Rolling Forecast: acompanhe o orçamento mais de perto

Rolling Forecast: acompanhe o orçamento mais de perto
Publicado em 16/11/2021 - Atualizado em 16/11/2021 | Cenários e Revisões

A pandemia apresentou um cenário inesperado, com mudanças repentinas que estabeleceram novas perspectivas na gestão das empresas. Apesar de não ser uma novidade, o rolling forecast (ou orçamento contínuo) vem como escolha de metodologia a ser aplicada no planejamento orçamentário de muitas companhias.

Enquanto as organizações lidavam com um orçamento estático e sem revisões periódicas, a volatilidade do mercado - tão evidente nos últimos dois anos - mostrou outro lado da moeda. Hoje, é essencial checar o orçamento constantemente para que sua gestão não seja surpreendida. 

Neste artigo você saberá mais sobre o orçamento contínuo, se este modelo é ideal para o seu negócio, quais as vantagens de adotá-lo e como a tecnologia pode ser uma facilitadora.

 

O que é?

O rolling forecast é um processo que acontece mensalmente e não considera períodos fechados - ou seja, não analisa o todo (ano) e sim, as partes (meses). A base é sempre do mês em questão, com uma avaliação que ocorre logo no fim do mesmo para projetar o orçamento deste intervalo para o ano seguinte. 

Imagine que o gestor faz a revisão do mês de março de 2021. Após acompanhar o orçamento de perto e realizar os devidos ajustes, a gestão passa a considerar estes dados para o planejamento orçamentário de março de 2022. 

Essa metodologia é principalmente indicada para empresas que possuem um ciclo de vendas de produtos e/ou serviços curtos - como é o caso do setor varejista. Outro exemplo são organizações de tecnologia, que são impactadas constantemente por inovações e mudanças no mercado tech.

Mas não fica restrito apenas a essas opções, sendo possível de utilizar em todos os segmentos, porém nem sempre o esforço que o processo demanda compensa os benefícios. Por isso, os gestores devem avaliar bem se é aderente à sua estratégia.

 

Porque escolher o Rolling Forecast

O rolling forecast possui benefícios que vão desde a agilidade para revisão entre o planejado x realizado, até economia de tempo e recursos para a elaboração do planejamento orçamentário do próximo ano.

O orçamento contínuo permite que o trabalho dos gestores também fique ainda mais visível, porque é possível perceber os impactos dos resultados obtidos com as estratégias definidas pela empresa. Além disso, supre a necessidade daquelas que têm dificuldades em rever seus orçamentos anuais. 

Ainda, acompanhar regularmente o orçamento, oferece uma visão em tempo real dos recursos investidos nas atividades. Com a clareza das despesas necessárias, a tarefa exige apenas uma revisão orçamentária ajustada para as estratégias estabelecidas pelo negócio para o ano seguinte. Por fim, tudo isso colabora para que o planejamento orçamentário seja mais assertivo e ágil.

 

Apoio na tecnologia

Sim, é possível realizar o rolling forecast em planilhas eletrônicas, mas algumas empresas se apoiam na tecnologia para fazer esse processo ser muito mais eficiente. Há funcionalidades em softwares de planejamento orçamentário que otimizam o tempo dos gestores e contribuem com as análises e produtividade. 

Ao descentralizar o orçamento contínuo, o trabalho das equipes também se torna mais fluido, com mais envolvimento do corpo gestor para alcançar os objetivos do negócio. A partir de recursos de relatórios personalizados e dashboards interativos, também é possível visualizar as informações de maneira mais dinâmica, rápida e segura.

A revisão orçamentária mensal pode parecer trabalhosa, pois exige tempo e energia dos gestores envolvidos, no entanto, sua implementação pode ser facilitada quando respaldada pela tecnologia. A escolha de um software é decisiva para garantir que as necessidades do negócio sejam atendidas. 

 

Leia também: 5 motivos para migrar planilhas para um software de planejamento estratégico - e veja como a sua empresa pode ser beneficiada pela tecnologia.

 

Leia Também

Revisões orçamentárias: ajustando a rota do seu planejamento

16/03/2021

Revisões orçamentárias: ajustando a rota do seu planejamento

Com o fim do trimestre, muitas empresas fazem as revisões orçamentárias para avaliar os resultados até o momento. Normalmente, essas análises acontecem a cada trimestre, mas nada impede que isso seja feito em outras ocasiões, especialmente com a interferência de fatores externos que transformam o cenário econômico. [Leia mais]

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Forecast: Como e por que usar no processo decisório

03/11/2020

Forecast: Como e por que usar no processo decisório

Podemos ver aplicação de forecast em quase todas as áreas, como: financeiro, RH, vendas e gerenciamento da produção. Certamente, quanto mais certeiras as previsões, mais eficaz será o planejamento. Como consequência, melhor será o aproveitamento dos recursos da empresa e retorno financeiro. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.