Os desafios do processo orçamentário em meio às oscilações econômicas

Os desafios do processo orçamentário em meio às oscilações econômicas
Publicado em 11/06/2019 - Atualizado em 01/06/2020 | Planejamento Orçamentário

Estamos chegando ao segundo semestre de um ano em que se iniciou um novo governo. Isso significa uma série de mudanças e turbulências no cenário político e econômico do país.

Tal período é um desafio ainda maior para as empresas, que precisam manter o orçamento sob controle mesmo com tantas oscilações econômicas. Afinal, as medidas e decisões que o governo determina, afetam a bolsa de valores, a inflação, impostos, entre outras variáveis que podem impactar direta ou indiretamente na saúde financeira das empresas.

Então, como é possível ter controle sob o orçamento empresarial? 

Ajuste o planejamento orçamentário 

Poderíamos falar que a resposta para essa questão é o planejamento, mas isso você já deve saber. O que diferencia um bom processo orçamentário é a maneira como ele é realizado. Se há muitas oscilações econômicas que dificultam a elaboração do planejamento, a projeção de cenários é uma excelente aliada para prever situações que podem comprometer o fluxo de caixa da empresa. Conhecendo os cenários otimistas e pessimistas, os gestores estarão mais preparados para decisões mais rápidas e seguras. 

Não perca tempo

No mundo corporativo, sabemos que o tempo é um fator decisivo. É necessário ter agilidade para acompanhar os resultados obtidos, para ter decisões mais rápidas. Monitorar o planejado x realizado, contar com indicadores de performance bem direcionados, planos de ação estruturados, uma análise de resultados transparente, garantem um melhor aproveitamento para a empresa.

Pode parecer algo simples e até mesmo corriqueiro, mas os recursos citados acima, são indispensáveis para que as empresas atinjam os objetivos dos seus planejamentos estratégicos, mantendo o controle orçamentário mesmo em épocas de oscilações econômicas e muitas ainda os não usam. Assegure-se que sua empresa utiliza funcionalidades eficazes para realizar um planejamento orçamentário criterioso, que tenha uma boa performance financeira e estratégias bem definidas, para ter resultados melhores. 

Leia Também

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

20/10/2020

Ensino Superior: Como evitar erros ao planejar o orçamento de 2021?

Não há dúvidas que o setor educacional foi um dos mais afetados pela quarentena e o isolamento social, e o que teve que mais rapidamente se adaptar e buscar soluções. Os desafios foram muitos e os mais resilientes foram os que avançaram na transformação digital de suas instituições. [Leia mais]

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

28/09/2020

Fluxo de caixa: direto versus indireto. Qual é a melhor escolha para o seu negócio?

a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um dos mais importantes instrumentos de análise financeira de uma empresa moderna. Nela, ficam evidentes as principais alterações ocorridas ao longo de determinado período no caixa e no equivalente de caixa. Esses dados permitem que gestores e decisores identifiquem tendências precocemente e ajam com rapidez quando necessário. [Leia mais]

4 dicas preciosas para engajar a equipe a elaborar um planejamento orçamentário eficiente

14/09/2020

4 dicas preciosas para engajar a equipe a elaborar um planejamento orçamentário eficiente

Um planejamento orçamentário eficiente envolve todas as áreas do negócio e requer o comprometimento de todos os membros da equipe e, justamente por isso, representa um grande desafio para os gestores. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.