Diagrama de Ishikawa: o que é e como utilizar na sua empresa

Diagrama de Ishikawa: o que é e como utilizar na sua empresa
Publicado em 26/01/2021 - Atualizado em 08/04/2021 | Estratégia

Já dizia a sabedoria popular que “errar é humano”, certo? E isso inclui sua empresa, não importa se é de pequeno, médio ou grande porte. Por menos processos que existam, em algum momento, provavelmente falhas irão ocorrer. As consequências disso são inúmeras e, como resultado, podem afetar a rotina, cair a produtividade e comprometer o faturamento, entre outros. Então como proceder para minimizar esses problemas e resolvê-los com rapidez e assertividade?

O Diagrama de Ishikawa – também conhecido como diagrama Espinha de Peixe, diagrama de Causa e Efeito ou diagrama 6M – é uma ferramenta visual bastante utilizada no meio empresarial e que tem como objetivo ajudar a equipe a chegar nas causas reais dos problemas que acometem nos processos organizacionais de uma empresa. 

 

Por que usar o Diagrama de Ishikawa na empresa? 

Processo bastante útil para solucionar problemas, conforme citamos acima, o Diagrama de Ishikawa também pode ser usado na busca de melhoria de processos, fazendo com que eles funcionem ainda melhor na empresa.  

Além de ter fácil entendimento e possibilitar a análise da raiz dos problemas internos da empresa, o Diagrama de Ishikawa também possui outras vantagens:

  • Promove o envolvimento e o comprometimento dos colaboradores na melhoria dos processos;
  • Pode ser utilizado como uma ferramenta estatística para o controle total da qualidade;
  • Permite uma análise com alto nível de detalhes, ajudando a tomar decisões mais eficazes;
  • Possui uma estrutura flexível, sendo aplicável a problemas das mais diversas naturezas.

Agora que você já sabe as utilidades dessa ferramenta, que tal aprender como aplicá-la?

 

Como montar o Diagrama de Ishikawa 

O diagrama parte do princípio de que, ao resolver as causas, o problema também será resolvido. Dessa forma, o seu uso facilita a identificação e análise dos problemas, servindo como um norte para o planejamento estratégico de uma solução. 

Sendo assim, para iniciar seu diagrama é importante estar ciente que ele é composto visualmente pelo problema que se quer analisar e seis divisões que seriam as causas dos problemas, todas iniciadas pela letra M: 

  • Método
  • Material
  • Mão de obra
  • Máquinas
  • Medidas
  • Meio ambiente

Em suma, para montar o diagrama, primeiramente você precisa escrever qual é o problema que sua empresa enfrenta. Ele ficará ao final do desenho, como se fosse a cabeça do peixe, conforme mostramos no esquema abaixo. 

E quando falamos em problema, eles podem ser os mais diversos e em empresas de todos os segmentos. Seu objetivo, sobretudo, é entender as causas de quaisquer empecilhos que estejam prejudicando os resultados. Veja alguns exemplos de problemas analisados: atendimento ao cliente, atraso de entregas, produtos com defeitos, equipe desmotivada, altas demandas etc. 

Após escrever o problema, trace uma linha reta para a esquerda da escrita e faça seis ramificações, sendo uma para cada divisão do diagrama – os 6 Ms, conforme apontado acima. Em seguida, a equipe deve analisar de que forma esses fatores podem ter contribuído para o resultado indesejado.

O diagrama, então, fica com a aparência de uma “espinha de peixe”, conforme ilustrado no modelo abaixo:

 

Diagrama de Ishikawa 

 

Na prática

Imagine que o problema de uma empresa é o defeito de um produto. Será que os colaboradores da empresa não estão bem treinados? Nesse caso, a causa estaria na mão de obra. E se são os equipamentos que não estão funcionando corretamente? Aí a origem está em máquinas. Ou talvez o problema seja no controle de qualidade, com origem nos métodos. 

Portanto, identificada a causa ou as causas do problema, os gestores podem analisar a situação com maior propriedade, de forma a corrigir os erros e melhorar os processos, o que evita, inclusive, que essa falha se repita. 

 

Dicas para o seu diagrama

Lembre-se que esse diagrama não deve ser feito sozinho, por apenas uma pessoa. Logo, é saudável buscar opiniões de colaboradores envolvidos direta e indiretamente no problema para que eles também contribuam com ideias. Dessa forma, o problema pode acabar tendo mais causas do que você imaginaria inicialmente. 

Outra dica importante é que todas as informações sejam baseadas em fatos e dados. Nesse processo, os achismos não têm vez e as informações apontadas precisam estar baseadas na realidade.  

Uma forma de assegurar que os dados levantados para a elaboração do diagrama são precisos e corretos é utilizando um software de gestão orçamentária e planejamento estratégico, onde todas as informações e indicadores de performance são organizados e atualizados em tempo real. Assim, se um KPI estiver fora do esperado, o diagrama pode auxiliar em sua correção, trazendo mais benefícios para a empresa.

 

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