Blog, Controladoria

Planejamento orçamentário: Dicas essenciais para controlar as finanças empresariais

Planejamento orçamentário: Dicas essenciais para controlar as finanças empresariais

Todo sabemos que a economia está um caos. Mesmo com diversas medidas e tentativas para que tudo se estabilize e para que o cenário econômico fique melhor, ainda está complicado administrar as finanças diante de tantas oscilações.

O tempo todo são novos reajustes que surgem, seja na gasolina, nos alimentos ou na eletricidade, fazendo com que os consumidores façam malabarismo para que o dinheiro comporte tudo no final do mês.

Para profissionais de controladoria e gestão, o desafio é manter o budget ajustado e as finanças sob controle, em meio a tantas variações econômicas. Para isso, é necessário realizar o planejamento orçamentário assertivo, levando em consideração as peculiaridades de unidades e centros de custo, para evitar que o orçamento empresarial fique defasado.

Nesse artigo, vamos abordar algumas dicas essenciais para o controle do budget em meio às oscilações político-econômicas que causam impacto no fluxo de caixa das empresas.

Planejamento de orçamento empresarial eficiente

O que acontece com um copo que está furado? Não adianta nada enchê-lo, porque ele sempre irá esvaziar, certo? A mesma coisa acontece com o caixa da empresa. Se não houver uma boa análise de DRE, para avaliar e realizar uma gestão inteligente de despesas, não adianta ter uma boa receita. O prejuízo é certo.

Para isso, é preciso focar nas maiores fontes de despesas da empresa. O planejamento de RH auxilia os gestores a projetar a folha de pagamento e assim, planejar os encargos comuns ao setor. O planejamento de vendas faz com que as metas e objetivos de unidades, produtos e vendedores sejam projetadas de acordo com as expectativas de gestores e diretoria.

A projeção de investimentos também merece atenção especial, já que a imobilização de bens e a depreciação dos mesmos devem ser planejados. A projeção de cenários, por sua vez, é essencial para testar possíveis estratégias que a empresa deseja realizar, além de preparar o fluxo de caixa para prováveis reajustes e inflação. O recurso de forecast é importante para revisar e ajustar o orçamento, para que a estratégia inicial seja mantida.

Software Alstrategy Plano

Não perca tempo

Tempo é dinheiro, sim. Portanto, para um melhor gerenciamento financeiro empresarial, é necessária uma melhor gestão do tempo. Para isso, muitas empresas estão aderindo ao uso de software de gestão orçamentária para agilizar o processo orçamentário, realizando o planejamento financeiro de forma mais otimizada, com análise de performance e ainda, com a possibilidade de determinar indicadores de desempenho e desenvolver planos de ação.

Além disso, ao contrário do que se pensa, tais ferramentas são muito mais seguras. Toda a movimentação fica registrada e o acesso é autorizado pelo administrador. Há aplicativos que possuem armazenamento na nuvem, o que proporciona muito mais mobilidade ao gestor. A consolidação de resultados é feita em poucos segundos e os relatórios são simplificados e o dashboard possui amplas opções de gráficos customizáveis.

Ainda a possibilidade de realizar gestão matricial de despesas (GMD) e ter ainda mais transparência e controle das finanças. Então, com essas dicas, a projeção orçamentária da sua empresa será mais assertiva e eficiente.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Controle, Finanças, Gestão Orçamentária, Planejamento Orçamentário