Blog, Controladoria

Dashboards e relatórios: visualize resultados da empresa rapidamente

É no início do ano que as empresas começam a colocar em prática o planejamento orçamentário. Ainda que a gestão tenha que trabalhar com poucas informações (ou recentes), pode-se levar em conta o histórico da organização e as projeções que norteiam as expectativas para o período recém-começado.

Seja qual for a metodologia utilizada para criar o planejamento, uma coisa é certa: acompanhar seu progresso é fundamental. Para tanto, os dados precisam ser facilmente visualizados pelos gestores – e é ainda melhor se forem atualizados em tempo real. Manusear abas de planilhas, por exemplo, não é a forma mais ágil de acompanhar os resultados.

Neste sentido, há dois recursos poderosos em softwares de gestão orçamentária que auxiliam a visualizar rapidamente os resultados do seu negócio: dashboards e relatórios.

Dashboards

Esse recurso tem como principal objetivo criar e customizar gráficos – que, de maneira rápida, proporcionam uma análise mais clara para quem necessita dos dados. Tudo isso de maneira bastante visual.

Com dashboards, é possível que empresas insiram informações concretas e também previsões e expectativas, podendo assim tomar decisões mais assertivas. Com a otimização do tempo, os gestores avaliam com mais eficiência os números disponíveis até o momento, bem como a performance da estratégia atual.

Relatórios

Acompanhando os dashboards, o recurso de relatórios possibilita a visualização de informações da empresa de forma objetiva. Além disso, permite comparar diferentes cenários e fazer projeções com base no histórico de informações, verificar valores de unidades e centros de custos específicos, bem como o impacto de cada um de forma ágil e acessível.

A ideia é simplificar e assimilar os dados obtidos a partir do planejamento, de modo que – a partir de dados totalmente customizáveis pelos gestores – os resultados possam ser interpretados como positivos ou negativos.

Ainda que o ano esteja apenas começando, acompanhar a performance do planejamento orçamentário só gera benefícios para a gestão. Com uma ferramenta que permita uma visualização clara das informações, as possibilidades do mercado poderão ser melhor aproveitadas e, diante de mudanças no cenário, haverá também uma adaptação mais rápida e adequada à realidade da empresa.

Conheça o Software Plano, desenvolvido para otimizar a gestão orçamentária e proporcionar mais agilidade nas tomadas de decisão da sua empresa. Acompanhe todas as informações necessárias em apenas um sistema, integrando com seu ERP e outras ferramentas já utilizadas no seu negócio.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: