Forecast ou Rolling Forecast? Entenda a diferença e como aplicar na sua gestão

Forecast ou Rolling Forecast? Entenda a diferença e como aplicar na sua gestão
13/10/2016 | Planejamento Orçamentário

Nem sempre as coisas acontecem como prevíamos. Às vezes planejamos criteriosamente etapas, acontecimentos, traçando objetivos para alcançar determinada conquista e um imprevisto muda aqueles planos.

Imagine planejar uma viagem para o litoral, fazer as malas com roupas leves e praianas, e então uma frente fria é anunciada ou a pousada que foi reservada é temporariamente fechada. Temos que estar preparados para eventuais mudanças.

No planejamento financeiro também há fatores que modificam a estimativa de custo, colocando em risco o controle orçamentário da instituição. É preciso ter constante atenção no planejado X realizado, realizando uma boa análise de performance para tomar decisões assertivas quando necessário. 

Forecast X Rolling Forecast

Forecast é um termo em inglês que significa “Previsão”, mas que na gestão financeira é utilizado como uma revisão do planejamento orçamentário, para verificar se o orçamento empresarial está caminhando como o previsto ou se precisa ser ajustado.

Por exemplo: Se o responsável por controladoria e gestão desenvolve o planejamento econômico, determinando que mensalmente a instituição terá um orçamento x, mas ao realizar a revisão, identifica-se que empresa está gastando mais do que isso, é possível realizar o forecast e ajustar os valores dos meses subsequentes para ficar dentro do orçamento previsto.

Normalmente, as empresas realizam as revisões de três em três meses, utilizando o recurso de forecast para manter o budget ajustado. Isso varia de acordo com a gestão de cada instituição ou do segmento da mesma.

O Rolling Forecast segue o mesmo princípio, porém com algumas particularidades. Nesse formato, a revisão é realizada todo mês e então, após os ajustes realizados, tal orçamento é projetado para o mesmo mês do próximo período.

Ficou confuso? Vamos lá: Vamos supor que o controller ou gestor financeiro está realizando a revisão do mês de Janeiro de 2016. Após realizar os ajustes de acordo com as necessidades da empresa e de fatores que impactaram naquele valor pré-determinado, ele faz a projeção desse mês para o do ano posterior, no caso Janeiro de 2017. Assim, quando a diretoria sentar para definir o orçamento do próximo ano, o planejamento já estará praticamente pronto.

De olho no mercado

Para realizar a projeção orçamentária de maneira mais otimizada, é preciso estar atento às inovações tecnológicas existentes no mercado. Afinal, se a sua empresa não as utiliza, o seu concorrente certamente se beneficiará.

Para realizar Forecast, Rolling Forecast, projeção de cenários e outros recursos que auxiliam a instituições a manter as finanças sob controle, muitos gestores estão utilizando softwares de gestão orçamentária.

Tais ferramentas foram especificamente desenvolvidas para uma gestão orçamentária mais assertiva, possibilitando o planejamento estratégico por meio de indicadores de desempenho e planos de ação, assim como o planejamento de RH, vendas, projeção de volumes e custos, análise de DRE, planejamento de investimentos, entre outras funcionalidades.

Enquanto ainda há empresas que utilizam planilhas para desenvolver o processo orçamentário, os aplicativos de gestão orçamentária proporcionam muito mais segurança ao gestor, que pode definir acessos, horários e dispositivos autorizados para os usuários. Tudo fica registrado no sistema, evitando perda de dados e possibilitando o acesso das informações de qualquer lugar com internet, visto que há modelos com armazenamento na nuvem. É mais agilidade, eficiência e mobilidade para a sua gestão empresarial.

Leia Também

Orçamento Colaborativo: as vantagens em tempos de trabalho remoto

21/07/2020

Orçamento Colaborativo: as vantagens em tempos de trabalho remoto

A participação colaborativa das equipes em diferentes processos nas empresas vem se tornando mais comum e contribuindo para uma gestão mais eficiente. No planejamento orçamentário não seria diferente. Entenda. [Leia mais]

Tipos de orçamento: como escolher o ideal em meio a um ano atípico?

14/07/2020

Tipos de orçamento: como escolher o ideal em meio a um ano atípico?

Existem várias maneiras de fazer um planejamento orçamentário, cada uma com seus pontos fracos e fortes. Nós ajudamos você a entender qual é o melhor para seu negócio. [Leia mais]

Quando uma empresa de tecnologia oferece muito mais que um software

15/06/2020

Quando uma empresa de tecnologia oferece muito mais que um software

Nesse ano, a preocupação com a qualidade do planejamento financeiro e orçamentário está ainda maior. Muitas empresas entrarão em 2021 com estruturas otimizadas ou alteradas em virtude das grandes mudanças do mercado que vieram com a pandemia do COVID- 19, visando estarem mais preparadas para grandes oscilações de cenários do mercado. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.