Planejamento de RH: Saiba mais sobre esse recurso indispensável

Planejamento de RH: Saiba mais sobre esse recurso indispensável
Publicado em 29/06/2017 - Atualizado em 18/05/2020 | Recursos Humanos

Você saberia dizer qual a maior fonte de despesas de uma empresa? Normalmente, a folha de pagamento representa até 80% das despesas de uma companhia. Portanto, para um planejamento orçamentário eficiente, a projeção da folha é fundamental.

Pode parecer clichê falar que é importante estudar cuidadosamente cada admissão e demissão, visto que o empregador sabe o custo destas ações. O que às vezes pode “embolar o meio de campo”, como é dito popularmente, são outras despesas com pessoal, principalmente em determinadas épocas do ano.

Para um melhor controle do budget, é necessário projetar todas as despesas comuns ao setor, para alinhar com os demais custos da companhia. Nesse artigo, iremos abordar algumas dicas para realizar o planejamento de RH na sua empresa, de forma assertiva e eficiente. 

Como realizar o planejamento de RH

Vamos imaginar a seguinte situação: Uma empresa realizou 5 demissões. Para equilibrar a equipe, realizou 3 admissões. No mês seguinte, 3 colaboradores entraram de férias e o dissídio coletivo será no próximo mês. Tal situação é corriqueira em muitas companhias e não causaria problema algum se o caixa da empresa estivesse preparado para tal.

Quando é realizada a projeção orçamentária, é possível visualizar a receita e as despesas a longo prazo. Às vezes, um reajuste ou uma contratação parece irrisória perto de outras, mas pesa em um conjunto de despesas. Portanto, até mesmo um pequeno aumento ou bonificação, deverá ser planejando.

Outras despesas e encargos, como férias, hora extra, mão de obra terceirizada, insalubridade, adicional noturno, entre outros também precisam ser previstos. Assim, tais gastos ficam ajustados com investimentos e demais despesas fixas e variáveis que a empresa possa ter ao longo do ano.

Use a ferramenta correta

O planejamento de RH, assim como a projeção de fluxo de caixa ainda é realizado em planilhas por muitas companhias, mas hoje em dia, tal prática não é a melhor opção. Muitas empresas estão otimizando o processo orçamentário utilizando software de planejamento financeiro, para uma maior assertividade no controle do budget.

Tal solução tem sido útil, não só no planejamento de RH, como também no planejamento de vendas, investimentos, para projeção de cenários, entre outros. Há modelos que permitem a criação de planos de ação e indicadores de desempenho, auxiliando em uma análise de performance com melhores resultados, visto que é possível realizar forecast do planejado x realizado, criar modelos de despesas e receitas e em alguns casos, gestão matricial de despesas e mapas estratégicos.

E se a preocupação está no valor de aquisição do software, saiba que há algumas ferramentas que funcionam como SAAS e ainda possuem armazenamento na nuvem, proporcionando mais segurança, mobilidade e rapidez ao gestor.

Desta forma, o gerenciamento financeiro empresarial fica mais otimizado e é possível realizar a gestão inteligente de despesas, culminando um melhor controle financeiro. 

Leia Também

Planejamento orçamentário: 5 dificuldades que fazem médias e grandes empresas automatizarem o processo

21/01/2020

Planejamento orçamentário: 5 dificuldades que fazem médias e grandes empresas automatizarem o processo

Atrás de dezenas de planilhas eletrônicas, fórmulas e números encontramos os analistas de controladoria, muitas vezes dedicados em realizar o famoso “copia e cola” de uma planilha para a outra para consolidar o planejamento orçamentário e preparar uma apresentação gráfica para a diretoria. [Leia mais]

Projeção de dissídio salarial: Entenda a importância de planejar

14/05/2019

Projeção de dissídio salarial: Entenda a importância de planejar

Ao invés de escrever nesse artigo sobre os diversos tipos de dissídios existentes, vamos abordar o mais comum e comentado, que é o dissídio coletivo referente ao reajuste salarial anual, também conhecido como “dissídio salarial” ou “cálculo de dissídio”. [Leia mais]

Planejamento de férias empresariais: Otimize a sua gestão orçamentária

13/12/2016

Planejamento de férias empresariais: Otimize a sua gestão orçamentária

É quase unânime. Todo o final de ano, as pessoas arrumam as malas e vão descansar junto com a família, conhecer lugares diferentes, fazer turismo ecológico ou alguma viagem qualquer. De qualquer forma, é nessa época de festividades de encerramento do ano em que a maioria das pessoas costumam tirar férias, para conciliar com o recesso escolar ou férias coletivas de demais empresas. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.