Blog, Controladoria

Planejamento orçamentário: 5 dicas essenciais para um budget ajustado

Planejamento orçamentário: 5 dicas essenciais para um budget ajustado

Sem delongas: para um planejamento orçamentário eficaz é necessária uma gestão inteligente de despesas. Não adianta traçar estratégias, visando uma boa receita, se há custos sobressalentes que estão passando despercebidos na hora de realizar o planejamento financeiro.

Nesse artigo, iremos listar 5 dicas essenciais para ter um maior controle financeiro e um budget ajustado às necessidades da sua empresa.

Projeção de folha de pagamento

Responda rápido: Qual é a maior fonte de despesas da sua empresa? Na grande maioria das instituições, a resposta seria a folha de pagamento. Os custos com o pessoal podem representar até 80% das despesas de uma companhia e, portanto, merecem atenção especial.

Para isso, é importante realizar o planejamento de RH, a fim de projetar despesas e encargos comuns ao setor, preparando o fluxo de caixa para contratações, demissões, dissídio coletivo, horas extras, entre outros.

Planejamento de vendas

Quando falamos em planejamento de vendas, não é somente definir metas para o setor. É necessário realizar uma projeção estruturada, relacionando produtos que entrarão ou sairão de linha, a abertura de novas lojas, reformas e etc.

Além disso, a projeção de vendas auxilia o alinhamento de metas entre gestores e diretoria, estruturando por níveis de região, unidades, vendedores e produtos. Ainda há a possibilidade de criar planos de ação, para atingir os objetivos mais assertivamente.

Projeção de cenários

Com tanta instabilidade política e econômica, um bom recurso para assegurar um planejamento orçamentário eficiente é a projeção de cenários. Desta forma, é possível testar estratégias e realizar uma projeção de fluxo de caixa mais eficiente.

Análise de performance

Depois de fechar o planejamento financeiro, é indispensável realizar uma análise de performance para verificar o planejado x realizado. Caso o orçamento empresarial esteja apresentando desvios do que foi determinado a princípio, é possível realizar forecast e ajustar os valores para cumprir o que foi estipulado inicialmente.

Além disso, é importante determinar indicadores de desempenho para uma melhor avaliação dos resultados da empresa, monitorando-os em tempo real. A análise de DRE também é importante para uma gestão inteligente de despesas e, portanto, deverá ser realizada de forma criteriosa.

Software Alstrategy Plano

Software de gestão orçamentária

A ferramenta que é utilizada para realizar o planejamento econômico da empresa também é de suma importância. A fim de automatizar o processo e proporcionar mais agilidade, segurança e mobilidade aos gestores, muitas instituições estão utilizando software de gestão orçamentária.

Tais sistemas possibilitam realizar todos os recursos citados nesse artigo e ainda uma série de outros, que foram especialmente desenvolvidos para uma projeção financeira mais assertiva. Há modelos com tecnologia na nuvem e que funcionam como SAAS, tornando o processo orçamentário mais eficiente e rápido. Com essas dicas essenciais, é possível ter um melhor gerenciamento financeiro e um controle de budget ainda maior.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Planejamento Orçamentário, Plano, Projeção