Plano de ação: Entenda como um software financeiro pode ajudar nessa tarefa

Plano de ação: Entenda como um software financeiro pode ajudar nessa tarefa
Publicado em 07/06/2016 - Atualizado em 29/04/2021 | Estratégia

Plano de ação é o planejamento de ações estratégicas a serem realizadas após a coleta e análise de dados para atingir determinado objetivo. Normalmente, os planos de ação são desenvolvidos para alcançar objetivos de curto prazo, mas tem empresas que utilizam tal recurso para períodos maiores.

Os motivos para se criar um plano de ação são os mais diversos. Desde de melhorias internas, reversão de algum índice, aumento na produção ou nas vendas, para atividades em grupo, entre outros. O mais importante é o objetivo estar claro e as estratégias bem estruturadas, para que os envolvidos no projeto possam aplicar as ações e mensurá-las posteriormente.

Muitas empresas desenvolvem o escopo do plano de ação em um software de texto, para documentar o processo. Depois, utilizam outros programas para controlar atividades e prazos, para mais adiante usar outras ferramentas para mensurar.

Diferente da maioria, há instituições que estão utilizando software de planejamento financeiro para desenvolver planos de ação, concentrando em uma única ferramenta todo o processo de evolução e monitoramento, alcançando excelentes resultados com isso. 

 

Como funciona um software de planejamento orçamentário

O desafio de muitas empresas é controlar com afinco as finanças, mantendo o orçamento ajustado e transparente à diretoria. Não é à toa que muitas companhias estão introduzindo o conceito de governança corporativa nos seus processos internos e recorrendo à utilização de aplicativos de gestão orçamentária para ajudar nessa tarefa.

Atualmente, há empresas especializadas no desenvolvimento destes softwares, oferecendo soluções surpreendentes para instituições que desejam realizar o planejamento financeiro, a fim de ter o controle das despesas por meio da projeção do fluxo de caixa, por exemplo, além de outros recursos oferecidos por tais ferramentas.

Nem todos os softwares disponibilizam os mesmos recursos, portanto é necessário pesquisar aquele que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa. Há alguns aplicativos com armazenamento na nuvem, uma tecnologia que cresce cada vez mais devido à mobilidade e segurança que ela proporciona aos seus usuários.

Além disso, há programas com módulos de análise de performance, indicadores de desempenho, relatórios customizáveis e interativos, dashboards com diversos modelos de gráficos de fácil visualização. É possível realizar forecast, projeção de cenários, auditoria de valores e uma série de ações com as funcionalidades oferecidas pelos aplicativos. 

 

Plano de ação otimizado

Em um aplicativo de planejamento orçamentário, é possível determinar o objetivo do plano de ação, assim como as pessoas envolvidas no projeto, delegando funções e prazos. Conforme a evolução do processo, é possível visualizar o andamento do projeto, acompanhando dia a dia o desempenho do mesmo.

Também há a possibilidade de inserir comentários por parte dos integrantes do projeto, para que cada etapa fique documentada e justificativas possam ser feitas. Tudo fica registrado e visível no histórico, podendo ser facilmente acompanhado pelo administrador. Com esse recurso, fica muito mais fácil desenvolver planos de ação e monitorá-los, envolvendo todos os participantes no processo de uma maneira automatizada e segura.

Todo o processo fica concentrado em uma única ferramenta e, dependendo do plano de ação, os resultados podem ser mensurados no próprio software, visto que o mesmo também possui o módulo de planejamento estratégico

 

Quem oferece essa solução?

Tudo citado acima é muito bom e atraente, mas agora você deve estar se perguntando qual é o software que oferece tal funcionalidade. Como foi mencionado anteriormente, nem todos os aplicativos possuem as mesmas funcionalidades.

Tal módulo de plano de ação em um software de planejamento de orçamentário, é algo bem específico. O Plano é um aplicativo de gestão orçamentária e performance, com mais de 1000 funcionalidades, inclusive com o módulo de plano de ação. Sua tecnologia é inteiramente na nuvem, dispensando recursos de TI para o contratante, além da fácil integração com a maioria dos ERPs do mercado.

O software é uma excelente opção para as empresas que buscam controle de despesas, planejamento financeiro e transparência nos processos, proporcionando resultados expressivos para aqueles que o utilizam. Vale a pena pesquisar a respeito e saber um pouco mais sobre a ferramenta.

Leia Também

Fluxo de caixa: o que é e qual sua função na empresa

24/06/2022

Fluxo de caixa: o que é e qual sua função na empresa

O pilar de crescimento de qualquer negócio é uma gestão financeira eficiente, e tudo começa pelo fluxo de caixa. Para manter um desenvolvimento sustentável - e saudável -, ter controle das finanças é essencial. [Leia mais]

Tendências corporativas & transformação digital - quais devem ser as prioridades de uma gestão

25/05/2022

Tendências corporativas & transformação digital - quais devem ser as prioridades de uma gestão

Uma empresa que deseja se manter sustentável a longo prazo, precisa acompanhar as tendências e movimentações do mundo corporativo. À medida que a sociedade evolui, a forma como as organizações são vistas deve evoluir também, tornando necessária uma adaptação rápida ao novo. [Leia mais]

Mapas estratégicos: alcance metas com objetividade

17/05/2022

Mapas estratégicos: alcance metas com objetividade

Os mapas estratégicos - criados principalmente a partir da metodologia Balanced Scorecard (BSC) - são bastante úteis para visualizar as ações que devem ser seguidas para atingir os resultados. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.