Orçamento empresarial no celular: O futuro chegou

Orçamento empresarial no celular: O futuro chegou
Publicado em 31/08/2017 - Atualizado em 21/01/2021 | Mobilidade

Imagine que estamos no ano de 1999. O celular ainda é uma novidade que desperta desconfiança e desejo de muitos, no entanto, é um artigo de luxo para poucos. Ligar para seus contatos, usufruindo de uma mobilidade fantástica, e mandar um torpedo era coisa do outro mundo.

Pense então, falar para alguém daquela época, que no futuro seria possível pagar contas, efetuar compras, assistir vídeos e ouvir músicas pelo celular? Obviamente, ninguém acreditaria. Hoje em dia, estamos indo além desta realidade.

Se formos parar para pensar, as coisas não mudaram muito de lá para cá. Ainda encaramos com desconfiança as novidades tecnológicas que surgem no mercado. Quando são inovações voltadas a princípio para pessoas físicas, como foi o caso do Whatsapp, Facebook, Instagram, entre outros, a aceitação é um pouco mais rápida. Porém, quando são tecnologias propostas ao mundo corporativo, a resistência se torna muito maior.

 

Orçamento empresarial mobile

O planejamento orçamentário é um processo complexo e maçante, que na maioria das vezes, envolve vários profissionais, muitas horas de trabalho e concentração. A fim de minimizar esforços e otimizar a projeção financeira, empresas desenvolveram software de gestão orçamentária, que realiza o planejamento econômico de forma muito mais rápida e segura.

Apesar da segurança ser um item fundamental para a escolha desse tipo de ferramenta, visto que toda a movimentação dentro do sistema deve ficar registrada em backups de alta disponibilidade e o administrador é quem permite os acessos e visualizações dos usuários, ainda há resistência na utilização de tal produto.

Enquanto muitas empresas já usufruem dos inúmeros benefícios proporcionados pelo software de planejamento financeiro, outras ainda se prendem a velhos processos. A fim de proporcionar ainda mais mobilidade e acompanhando as tendências de mercado, alguns desenvolvedores estão disponibilizando a gestão orçamentária em versão mobile. Afinal, atualmente utilizamos o celular para quase tudo e, por que não para gerir o orçamento empresarial?

Para o gestor que se desloca em viagens e reuniões, pode acompanhar os indicadores de desempenho, planos de ação, analisar justificativas, inserir comentários e, assim, poder acompanhar a performance do planejamento orçamentário de qualquer lugar. 

 

Tecnologia que move obstáculos

A tecnologia tem auxiliado muito os profissionais de controladoria e gestão. Enquanto o orçamento empresarial levava meses para ser concluído, hoje, com o uso de software de planejamento financeiro é possível realiza-lo em poucos dias.

É possível realizar a projeção de vendas, planejamento de investimentos, da folha de pagamento, assim como a projeção de cenários, criar modelos de despesas e receitas, realizar GMD, mapa estratégico, forecast e, com isso, ter uma análise de performance e uma consolidação dos resultados muito mais assertivas.

Ainda há modelos de aplicativos e softwares com armazenamento na nuvem, que proporcionam, além da segurança ao usuário, mobilidade para realizar a gestão empresarial. E se a preocupação está no investimento para utilizar tal maravilha, saiba que há ferramentas que funcionam como SAAS e podem ser utilizadas como serviço, diminuindo o custo para a empresa contratante. 

Leia Também

Planejado X Realizado: Tenha mais mobilidade

20/04/2018

Planejado X Realizado: Tenha mais mobilidade

Depois que o planejamento orçamentário foi desenvolvido, está na hora de acompanhar o planejado X realizado. Realizar a análise de performance do planejamento econômico, por meio de indicadores de desempenho, é de suma importância para saber se tudo está andando como o previsto. [Leia mais]

Gestão orçamentária por dispositivos móveis

20/09/2016

Gestão orçamentária por dispositivos móveis

As pessoas são capazes de utilizar o celular para efetuar compras, realizar pagamentos, utilizar diversos aplicativos, mas quando se trata de gerenciar as finanças da empresa, ainda preferem a velha e boa planilha, entre outros métodos convencionais que tornam o processo orçamentário demorado, falho e muitas vezes, prendem o gestor ao escritório. [Leia mais]

Gestão Financeira: Saia da caixinha e tenha mobilidade

14/07/2016

Gestão Financeira: Saia da caixinha e tenha mobilidade

Os profissionais de gestão e controladoria têm uma grande responsabilidade nas mãos para desenvolver o planejamento orçamentário da empresa de uma maneira minuciosa, já que é isso que vai garantir a saúde financeira da instituição. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.