Planejamento orçamentário: Dicas essenciais para controlar as finanças empresariais

Planejamento orçamentário: Dicas essenciais para controlar as finanças empresariais
Publicado em 14/02/2017 - Atualizado em 12/05/2020 | Planejamento Orçamentário

Todo sabemos que a economia está um caos. Mesmo com diversas medidas e tentativas para que tudo se estabilize e para que o cenário econômico fique melhor, ainda está complicado administrar as finanças diante de tantas oscilações.

O tempo todo são novos reajustes que surgem, seja na gasolina, nos alimentos ou na eletricidade, fazendo com que os consumidores façam malabarismo para que o dinheiro comporte tudo no final do mês.

Para profissionais de controladoria e gestão, o desafio é manter o budget ajustado e as finanças sob controle, em meio a tantas variações econômicas. Para isso, é necessário realizar o planejamento orçamentário assertivo, levando em consideração as peculiaridades de unidades e centros de custo, para evitar que o orçamento empresarial fique defasado.

Nesse artigo, vamos abordar 4 dicas essenciais para o controle do budget em meio às oscilações político-econômicas que causam impacto no fluxo de caixa das empresas. 

Planejamento de orçamento empresarial eficiente

O que acontece com um copo que está furado? Não adianta nada enchê-lo, porque ele sempre irá esvaziar, certo? A mesma coisa acontece com o caixa da empresa. Se não houver uma boa análise de DRE, para avaliar e realizar uma gestão inteligente de despesas, não adianta ter uma boa receita. O prejuízo é certo.

Para isso, é preciso focar nas maiores fontes de despesas da empresa. O planejamento de RH auxilia os gestores a projetar a folha de pagamento e assim, planejar os encargos comuns ao setor. O planejamento de vendas, faz com que as metas e objetivos de unidades, produtos e vendedores sejam projetas de acordo com as expectativas de gestores e diretoria.

A projeção de investimentos também merece atenção especial, já que a imobilização de bens e a depreciação dos mesmos devem ser planejados. A projeção de cenários, por sua vez, é essencial para testar possível estratégias que a empresa deseja realizar, além de preparar o fluxo de caixa para prováveis reajustes e inflação. O recurso de forecast é importante para revisar e ajustar o orçamento, para que a estratégia inicial seja mantida. 

Não perca tempo

Tempo é dinheiro, sim. Portanto, para um melhor gerenciamento financeiro empresarial, é necessária uma melhor gestão do tempo. Para isso, muitas empresas estão aderindo ao uso de software de gestão orçamentária para agilizar o processo orçamentário, realizando o planejamento financeiro de forma mais otimizada, com análise de performance e ainda, com a possibilidade de determinar indicadores de desempenho e desenvolver planos de ação.

Além disso, ao contrário do que se pensa, tais ferramentas são muito mais seguras. Toda a movimentação fica registrada e o acesso é autorizado pelo administrador. Há aplicativos que possuem armazenamento na nuvem, o que proporciona muito mais mobilidade ao gestor. A consolidação de resultados é em apenas poucos segundos e os relatórios são simplificados e o dashboard possui amplo cardápio de gráficos customizáveis.

Ainda a possibilidade de realizar gestão matricial de despesas (GMD) e ter ainda mais transparência e controle das finanças. Então, com essas dicas, a projeção orçamentária da sua empresa será mais assertiva e eficiente.

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.