Planejamento de vendas: Use a tecnologia a favor da sua gestão

Planejamento de vendas: Use a tecnologia a favor da sua gestão
Publicado em 20/10/2016 - Atualizado em 14/04/2021 | Planejamento Orçamentário

Todas as empresas querem vender, ou pelo menos, a grande maioria. São as vendas as responsáveis pela maior parte da receita de companhias de bens e serviços, dos mais variados segmentos. No entanto, não adianta querer vender em larga escala sem ter um planejamento estratégico que possibilite isso.

Durante a projeção orçamentária é que a empresa estabelece o orçamento do período, quanto deseja gastar e arrecadar naquele ano. Assim, o gestor da área de controladoria e gestão desenvolve o planejamento de RH realizando a projeção da folha de pagamento e ajustando as despesas comuns do setor ao planejamento econômico da empresa.

No processo orçamentário, realiza-se também a projeção de volumes e custos, planejamento de investimentos, a projeção de fluxo de caixa, para que o budget fique ajustado às necessidades da empresa. É nesse momento, que a empresa deve realizar o planejamento de vendas. 

 

Planejamento de vendas

Para os responsáveis pelo setor de vendas, não é uma tarefa fácil conciliar as metas da diretoria, vendedores, filiais e etc. Além de também precisar ajustar essas metas à sazonalidade de produtos, ações promocionais, inflação, impostos, entre outros fatores que impactam no planejamento orçamentário da empresa.

A projeção de cenários também é um recurso bastante utilizado para preparar a empresa e as vendas para possíveis mudanças de cenários. Além disso, determinar os investimentos que serão realizados em lojas, se a empresa irá abrir novas unidades ou fechar algum ponto de venda, é essencial.

A avaliação dos produtos que mais vendem, aqueles que precisam ser trabalhados ou retirados de mercado, fazem parte do planejamento de vendas, assim como os demais recursos citados acima. A projeção de vendas, juntamente como a projeção financeira e outros, é de suma importância para um planejamento financeiro eficiente, proporcionando resultados positivos para a empresa. 

 

Usufrua do melhor da tecnologia na sua gestão

A fim de realizar o planejamento orçamentário mais completo e assertivo, muitas instituições estão utilizando software de gestão orçamentária para deixar a gestão financeira mais eficiente e segura. Com tais ferramentas é possível realizar o planejamento de vendas de acordo com as estratégias da empresa, aliado a uma boa análise de DRE, consolidações dos resultados e outros recursos abordados nesse artigo.

Há aplicativos de gestão orçamentária que realizam análise de performance do planejado x realizado, monitoram os indicadores de desempenho e desenvolvem planos de ação, recurso este muito eficaz para alcançar os objetivos de vendas. Há modelos que possuem armazenamento na nuvem, backup de alta disponibilidade e que funcionam como SAAS, proporcionando agilidade, mobilidade, segurança e um excelente custo-benefício aos usuários.

O Plano é um exemplo de aplicativo com mais de 1.000 funcionalidades voltada à gestão orçamentária, que auxilia o desenvolvimento de um planejamento estratégico muito mais eficiente e transparente.

Leia Também

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

10/09/2021

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.