Software de Planejamento Estratégico: Bem-vindo ao futuro

Software de Planejamento Estratégico: Bem-vindo ao futuro
Publicado em 04/07/2017 - Atualizado em 19/03/2021 | Estratégia

Será que alguém ainda utiliza agenda de papel? Pode ser uma prática obsoleta, mas já salvou muita gente de esquecer ou se atrasar para reuniões ou compromissos. E a agenda eletrônica? Não durou tanto tempo, mas fez bastante sucesso quando lançada.

A agenda faz parte de um método organizacional que auxilia no planejamento diário, semanal e mensal. Da mesma forma, os gestores de empresas dos mais diversos segmentos administram cronogramas, planilhas, entre outras ferramentas para organizar as metas e objetivos da companhia.

O desafio das instituições é desenvolver um planejamento estratégico assertivo, claro e eficaz, com aplicabilidade e que proporcione bons resultados. Mas a pergunta que não quer calar: Como? 

 

Software de planejamento estratégico

A tecnologia evoluiu e obrigou as empresas a evoluírem junto. Enquanto muitos gestores ainda utilizam planilhas para administrar o planejamento orçamentário e estratégico da companhia, outros já usufruem de ferramentas especialmente desenvolvidas para otimizar o dia a dia de profissionais de controladoria e gestão, com mais assertividade e eficácia. Afinal, não adianta só planejar e depois não acompanhar. 

O software de planejamento estratégico possibilita a criação de indicadores de desempenho, para que o gestor possa avaliar quantitativamente e qualitativamente os resultados pontuais que demonstram a evolução da companhia. Além disso, é possível criar planos de ação para auxiliar no cumprimento de metas e objetivos.

Tais ferramentas possibilitam a utilização de diversos métodos relacionados a planejamento estratégico, como por exemplo a metodologia BSC e a criação de mapas estratégicos. Desta forma, os objetivos ficam mais claros e tanto a equipe quanto as metas podem ser ligadas a indicadores e planos de ação, para uma maior eficácia do processo. 

 

Funcionalidades para outras áreas

O software de gestão orçamentária auxilia no planejamento estratégico e, sobretudo, para um melhor controle do budget. Tal ferramenta possibilita, não só um gerenciamento financeiro assertivo, como também uma gestão inteligente de despesas e um processo orçamentário muito mais ágil, rápido e eficiente.

Com o sistema é possível realizar planejamento de RH, vendas e investimentos, assim como projeção de cenários, análise de DRE e modelos de despesas e receitas. Também é possível a projeção de fluxo de caixa, forecast, análise de performance do planejado x realizado e em alguns casos, gestão matricial de despesas.

Alguns softwares possuem relatórios de fácil visualização e dashboards com diversos modelos de gráficos, que proporcionam uma consolidação de resultados muito mais rápida. Há modelos com armazenamento na nuvem e que funcionam como SAAS, possibilitando uma gestão mais segura, ágil e econômica. 

Leia Também

Elaboração da DRE: Otimize sua gestão empresarial com o apoio da tecnologia

20/04/2021

Elaboração da DRE: Otimize sua gestão empresarial com o apoio da tecnologia

A análise da Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é de suma importância para a empresa, pois acompanhar os resultados permite avaliar como foi sua evolução, fazer projeções de crescimento e então definir as diretrizes para o próximo período, sendo a tecnologia uma grande aliada. [Leia mais]

Como o planejamento estratégico pode beneficiar o setor de serviços?

02/03/2021

Como o planejamento estratégico pode beneficiar o setor de serviços?

Para garantir a estabilidade financeira de um negócio, não tem jeito: é preciso ter um planejamento estratégico como grande aliado. Principalmente quando falamos em organizações que atuam na área de serviços. [Leia mais]

As vantagens de integrar o planejamento estratégico ao orçamentário

23/02/2021

As vantagens de integrar o planejamento estratégico ao orçamentário

O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, ele define os objetivos do negócio e o que será necessário colocar em prática para que sejam alcançados. No entanto, isso só acontece, efetivamente, quando há uma sinergia entre a definição de metas e a gestão orçamentária. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.