Blog, Controladoria

Gestão orçamentária com tecnologia na nuvem: É seguro?

Gestão orçamentária com tecnologia na nuvem: É seguro?

Muito se fala sobre tecnologia na nuvem, mas até hoje muitas pessoas não sabem como funciona e têm dúvidas sobre a segurança de utilizar tal modernidade. No entanto, ao contrário do que se pensa, o armazenamento na nuvem é bastante seguro e tem proporcionado muito mais mobilidade aos usuários dessa tecnologia.

Se há um tempo atrás, as pessoas ficavam restritas a um determinado espaço disponibilizado em pen drives ou HDs, hoje é possível salvar arquivos, áudios e vídeos em uma quantidade muito maior, na nuvem.

O termo “nuvem” ainda gera dúvidas, porque as pessoas tendem a visualizar a representação física daquilo, quando na verdade, tal termo refere-se aos servidores externos compartilhados, que fracionam as informações de forma criptografada.

Desta forma, os usuários podem acessar seus dados de qualquer lugar que tenha internet, proporcionando muito mais mobilidade e liberdade para as pessoas no mundo todo. No entanto, muitas empresas ainda resistem ao uso de tal tecnologia com receio de ataques e outros fatores que causam insegurança.

E você? Faria a gestão orçamentária da sua companhia na nuvem?

Gestão orçamentária na nuvem

Talvez pensar em realizar a gestão orçamentária de uma grande empresa com tecnologia na nuvem parece insano, mas não é. Muitas instituições, dos mais diversos segmentos, estão aderindo ao uso de software de gestão orçamentária com armazenamento na nuvem.

Tal ferramenta possibilita o desenvolvimento do planejamento orçamentário com projeção de folha de pagamento, vendas, investimentos, criação de modelos e ainda realiza gestão matricial de despesas (GMD), mapas estratégicos e forecast.

Há a possibilidade de análise de performance, criação de indicadores de desempenho e planos de ação, além de gerar relatórios simplificados e possuir um dashboard com ampla variedade de gráficos. O software de gestão orçamentária ainda realiza análise de DRE e a projeção de fluxo de caixa de uma maneira muito mais assertiva, visto que possui funcionalidades especificas para controladoria e gestão.

A consolidação de resultados é muito mais rápida e o processo orçamentário torna-se mais ágil e eficiente.

Segurança x Tecnologia

A preocupação com a segurança é um fator que impede muitas empresas de utilizar a tecnologia na nuvem. No entanto, como foi citado anteriormente, as informações são criptografadas e repartidas em uma série de servidores externos, dificultando a ação de hackers.

Além disso, ao utilizar o software de gestão orçamentária, todos os dados ficam armazenados em backup de alta disponibilidade e a movimentação fica registrada no sistema. O administrador concede acesso aos usuários que desejar e ainda pode determinar horários, dispositivos e áreas as quais os colaboradores poderão utilizar.

Portanto, os benefícios de utilizar a tecnologia na nuvem são inúmeros e seu uso é muito mais seguro do que se pensa. E no caso do software de gestão orçamentária, ainda evita o problema com perda de dados e outros bugs que comprometem a eficiência da gestão financeira da empresa.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, Nuvem, Tecnologia