Software de Planejamento Estratégico: Bem-vindo ao futuro

Software de Planejamento Estratégico: Bem-vindo ao futuro
Publicado em 04/07/2017 - Atualizado em 15/01/2021 | Estratégia

Será que alguém ainda utiliza agenda de papel? Pode ser uma prática obsoleta, mas já salvou muita gente de esquecer ou se atrasar para reuniões ou compromissos. E a agenda eletrônica? Não durou tanto tempo, mas fez bastante sucesso quando lançada.

A agenda faz parte de um método organizacional que auxilia no planejamento diário, semanal e mensal. Da mesma forma, os gestores de empresas dos mais diversos segmentos administram cronogramas, planilhas, entre outras ferramentas para organizar as metas e objetivos da companhia.

O desafio das instituições é desenvolver um planejamento estratégico assertivo, claro e eficaz, com aplicabilidade e que proporcione bons resultados. Mas a pergunta que não quer calar: Como? 

 

Software de planejamento estratégico

A tecnologia evoluiu e obrigou as empresas a evoluírem junto. Enquanto muitos gestores ainda utilizam planilhas para administrar o planejamento orçamentário e estratégico da companhia, outros já usufruem de ferramentas especialmente desenvolvidas para otimizar o dia a dia de profissionais de controladoria e gestão, com mais assertividade e eficácia. Afinal, não adianta só planejar e depois não acompanhar. 

O software de planejamento estratégico possibilita a criação de indicadores de desempenho, para que o gestor possa avaliar quantitativamente e qualitativamente os resultados pontuais que demonstram a evolução da companhia. Além disso, é possível criar planos de ação para auxiliar no cumprimento de metas e objetivos.

Tais ferramentas possibilitam a utilização de diversos métodos relacionados a planejamento estratégico, como por exemplo a metodologia BSC e a criação de mapas estratégicos. Desta forma, os objetivos ficam mais claros e tanto a equipe quanto as metas podem ser ligadas a indicadores e planos de ação, para uma maior eficácia do processo. 

 

Funcionalidades para outras áreas

O software de gestão orçamentária auxilia no planejamento estratégico e, sobretudo, para um melhor controle do budget. Tal ferramenta possibilita, não só um gerenciamento financeiro assertivo, como também uma gestão inteligente de despesas e um processo orçamentário muito mais ágil, rápido e eficiente.

Com o sistema é possível realizar planejamento de RH, vendas e investimentos, assim como projeção de cenários, análise de DRE e modelos de despesas e receitas. Também é possível a projeção de fluxo de caixa, forecast, análise de performance do planejado x realizado e em alguns casos, gestão matricial de despesas.

Alguns softwares possuem relatórios de fácil visualização e dashboards com diversos modelos de gráficos, que proporcionam uma consolidação de resultados muito mais rápida. Há modelos com armazenamento na nuvem e que funcionam como SAAS, possibilitando uma gestão mais segura, ágil e econômica. 

Leia Também

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

19/01/2021

Lições da pandemia: empresas do varejo que transformaram a crise em oportunidade

É importante que as empresas tenham uma visão clara de sua situação, entendam os possíveis cenários e estejam preparadas para tomadas de decisão rápidas. Um bom planejamento orçamentário e uma preparação para diferentes cenários críticos são essenciais para controlar os possíveis prejuízos. [Leia mais]

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

12/01/2021

Varejo: Quais são os indicadores de desempenho mais importantes para o segmento?

No varejo existe uma necessidade do aumento constante de vendas, sendo os indicadores de desempenho ainda mais cruciais. Em especial depois de um ano conturbado como 2020, em que traçar objetivos e estratégias se mostrou extremamente necessário para o novo ano. [Leia mais]

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

05/01/2021

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

Os indicadores de performance são dados quantificáveis determinados pelo gestor para analisar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.