Gestão orçamentária empresarial: As novidades no controle do budget

Gestão orçamentária empresarial: As novidades no controle do budget
Publicado em 22/06/2017 - Atualizado em 30/09/2021 | Planejamento Orçamentário

Você ficou sabendo dos últimos lançamentos anunciados pelas feiras tecnológicas? Alguns são fantásticos e outros, um tanto quanto assustadores. Carro que se locomove sem motorista, inteligência artificial que resolve situações do dia a dia, robôs cada vez mais humanizados, entre outras coisas.

É estranho pensar que daqui a pouco estaremos usando essas ferramentas, ainda que pareçam muito futurísticas para nossa época, mas a tecnologia avança a jato. Até pouco tempo atrás, o touchscreen, aplicativos de áudio e vídeo, softwares de conversação, redes sociais, também causavam estranhamento.

Hoje, é comum comprarmos produtos no mundo todo com apenas poucos cliques na tela do celular; fazermos vídeos divertidos pelo Snapchat, realizarmos chamadas gratuitas pelo Whatsapp e vídeos ao vivo pelo Facebook.

No entanto, a modernidade não se resume apenas a aplicativos pessoais. Muitas empresas estão se beneficiando da tecnologia para otimizar seus processos e ter mais resultados.

 

Gestão empresarial na nuvem

Uma das bases da estabilidade das empresas é o planejamento orçamentário, que pode levar meses para ser desenvolvido, movimentando muitos colaboradores da empresa e, normalmente, criando um grande volume de planilhas, que ao invés de controlar o budget, dificulta o gerenciamento financeiro da instituição.

Embora muitas empresas ainda desenvolvam o planejamento financeiro dessa forma, outras estão otimizando o processo orçamentário utilizando software de gestão orçamentária, que possibilita a realização do orçamento empresarial em muito menos tempo e ainda proporciona diversas ferramentas que tornam a gestão empresarial mais eficiente.

Além disso, muitas companhias estão utilizando tais softwares com tecnologia na nuvem, que garantem mais segurança no armazenamento de dados e mais espaço para informações. Seguindo a tendência de consumo, as empresas estão optando pelo SAAS, Software As A Service, que possibilita sua utilização como um serviço, sem precisar de grandes investimentos em licença. 

 

De olho na tecnologia

O software de gestão orçamentária tem se tornado essencial para empresas dos mais diversos segmentos. Com poderosas funcionalidades, o controle do budget fica mais assertivo e as finanças, melhor administradas.

Tal ferramenta possibilita a realização do planejamento orçamentário, com foco em projeção de folha de pagamento, vendas, investimentos e ainda, projeção de cenários, gestão matricial de despesas e mapas estratégicos, em alguns casos.

Ainda possibilita a análise de performance do planejado x realizado, criação de indicadores de desempenho e planos de ação. Os relatórios são versáteis e de fácil visualização, possibilitando uma consolidação de resultados muito mais rápida.

Além disso, é possível criar modelos de despesas e receitas, realizar forecast e fazer análise de DRE. Desta forma, a gestão orçamentária fica mais eficiente, segura e assertiva, minimizando problemas de perdas e confidencialidade de dados, visto que o administrador concede as permissões de acesso e toda a movimentação fica registrada no sistema. O processo fica mais rápido, transparente e os recursos mais direcionados. 

Leia Também

Projeção de custos fixos e variáveis:  4 vantagens em automatizar o processo

09/11/2021

Projeção de custos fixos e variáveis: 4 vantagens em automatizar o processo

Os valores fixos são levantados mais facilmente, visto que os gastos são essenciais para a execução das atividades e previstos com mais clareza; e os custos variáveis das operações são mais desafiadores, pois geralmente são relacionados ao volume de vendas. [Leia mais]

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

05/10/2021

A importância dos relatórios gerenciais para empresas de capital aberto

Todas as empresas de capital aberto devem apresentar relatórios gerenciais em períodos trimestral e anual. Essa exigência torna os resultados mais transparentes e acessíveis, além de prevenir ações fraudulentas na bolsa. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.