Planejamento financeiro: A corrida presidencial e a Copa do Mundo

2018 parece muito distante para você? Pense bem, do jeito que o tempo voa, não tardará para o novo ano chegar e inaugurar mais um período. Para o próximo ano, teremos dois grandes eventos: As eleições presidenciais e a Copa do Mundo na Rússia. Seu planejamento financeiro está preparado?

A eleição de um novo presidente sempre mexe com a economia, ainda mais tratando-se do Brasil, que recentemente enfrentou um impeachment e diversos escândalos políticos. Independente do eleito a assumir o cargo, este tomará medidas que afetarão a estrutura econômica brasileira.

No caso da Copa, mesmo que você não seja fã de futebol, este é o tipo de evento que mexe com emocional dos brasileiros, além de aquecer a economia, na maioria dos casos. O palco do maior evento futebolístico mundial será na Rússia, e com isso, a relação cultural e até mesmo econômica entre os dois países se estreitam.

Há muitas empresas que aumentam a sua produção em decorrência da copa, assim como há muitos consumidores que movimentam tal mercado.

 

Como alinhar o planejamento financeiro?

Para a maioria dos cidadãos, tanto a Copa do Mundo quanto as eleições ainda estão longe, mas para os empresários, já é hora de começar a desenhar o planejamento financeiro para 2018. A maioria das instituições começam a definir o orçamento empresarial a partir de Agosto ou Setembro, mas há companhias que antecipam a projeção orçamentária.

Para alinhar o planejamento econômico a eventos que podem impactar no processo orçamentário, um dos recursos utilizados é a projeção de cenários. Tal funcionalidade auxilia profissionais de controladoria e gestão a visualizar possíveis trajetórias e estratégias em diferentes cenários econômicos.

Além disso, é necessário realizar um planejamento de vendas, projetando metas e investimentos de acordo com tais eventos. Hoje em dia, há uma gama de especialistas político-econômicos e uma alta disseminação de estatísticas que auxiliam a empresa a se programar com possíveis mudanças na economia.

Se há previsão de compra de bens de consumo, estes devem ser projetados vislumbrando as oscilações que as eleições presidenciais ou mesmo a Copa do Mundo podem gerar no fluxo de caixa da instituição. Para isso, a projeção de investimentos é um recurso importante a ser utilizado pelos gestores.

Não durma no ponto

Não adianta nada se antecipar, tentando realizar um planejamento estratégico para tais eventos, se perder tempo com métodos retrógrados. Se sua empresa ainda realiza a projeção financeira por meio de planilhas, saiba que o software de gestão orçamentária é uma ferramenta que foi especialmente desenvolvida para proporcionar mais rapidez, segurança e assertividade na construção do orçamento.

Além de possibilitar um planejamento orçamentário completo, reunindo projeção de folha de pagamento, planejamento de vendas, investimentos, volumes e custos, criação de modelos, entre outros, tal ferramenta também realiza análise de performance, forecast, e ainda auxilia a criar e monitorar indicadores de desempenho e planos de ação.

Ainda é possível realizar a gestão matricial de despesas (GMD), desenvolver mapas estratégicos e ter a consolidação de resultados em pouquíssimos segundos. E há modelos de software que não são tão caros como se pensa. Alguns estão disponíveis como SAAS e ainda possuem armazenamento na nuvem.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: