Gestão orçamentária: Software como Serviço (SAAS)

Gestão orçamentária: Software como Serviço (SAAS)
Publicado em 28/07/2016 - Atualizado em 16/10/2020 | Planejamento Orçamentário

Imagine gastar o equivalente a R$4.000 para comprar uma linha telefônica. Parece absurdo, mas era a realidade de muitos cidadãos em um passado não muito distante. As pessoas vendiam carro, entravam em fila de espera e gastavam fortunas para ter o privilégio de ter telefone em casa.

Antigamente, era comum a compra de bens e serviços, como um investimento seguro, que refletia como status para aqueles que os adquiriam. Ter imóveis, automóveis, títulos de clubes, linhas de telefone, entre outros, era sinônimo de posses, que posteriormente poderiam vir a ser herança para membros da família.

Hoje em dia, a tendência de consumo mudou. As pessoas estão preferindo pagar pela utilização do que possuir o produto. Fica muito mais acessível ao bolso, pagar uma diária ou uma assinatura mensal, alugar uma sala por poucas horas para alguma reunião, utilizar serviços de transporte individual, do que comprar o bem em si. 

 

A tecnologia a serviço de todos

Apesar dessa mudança, algumas empresas ainda mantêm a obsoleta venda de licenças de seus aplicativos, obrigando o cliente a comprar para poder utilizá-lo. Assim como outros negócios, nós, da AllStrategy, também vendíamos neste formato. Porém, sentíamos a necessidade de inovar aplicando uma tendência mundial aos nossos negócios.

O processo orçamentário é algo complicado, que dispende tempo e esforços da equipe, tornando o desenvolvimento do planejamento financeiro algo maçante e cansativo. Então, pensamos: Por que não simplificar esse processo? Por que não desenvolver uma ferramenta que pudesse minimizar tais esforços, reduzir falhas e ainda otimizar a gestão dos clientes? 

 

O Plano

Com plena confiança em nosso produto e na qualidade de nossos serviços, percebemos que estava na hora de nos libertar de velhos paradigmas e oferecer aos nossos clientes mais que um software orçamentário. Queríamos desenvolver um aplicativo que proporcionasse agilidade.

Assim criamos o Plano. Com foco total no usuário, identificamos as necessidades, dificuldades e principais problemas que poderíamos sanar com recursos da nossa ferramenta. Proporcionamos, além de segurança e transparência na projeção orçamentária, mobilidade. Mobilidade, não só pelo contrato de serviço que garante liberdade de escolha ao cliente, mas também para que possa acessar seus dados de qualquer lugar com acesso à internet.

Para isso, investimos no desenvolvimento de um aplicativo completo, diferente dos existentes no mercado, com tecnologia com armazenamento na nuvem, para que nossos clientes pudessem dispensar recursos de TI e implantar com uma velocidade incrível. 

 

O risco que se transformou em diferencial

É claro que foi uma decisão importante. Muitos concorrentes até hoje continuam no mesmo modelo comercial de venda de licenças e mudar poderia gerar um certo desconforto financeiro, mas no nosso caso, só serviu de combustível para nos impulsionar no propósito de inovar e trazer um diferencial para o mercado.

Foram três anos, desde as modelagens iniciais até o desenvolvimento final. Durante esse processo, houveram muitos testes, erros e adaptações. No entanto, assumir este risco nos rendeu aproximadamente 2.500 usuários em 18 meses. Nossa carteira de clientes aumentou 50% em 2 anos.

Nossa preocupação não está apenas em inovar constantemente, mas também reter nossos clientes com um atendimento completamente eficiente e diferenciado.

Parar? Nunca. Estamos sempre lançando novas versões, que hoje somam mais de 1.000 funcionalidades que o Plano proporciona com o que há de melhor no segmento. Prover aplicabilidade como serviço, facilitando o trabalho do usuário e possibilitando uma gestão mais otimizada e assertiva, foi o caminho que encontramos para crescer, juntamente com os nossos clientes.   

 

Carlos Augusto Moreira
Fundador da AllStrategy e Idealizador do Plano. 

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

É possível inovar no planejamento orçamentário?

06/10/2020

É possível inovar no planejamento orçamentário?

Para muitos profissionais que não são da área, o planejamento orçamentário pode soar como uma atividade monótona, engessada e repetitiva. Por isso, muitas empresas e decisores parecem não acreditar que criatividade e inovação possam fazer parte desta tarefa de elaborar o orçamento empresarial. Mas sabemos que isso não é verdade. A controladoria tem um enorme potencial para a inovação. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.