Software de planejamento financeiro: Saia da caixinha e renove sua gestão

Software de planejamento financeiro: Saia da caixinha e renove sua gestão
Publicado em 24/08/2017 - Atualizado em 19/05/2020 | Planejamento Orçamentário

Hoje em dia não dá mais para ficar preso a antigos processos. A tecnologia caminha a passos largos e quem fica para trás, acaba perdendo lugar no mercado de trabalho. Atualmente, é quase impossível encontrar pessoas que não utilizem redes sociais ou aplicativos como WhatsApp e estes meios já são utilizados por empresas para negociar produtos e serviços.

Quando o assunto é dinheiro, o medo ainda prevalece. Tem muitas pessoas que não realizam compras em lojas virtuais ou até mesmo não pagam suas contas com procedimentos online, por receio de hackers ou fraudes. No entanto, a tendência é isso diminuir cada vez mais, já que há um movimento incansável para tornar softwares e aplicativos cada vez mais seguros.

Agora, imagina desenvolver todo o planejamento orçamentário de uma empresa com tecnologia na nuvem? Pode parecer absurdo para alguns, mas para muitos, tal prática é uma realidade que traz muitos benefícios. 

Software de planejamento financeiro

O processo orçamentário pode ser demorado, estressante e maçante, sobretudo se o mesmo for realizado em planilhas. Há empresas que levam meses para concluir o planejamento econômico, envolvendo para isso diversas pessoas da equipe e nem sempre, os resultados são assertivos.

Por isso, muitas corporações estão utilizando software de planejamento financeiro para realizar a projeção orçamentária da empresa, realizando o planejamento de vendas, de investimentos e da folha de pagamento, como também a projeção de cenários, modelos de despesas e receitas, análise de DRE, entre outros.

Além disso, tal ferramenta possibilita a análise de performance do planejado x realizado, proporcionando a realização de forecast, consolidação de resultados e uma tomada de decisão muito mais rápida e eficiente, já que dispõe de relatórios de fácil visualização e dashboard com grande variedade de gráficos. 

A tecnologia vai além

E se estamos falando nos benefícios que a tecnologia traz à gestão orçamentária, saiba que as possibilidades não param por aí. Há modelos de software que possuem armazenamento na nuvem, que proporcionam muito mais mobilidade, segurança e eficiência aos gestores.

Ainda há softwares que funcionam como SAAS, isto é, como um serviço e não como um produto. Isso significa que a empresa não precisa mais pagar valores exorbitantes em licenças de uso, utilizando o software pelo período que quiser, pagando na maioria das vezes a implantação e um valor mensal por usuários.

E se não bastasse tudo isso, há desenvolvedores que estão inovando ainda mais, com versões mobile, que possibilitam a gestão do orçamento empresarial em qualquer lugar, por meio de smartphones ou tablets. Portanto, se sua empresa ainda não conhece tal revolução tecnológica na controladoria, pesquise a respeite e saia da caixinha. Os resultados são surpreendentes. 

Leia Também

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

27/10/2020

Como o planejamento estratégico ajudou o Olist a expandir seus negócios em 2020

Crises, incertezas, flutuações na economia e até mudanças repentinas. Os altos e baixos fazem parte do ciclo de vida na gestão de empresas duradouras. E, se por um lado vemos algumas sucumbirem à pressão e às situações adversas, de outro vemos empresas que não apenas resistem às crises, mas se reestruturam e crescem diante delas. [Leia mais]

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.