Blog, Tesouraria

Captação de recursos: veja os tipos e como fazer simulações

Para realizar um investimento é preciso ter em mente duas coisas essenciais: recursos necessários e analisar as melhores condições para aceitá-las. No mundo empresarial, a captação de recursos segue a mesma lógica.

A captação de recursos necessita de um amplo planejamento para captar o capital e, em seguida, para ver qual será a melhor aplicação dele. Portanto, a captação de recursos é uma forma de montar uma estratégia que atraia possíveis investidores para o seu negócio, de modo que eles possam obter lucro.

Existem diversas formas de captar recursos para a sua empresa, e a tecnologia pode ser um instrumento importante para todo o processo, como veremos abaixo!

Índice – Neste artigo, você verá:

  1. Para que serve a captação de recursos
  2. Tipos de captação de recursos
  3. Simulando e analisando captação de recursos

Para que serve a captação de recursos?

A captação de recursos corresponde aos processos de crescimento de um negócio, ou seja, quando eles necessitam expandir seus serviços, espaço físico, entre outros.

Todo e qualquer negócio lida com a captação de recursos em sua origem, afinal, os especialistas financeiros recomendam fortemente um investimento inicial para formar o capital de giro da empresa para a sustentação até os lucros entrarem.

Além disso, a captação de recursos pode ser crucial para outros dois momentos do seu negócio:

Investimento em expansão

Seja para investir em maquinário, novos sistemas digitais e tecnológicos ou acrescentar novos departamentos e espaços operacionais, as empresas precisam de investimento financeiro. Em muitos casos, a urgência faz gestores e empresários buscarem recursos para executarem esses projetos o quanto antes.

Resguardo financeiro durante as crises

Em tempos difíceis, as empresas costumam encontrar na captação de recursos uma maneira de manter suas operações. Neste tipo de cenário, volta-se para sustentar a saúde financeira e o capital de giro em dia dentro do seu negócio.

Leia também: Posições de caixa: por que e como acompanhar?

Tipos de captação de recursos

Como dissemos acima, existem diversas formas de captar recursos para sua empresa. Entre os principais podemos destacar:

Abrir sociedade

Trazer um sócio para o seu negócio pode ser benéfico de muitas formas. Um exemplo é o próprio investimento de capital que ele fará. Geralmente, sócios surgem como um aporte de recursos para a empresa em questão.

Financiamento coletivo

Se você tem um produto ou serviço para lançar e precisa reunir o capital necessário, o financiamento coletivo já mostrou sua força. No crowdfunding, como também é conhecido, o empreendedor apresenta sua ideia, seu projeto e as recompensas para quem decidir investir nesse tipo de vaquinha.

Portanto, essa é uma forma segura de captar recursos, mas exigem uma boa estratégia, apresentação e cumprimento de prazos e metas.

P2P

O empréstimo peer-to-peer é basicamente uma forma de pessoas investirem em outras pessoas, em suas ideias ou empreendimentos. Geralmente, os investidores são pessoas físicas e o intermédio dos empréstimos é realizado via plataformas específicas para o negócio.

Nesse caso, o investidor lucra com as parcelas que serão pagas por quem usufruir do empréstimo. Entre as vantagens estão menor burocracia, maior rapidez, juros mais baixos, entre outros.

Buscar financiamento em bancos

O empréstimo bancário é uma forma bastante comum de captar recursos, embora não seja aplicável em todos os casos, principalmente para as empresas novas. No entanto, conseguir financiamento de recursos pelos bancos é sólido e atrai muitos empreendedores.

IPO

Initial Public Offering (IPO), em português Oferta Pública Inicial é a abertura de cotas de investimento dentro da bolsa de valores. Desse modo, é possível atrair investidores e captar um montante mais robusto de recursos.

Simulando e analisando captação de recursos

O investimento em tecnologia é necessário para encurtar processos e otimizar resultados. E para te auxiliar nessa jornada, o AllStrategy Fluxo, software voltado para as necessidades da tesouraria, automatiza processos rotineiros que consomem muito tempo e garantem maior assertividade na gestão financeira de sua empresa.

A solução reúne todos os dados financeiros em um único lugar, permitindo usuários ilimitados, entregando visão completa e dados confiáveis importantes para tomadas de decisão.

É possível compartilhar e acessar análises e relatórios com rapidez e clareza, diminuindo o ruído entre as trocas de informações e auxilia na construção de um planejamento mais sólido e certeiro.

Além disso, a ferramenta é muito útil na hora de elaborar o seu plano de captação de recursos, pois o software AllStrategy Fluxo fornece a possibilidade de simular taxas de juros e as condições de pagamento, resultando em qual será a opção de crédito mais apropriada para o seu negócio.

Conheça agora mesmo todos os benefícios e vantagens de usar o AllStrategy Fluxo em sua empresa. Fortaleça sua gestão financeira para começar 2024 com o pé direito!

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Fluxo, tesouraria
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital