Orçamento Matricial: Entenda os benefícios para sua empresa

Orçamento Matricial: Entenda os benefícios para sua empresa
07/03/2017 | Planejamento Orçamentário

Orçamento matricial é uma metodologia que auxilia empresas dos mais diversos segmentos a ter um melhor controle financeiro e uma gestão inteligente de despesas.

Normalmente, as receitas e despesas ficam concentradas em unidades e centros de custos. Isto é, o responsável por cada setor fica encarregado por gerir o orçamento que lhe foi destinado. No modelo matricial, existem dois eixos: Entidades e pacotes.

As entidades são as unidades da estrutura organizacional de uma empresa, como departamentos, setores, entre outros.

Pacotes são agrupamentos de receitas e despesas de uma mesma natureza.Orçamento MatricialPor exemplo: As despesas com viagens costumam ser comuns a vários setores da empresa, mas no orçamento matricial, todas as despesas com essa finalidade são agrupadas em um pacote e este gerido por apenas um responsável: o gestor de pacote.

O gestor da entidade, responsável por aquele setor ou centro de custo, propõe o orçamento, mas é o gestor do pacote que irá bater o martelo e ficará encarregado de controlar tais valores. 

Gestão matricial de despesas

O orçamento matricial, também conhecido como GMD (Gestão matricial de despesas), dispõe os dados em uma matriz, na qual normalmente, as entidades ficam dispostas horizontalmente enquanto os pacotes, verticalmente.Orçamento MatricialAssim, é possível realizar o cruzamento de dados e ter um maior gerenciamento financeiro. Além disso, possibilita uma melhor alocação de recursos, visto que o gestor do pacote tem uma visão estratégica e não voltada apenas a um determinado setor.

Nesse caso, a empresa deixa de trabalhar exclusivamente com base histórica, possibilitando desenvolver o orçamento de uma forma mais criteriosa, avaliando receitas e despesas, administrando-as estrategicamente. 

Outros benefícios do GMD

A gestão matricial de despesas tem uma função importantíssima no planejamento financeiro de uma empresa: É um recurso que auxilia a reduzir custos. Como há um responsável para cada pacote, este se esforçará para administrar o orçamento empresarial da melhor forma, evitando o risco que outros gestores inflacionem os gastos, como infelizmente acontece em algumas instituições.

Além disso, o planejamento estratégico fica alinhado à projeção orçamentária e os esforços são direcionados para uma melhor alocação dos recursos e para a transparência das finanças. Há softwares de gestão financeira que possuem o módulo para GMD, proporcionando não só a gestão matricial de despesas, como também o planejamento de RH, vendas, investimentos, entre outros.

É possível realizar a projeção de cenários, forecast e ainda ter relatórios de fácil visualização, dashboard financeiro e uma consolidação de resultados em poucos segundos. Assim, a gestão orçamentária fica eficiente, ágil e segura.

Leia Também

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

14/04/2020

5 dicas para sua empresa lidar com as mudanças rápidas do mercado

A cada dia fica mais nítido o quanto o mundo está interligado. A globalização e a tecnologia uniram todo o mundo em uma Aldeia Global, permitindo que grandes distâncias fossem vencidas com transmissões de televisão ou poucos cliques na internet. [Leia mais]

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

09/04/2020

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

Existem momentos que o cenário econômico nos obriga a tomar algumas medidas para proteger o caixa da empresa. Estamos vendo essa situação atualmente: as organizações estão olhando com muita atenção para suas despesas a fim de entender o que realmente é necessário para o funcionamento da operação empresarial, e o que, pelo menos provisoriamente, pode ser pausado. [Leia mais]

Um cenário pessimista na prática: COVID-19

25/03/2020

Um cenário pessimista na prática: COVID-19

Gestores de milhões de empresas em todo o mundo foram pegos de surpresa por uma situação que com certeza não passou pela cabeça de ninguém em meados de outubro de 2019, quando elaboraram o planejamento estratégico e orçamentário do ano seguinte: uma pandemia. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.