Planejamento orçamentário: Dicas para implementar na sua empresa em 2019

Planejamento orçamentário: Dicas para implementar na sua empresa em 2019
Publicado em 26/03/2019 - Atualizado em 20/05/2021 | Planejamento Orçamentário

O carnaval passou e agora, efetivamente, podemos afirmar que o ano finalmente começou. Apesar da sensação corriqueira de que as atividades no país só começam a ganhar força depois do período de festas, muitos profissionais correm contra o tempo para que suas metas e objetivos sejam alcançados nos prazos estabelecidos.

Com essas dicas, o processo orçamentário da sua empresa vai fluir com mais performance:

 

Agilidade na construção de cenários

Vamos utilizar um exemplo recente: a queda do avião da Ethiopian Airlines colocou a Boieng em maus lençóis. Depois da tragédia que matou 157 pessoas, outros incidentes envolvendo a aeronave modelo 737 Max-8 foram relatados, causando a suspensão na utilização do avião por diversas companhias ao redor do mundo e uma enorme tensão para aquelas que mantiveram as operações.

Mesmo sendo uma gigante de 200 bilhões de dólares, tal crise pode causar danos irreversíveis à Boieng. Será que em suas projeções de cenários pessimistas e otimistas, a companhia previu que tal modelo pudesse gerar tantos problemas? Portanto, independente do segmento da sua empresa, a projeção de cenários é primordial para preparar a corporação para possíveis acontecimentos, protegendo o fluxo de caixa e apontando soluções viáveis para a reversão rápida da situação. Melhor ainda é construir cenários em tempo real e identificar, o mais rapidamente possível, trajetórias a serem seguidas.

 

Mais do que eficiência

Nos acostumamos a viver em um ritmo acelerado. Portanto, mais do que apresentar resultados, é preciso estar sempre um passo à frente. Assim, não adianta se munir de vários recursos tecnológicos ou software de gestão, se estes não proporcionam transparência em tempo real. A velocidade no acesso de dados pode ser determinante no sucesso de alcance de metas, projetos e até mesmo no dia a dia da sua equipe.

O drill down em relatórios e dashboards é um exemplo de funcionalidade que otimiza a visualização da informação e consequentemente, o processo orçamentário da sua empresa. 

 

E se algo sair errado?

Eis que chega a revisão do orçamento e foi verificado que os números não estão de acordo. É a sua função, ou de membros da sua equipe, identificar as disparidades no orçamento, mas a boa notícia é que há mecanismos que facilitam essa tarefa. Aliar indicadores de desempenho à performance de diversos setores e itens, para que os mesmos possam indicar automaticamente algum problema, auxilia para que planos de ação possam ser gerados com agilidade e corrigir possíveis discrepâncias no orçamento. 

 

Foco nas tendências

As tendências tecnológicas voltadas para a controladoria e gestão só crescem. É um mercado que tem ganhado bastante destaque no desenvolvimento de soluções para automatizar processos e, portanto, podem gerar excelentes resultados no planejamento financeiro e estratégico, tornando-o mais assertivo e seguro.

Tais ferramentas podem proporcionar redução de custos, aumento de produtividade e receita, ganho de tempo, minimização de falhas e um melhor controle e monitoramento do planejado x realizado, assim como metas e indicadores. Pode ser uma excelente dica para começar a implementar mudanças positivas dentro da empresa e acompanhar o processo de transformação digital que tanto se fala hoje em dia. 

Leia Também

O que é DFC e por que aderir na gestão da sua empresa

26/04/2022

O que é DFC e por que aderir na gestão da sua empresa

O DFC é um relatório é responsável por apontar a aplicação dos recursos financeiros da organização e outros dados importantes. [Leia mais]

Conheça as principais aplicações da DRE

30/03/2022

Conheça as principais aplicações da DRE

A DRE é considerada um retrato transparente do resultado econômico da empresa, e por isso apresenta grande importância para elaboração de relatórios gerenciais e para a própria definição do planejamento estratégico. [Leia mais]

Fusões e aquisições: como planejar com eficiência?

01/02/2022

Fusões e aquisições: como planejar com eficiência?

Processos de M&A envolvem vários fatores e, para o planejamento estratégico de uma empresa manter-se nos trilhos, alguns pontos são relevantes - e eles vão além do valor da transação. Isso porque, a decisão também impactará diretamente na gestão e no planejamento orçamentário. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.