Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação

Gestão empresarial e impostos: como reduzir a burocracia com a automação
Publicado em 10/09/2021 - Atualizado em 10/09/2021 | Planejamento Orçamentário

O Brasil é o país que mais gasta tempo com atividades relacionadas a impostos. Uma pesquisa realizada pelo Doing Business Subnacional Brasil 2021 revelou que as empresas dispendem mais de 1000 horas com tributos fiscais por ano. Esse intervalo envolve desde o preparo até a declaração e pagamento de impostos diretos e indiretos. Sendo assim, essa é uma realidade com a qual as empresas precisam conviver, e da melhor forma possível. 

Outra pesquisa que reforça a importância de uma boa organização na questão dos tributos é da Thomson Reuters com 39 líderes da área de impostos de grandes companhias, que aponta que 25,6% desses profissionais dedicam entre 40% a 60% do seu tempo para atualizações de políticas fiscais. Ou seja, deve-se pensar em como este tempo poderia ser melhor aproveitado com outras tarefas como a análise de dados, por exemplo, ou a tomada de decisões mais estratégicas para a empresa. 

Inicialmente, é importante frisar que um bom planejamento nesta área deve considerar tributos federais, estaduais e municipais, impostos e taxas, entre outros valores que os gestores têm que estar atentos e que compõem uma gestão orçamentária eficiente. E com tantas informações, particularidades e mudanças acontecendo quase diariamente esse planejamento torna-se um desafio. 

É nesse cenário que softwares vêm ganhando espaço, com automação de processos que tornam o dia a dia mais prático para os gestores e proporcionam mais segurança para as organizações. Confira então 3 motivos para utilizar um software de planejamento orçamentário na rotina fiscal da sua empresa para diminuir a burocracia e facilitar as atividades. 

 

Mais agilidade

Quando realizada de forma manual, esta tarefa do setor financeiro requer tempo e atenção para os detalhes e as especificidades de cada valor, para evitar cálculos equivocados que podem resultar em custos para a empresa. Ou seja, caso algum detalhe passe despercebido, além da carga horária investida pelos profissionais, também será exigido da instituição o pagamento de multas para se regularizar.

Ao utilizar um software, as informações são parametrizadas de acordo com a particularidade de cada valor, e seus gestores não precisarão dedicar parte do dia apenas para calcular impostos. Usar a tecnologia a seu favor, permite elaborar um planejamento orçamentário mais eficiente, de forma mais rápida, e garantindo que a empresa estará em conformidade fiscal. 

 

Mais segurança

Atualmente no Brasil existem mais de 400 mil normas tributárias vigentes. Com 27 estados e mais de 5 mil municípios, acompanhar as mudanças no país é um desafio a ser superado diariamente. É necessário ter profissionais dedicados integralmente para compreender as normas e assegurar que o pagamento dos tributos será feito com informações atuais. 

Incluir a automação na rotina de trabalho, garante acompanhamento em tempo real e torna as análises mais seguras e confiáveis. Além disso, as horas que seriam dedicadas para acompanhar alterações e adaptar cálculos, poderão ser direcionadas para análises de dados ou planejamento de ações para a gestão orçamentária, por exemplo.

 

Mais transparência

Os recursos de um software para planejamento financeiro facilitam a visualização dos impostos e seus cálculos pelos gestores. Diferentemente de planilhas, que possuem um grande volume de informações e podem causar confusão até mesmo para o profissional mais experiente.

Além disso, também é possível detectar o impacto que os tributos causam para o caixa da empresa e auxiliar no planejamento orçamentário. Com dados sobre o quanto a instituição investe em tributos, os gestores podem antecipar-se para evitar imprevistos desagradáveis no final do mês. 

 

Toda área tributária e fiscal de uma empresa enfrenta um longo e desafiador processo para garantir que a organização esteja sempre de acordo com a lei. Desde estar com as normas atualizadas até o pagamento efetivo dos tributos, são diversas etapas que exigem dedicação e atenção aos mínimos detalhes. 

Como vimos acima, reduzir a burocracia é uma das funções da automação. Um recurso que permite que a energia investida nas atividades seja orientada para potencializar os resultados da empresa e tornar a rotina de trabalho mais simples e dinâmica. Veja também como é possível tornar sua gestão orçamentária mais ágil com um software de planejamento financeiro. 

 

Leia Também

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

31/08/2021

5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico

Estima-se que entre 20% e 40% das planilhas usadas por organizações ao redor do mundo para controle financeiro possuem algum tipo de falha. Basta um erro de digitação na fórmula para comprometer os resultados do planejamento estratégico e causar prejuízos. [Leia mais]

Por que o planejamento econômico é um aliado da gestão estratégica?

20/07/2021

Por que o planejamento econômico é um aliado da gestão estratégica?

O planejamento econômico é um forte aliado à gestão estratégica, mas a sua elaboração pode envolver diversas etapas e fatores que podem tornar o processo mais complexo. Com o uso de um software para planejamento orçamentário, é possível tornar o processo não apenas mais simples, como também mais eficiente. [Leia mais]

Dicas para elaborar um planejamento orçamentário eficiente

30/06/2021

Dicas para elaborar um planejamento orçamentário eficiente

Para que atenda às necessidades de um negócio, o planejamento orçamentário precisa ser realizado com eficiência, pois trata-se de um documento a partir do qual serão tomadas as decisões na empresa para atingir a meta traçada e auxiliar em sua manutenção e crescimento. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.