Planos de ação: Mais agilidade para sua gestão empresarial

Planos de ação: Mais agilidade para sua gestão empresarial
Publicado em 06/10/2016 - Atualizado em 23/10/2020 | Estratégia

Imagina que um diretor de uma grande malharia constata que um determinado lote está com as vendas inferiores do que deveriam para o período. Ele precisa formular uma estratégia para mudar este índice, aumentando a venda desse item para que a baixa não afete o fluxo de caixa da empresa, nem o planejamento orçamentário realizado para o período.

A pergunta é: Como o diretor pode estruturar uma estratégia rápida e eficaz para alavancar as vendas do lote?

 

Planos de ação

O plano de ação define as ações estratégicas a serem tomadas geralmente a curto prazo, descrevendo as etapas a serem realizadas para um objetivo específico. É um recurso muito importante, visto que pode servir de base para um planejamento estratégico. Os gestores costumam elaborar planos de ação para atingir determinada meta, indicando uma sequência de tarefas a serem cumpridas, o orçamento estipulado e o tempo de duração para a execução.

Assim, o gestor consegue organizar as ações estratégicas e monitorar todo o andamento do processo de uma forma mais dinâmica e eficiente. No entanto, o que vai fazer a diferença na execução do plano de ação é a ferramenta que será escolhida para realizar a tarefa. 

 

O aplicativo ideal

Há muitas empresas que aderiram à utilização de softwares de gestão orçamentária para otimizar a gestão financeira e ainda realizar a análise de performance dos indicadores de desempenho com maior assertividade. Existem aplicativos de gestão orçamentária que possuem diversas funcionalidades para projeção de fluxo de caixa, planejamento de RH, projeção de vendas, forecast e também, planos de ação.

Com tal ferramenta, é possível determinar as ações que serão realizadas, com seus respectivos prazos e profissionais envolvidos. Com um template intuitivo e de fácil visualização, é possível acompanhar o andamento do processo por meio de barras com a evolução das tarefas em percentual, com a possibilidade de inclusão de comentários e justificativas da equipe participante.

Além disso, há modelos com armazenamento na nuvem, o que permite que o administrador acompanhe seus dados de qualquer dispositivo com internet, até mesmo smartphones e tablets. Toda a movimentação fica registrada no sistema e o gestor é quem permite os usuários autorizados a utilizar as funcionalidades dentro do sistema.

Há inúmeras vantagens em utilizar um software específico para a gestão orçamentária. Pesquise a respeito e encontre a solução que mais se adeque as necessidades da sua empresa.

Leia Também

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

12/01/2021

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

No varejo existe uma necessidade do aumento constante de vendas, sendo os indicadores de desempenho ainda mais cruciais. Em especial depois de um ano conturbado como 2020, em que traçar objetivos e estratégias se mostrou extremamente necessário para o novo ano. [Leia mais]

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

05/01/2021

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

Os indicadores de performance são dados quantificáveis determinados pelo gestor para analisar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos [Leia mais]

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.