto, o processo orçamentário fica mais seguro e muito mais assertivo, já que o gestor otimiza melhor o tempo e consegue um melhor gerenciamento financeiro. 

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.