Planejamento financeiro: A corrida presidencial e a Copa do Mundo

Planejamento financeiro: A corrida presidencial e a Copa do Mundo
Publicado em 07/04/2017 - Atualizado em 14/05/2020 | Planejamento Orçamentário

2018 parece muito distante para você? Pense bem, do jeito que o tempo voa, não tardará para o novo ano chegar e inaugurar mais um período. Para o próximo ano, teremos dois grandes eventos: As eleições presidenciais e a Copa do Mundo na Rússia. Seu planejamento financeiro está preparado?

A eleição de um novo presidente sempre mexe com a economia, ainda mais tratando-se do Brasil, que recentemente enfrentou um impeachment e diversos escândalos políticos. Independente do eleito a assumir o cargo, este tomará medidas que afetarão a estrutura econômica brasileira.

No caso da Copa, mesmo que você não seja fã de futebol, este é o tipo de evento que mexe com emocional dos brasileiros, além de aquecer a economia, na maioria dos casos. O palco do maior evento futebolístico mundial será na Rússia, e com isso, a relação cultural e até mesmo econômica entre os dois países se estreitam.

Há muitas empresas que aumentam a sua produção em decorrência da copa, assim como há muitos consumidores que movimentam tal mercado. 

Como alinhar o planejamento financeiro?

Para a maioria dos cidadãos, tanto a Copa do Mundo quanto as eleições ainda estão longe, mas para os empresários, já é hora de começar a desenhar o planejamento financeiro para 2018. A maioria das instituições começam a definir o orçamento empresarial a partir de Agosto ou Setembro, mas há companhias que antecipam a projeção orçamentária.

Para alinhar o planejamento econômico a eventos que podem impactar no processo orçamentário, um dos recursos utilizados é a projeção de cenários. Tal funcionalidade auxilia profissionais de controladoria e gestão a visualizar possíveis trajetórias e estratégias em diferentes cenários econômicos.

Além disso, é necessário realizar um planejamento de vendas, projetando metas e investimentos de acordo com tais eventos. Hoje em dia, há uma gama de especialistas político-econômicos e uma alta disseminação de estatísticas que auxiliam a empresa a se programar com possíveis mudanças na economia.

Se há previsão de compra de bens de consumo, estes devem ser projetados vislumbrando as oscilações que as eleições presidenciais ou mesmo a Copa do Mundo podem gerar no fluxo de caixa da instituição. Para isso, a projeção de investimentos é um recurso importante a ser utilizado pelos gestores. 

Não durma no ponto

Não adianta nada se antecipar, tentando realizar um planejamento estratégico para tais eventos, se perder tempo com métodos retrógrados. Se sua empresa ainda realiza a projeção financeira por meio de planilhas, saiba que o software de gestão orçamentária é uma ferramenta que foi especialmente desenvolvida para proporcionar mais rapidez, segurança e assertividade na construção do orçamento.

Além de possibilitar um planejamento orçamentário completo, reunindo projeção de folha de pagamento, planejamento de vendas, investimentos, volumes e custos, criação de modelos, entre outros, tal ferramenta também realiza análise de performance, forecast, e ainda auxilia a criar e monitorar indicadores de desempenho e planos de ação.

Ainda é possível realizar a gestão matricial de despesas (GMD), desenvolver mapas estratégicos e ter a consolidação de resultados em pouquíssimos segundos. E há modelos de software que não são tão caros como se pensa. Alguns estão disponíveis como SAAS e ainda possuem armazenamento na nuvem. 

Leia Também

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

22/12/2020

O papel dos CFOs na gestão de crise e os desafios para 2021

Diante da inconstância do mercado e da economia, os CFOs, diretores financeiros e pessoas de outros cargos superiores da área de finanças tomaram frente e garantiram posições de destaque. [Leia mais]

Fechamento dos resultados do ano: como deixar essa atividade mais eficaz

15/12/2020

Fechamento dos resultados do ano: como deixar essa atividade mais eficaz

O fechamento dos resultados anuais é de extrema importância, pois além de obrigatório, permite consolidar tudo que foi feito ao longo dos meses e serve para a elaboração de uma estratégia eficaz para a gestão orçamentária, bem como o crescimento corporativo. [Leia mais]

Planejamento 2021: foco na retomada do crescimento

11/12/2020

Planejamento 2021: foco na retomada do crescimento

Empresas e empreendedores devem criar ou rever o plano estratégico da empresa, de modo que o cenário seja não apenas de recuperação, mas também de crescimento. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.