Planejamento de vendas: Use a tecnologia a favor da sua gestão

Planejamento de vendas: Use a tecnologia a favor da sua gestão
Publicado em 20/10/2016 - Atualizado em 05/05/2020 | Planejamento Orçamentário

Todas as empresas querem vender. Se não todas, a grande maioria. São as vendas as responsáveis por grande parte da receita de companhias de bens e serviços, dos mais variados segmentos. No entanto, não adianta querer vender em larga escala sem ter um planejamento estratégico que possibilite isso.

Durante a projeção orçamentária é que a empresa estabelece o orçamento do período, quanto deseja gastar e arrecadar naquele ano. Assim, o gestor da área de controladoria e gestão desenvolve o planejamento de RH realizando a projeção da folha de pagamento e ajustando as despesas comuns ao setor ao planejamento econômico da empresa.

No processo orçamentário, realiza-se também a projeção de volumes e custos, planejamento de investimentos, a projeção de fluxo de caixa, para que o budget fique ajustado às necessidades da empresa. É nesse momento, que a empresa deve realizar o planejamento de vendas. 

Planejamento de vendas

Para os responsáveis pelo setor de vendas, não é uma tarefa fácil conciliar as metas da diretoria, vendedores, filiais e etc. Ainda ajustar tais metas a sazonalidade de produtos, ações promocionais, inflação, impostos, entre outros fatores que impactam no planejamento orçamentário da empresa.

A projeção de cenários também é um recurso bastante utilizado para preparar a empresa e as vendas para possíveis mudanças de cenários. Além disso, determinar os investimentos que serão realizados em lojas, se a empresa irá abrir novas unidades ou fechar algum ponto de venda, é essencial.

A avaliação dos produtos que mais vendem, aqueles que precisam ser trabalhados ou retirados de mercado, fazem parte do planejamento de vendas, assim como os demais recursos citados acima. A projeção de vendas, juntamente como a projeção financeira e outros, são de suma importância para um planejamento financeiro eficiente, proporcionando resultados positivos para a empresa. 

Usufrua do melhor da tecnologia na sua gestão

A fim de realizar o planejamento orçamentário mais completo e assertivo, muitas instituições estão utilizando software de gestão orçamentária para deixar a gestão financeira mais eficiente e segura. Com tais ferramentas é possível realizar o planejamento de vendas de acordo com as estratégias da empresa, aliado a uma boa análise de DRE, consolidações dos resultados e outros recursos abordados nesse artigo.

Há aplicativos de gestão orçamentária que realizam análise de performance do planejado x realizado, monitoram os indicadores de desempenho e desenvolvem planos de ação, recurso este muito eficaz para alcançar os objetivos de vendas. Há modelos que possuem armazenamento na nuvem, backup de alta disponibilidade e que funcionam como SAAS, proporcionando agilidade, mobilidade, segurança e um excelente custo-benefício aos usuários.

O Plano é um exemplo de aplicativo com mais de 1.000 funcionalidades voltada a gestão orçamentária, que auxiliam o desenvolvimento de um planejamento estratégico muito mais eficiente. Constantemente são lançadas versões e novos recursos que possibilitam um orçamento empresarial mais preciso e uma melhor gestão de tempo.

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.