Armazenamento na nuvem: Descubra os benefícios para sua empresa

Armazenamento na nuvem: Descubra os benefícios para sua empresa
Publicado em 24/05/2016 - Atualizado em 08/10/2020 | Cloud Computing

Há alguns anos, se alguém falasse em armazenamento na nuvem, ninguém entenderia nada. Até hoje, mesmo com o termo cada vez mais disseminado entre os amantes de tecnologia e mesmo no meio corporativo, ainda há muita desconfiança sobre tal recurso.

A verdade é que tem muita gente que acha que o mais seguro é salvar todos os arquivos no HD do computador e não em um servidor na nuvem. Porém, sabe-se que tais equipamentos também são passíveis de falhas e erros. Quem nunca perdeu uma planilha ou um arquivo importante por algum problema interno da máquina?

Antigamente, as pessoas preferiam guardar o dinheiro embaixo do colchão e com o tempo, foram depositando não só quantias financeiras nos bancos, como também a confiança de que ali era o melhor lugar para poupar dinheiro.

Para desmistificar a respeito do armazenamento na nuvem, saiba alguns benefícios que tal recurso pode trazer para sua empresa.

 

Armazenamento na nuvem é seguro?

Com certeza essa é a primeira pergunta que muitos se fazem. É importante ressaltar que os fornecedores pelo serviço de armazenamento na nuvem são inteiramente responsáveis pelos dados que ali estão. Tudo é regulamentado em contrato, respeitando a privacidade e confidencialidade da empresa.

Assim, os investimentos em segurança são constantes e possibilitam que as informações sejam divididas e armazenadas em vários servidores diferentes, dificultando o ataque de hackers, já que tudo fica fragmentado como num quebra-cabeça. Além disso, toda a informação é criptografada e não fica visível para outro usuário. O acesso à ferramenta é restrito e autorizada somente pelo administrador da conta, proporcionando uma segurança ainda maior.

 

Evite a perda de seus arquivos

Você está quase finalizando aquele relatório e de repente o computador dá uma pane e você perde tudo. Poderia ser só uma situação atípica, se não fosse tão comum. Infelizmente, muitos arquivos importantes são perdidos por falhas técnicas. Com o armazenamento na nuvem, os arquivos ficam salvos em um servidor externo que pode ser acessado de qualquer máquina, desde que esta tenha conexão com a internet.

Você não precisa mais se preocupar em salvar arquivos em pendrives. É muito difícil perder algum arquivo na nuvem, mas mesmo se isso acontecer, você ainda pode recuperá-los devido ao backup automático e periódico que as prestadoras do serviço possuem.

 

Tenha muito mais mobilidade

Outra vantagem de utilizar a tecnologia na nuvem é que os usuários podem acessar seus arquivos de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. A computação na nuvem, como também é chamada, não se restringe apenas ao armazenamento de arquivos. Há muitos programas que utilizam tal tecnologia, mantendo os dados e as informações salvas em servidores externos, possibilitando a utilização dos mesmos por meio de celulares, tablets e outros dispositivos.

Isto é, para utilizar tais softwares com tecnologia na nuvem não é necessário ter um servidor, nem estrutura de TI. Basta utilizar um navegador e uma internet de banda larga.

 

As empresas na nuvem

Quando falamos em empresa, tudo ganha uma dimensão muito maior. São muitos arquivos, planilhas, documentos que podem sofrer perdas e falhas, comprometendo os processos internos. Portanto, o armazenamento na nuvem proporciona uma segurança maior para que situações como essa não ocorram.

Com o aumento crescente dos mecanismos digitais, os softwares na nuvem estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas, oferecendo soluções em diversos segmentos, sem a necessidade de estarem instalados numa máquina para serem utilizados. Com isso, os gestores ganham ainda mais mobilidade para administrar unidades e centros de custos, sem precisar ter equipamentos específicos para rodar determinados programas.

Há empresas que estão utilizando softwares de gestão orçamentária com tecnologia na nuvem para desenvolver o seu planejamento financeiro e ainda analisar a performance da instituição por meio de tal recurso. Como foi citado acima, as vantagens são inúmeras e é um meio seguro, que possibilita uma gestão mais otimizada e eficaz.

Leia Também

É possível inovar no planejamento orçamentário?

06/10/2020

É possível inovar no planejamento orçamentário?

Para muitos profissionais que não são da área, o planejamento orçamentário pode soar como uma atividade monótona, engessada e repetitiva. Por isso, muitas empresas e decisores parecem não acreditar que criatividade e inovação possam fazer parte desta tarefa de elaborar o orçamento empresarial. Mas sabemos que isso não é verdade. A controladoria tem um enorme potencial para a inovação. [Leia mais]

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

09/04/2020

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

Existem momentos que o cenário econômico nos obriga a tomar algumas medidas para proteger o caixa da empresa. Estamos vendo essa situação atualmente: as organizações estão olhando com muita atenção para suas despesas a fim de entender o que realmente é necessário para o funcionamento da operação empresarial, e o que, pelo menos provisoriamente, pode ser pausado. [Leia mais]

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

03/03/2020

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

Recentemente, a Deloitte, empresa especializada em consultoria, auditoria e assessoria financeira, divulgou a pesquisa Agenda 2020, que aborda quais são as expectativas e intenções do mercado para o ano corrente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.