Blog, Gestão Empresarial

Controle financeiro empresarial: Seja assertivo em meio à crise

Sim, o Brasil está uma bagunça. Essa é sensação que todos temos ao pensar na atual situação político-econômica do país. Escândalos, delações, prisões, estados declarando falência, taxa de desemprego aumentando, empresas quebrando… enfim, o cenário é desanimador.

No entanto, não podemos nos desesperar. Em períodos conturbados como esse que estamos enfrentando, é necessário mais critério na hora de gerir as finanças, ter um bom planejamento estratégico e utilizar os melhores recursos para ser mais assertivo na gestão empresarial.

O maior desejo de profissionais de controladoria é ter as finanças sob controle, para que a empresa possa prosperar, gerando uma boa receita e lucratividade. Porém, uma torneira aberta em uma pia sem ralo tampado, nunca encherá.

Isso quer dizer que não adianta ter uma boa receita se há despesas desnecessárias que comprometem o fluxo de caixa da companhia.

Planejamento orçamentário é a saída

A solução está no planejamento. Pode parecer simples e até mesmo clichê, mas planejar ainda é o melhor caminho para um melhor controle financeiro empresarial. Não é somente planejar o quanto se quer ganhar, assim como metas e objetivos, mas projetar todas as despesas e prever cenários otimistas e pessimistas, a fim de preparar a empresa assertivamente.

Para isso, é preciso realizar a análise de DRE, para avaliar as despesas de forma criteriosa e projetar receitas e custos para o período. É importante realizar o planejamento de RH, vendas e investimentos, para projetar todos os custos e despesas relacionadas a tais centros de custos, isto é, encargos relacionados a folha de pagamento, metas de vendas, compra de bens e etc.

Para auxiliar nessa tarefa, é possível criar modelos de receitas e despesas, realizar projeção de cenários, realizar gestão matricial de despesas e uma infinidade de recursos para assegurar um gerenciamento financeiro mais otimizado. Determinar indicadores de desempenho e realizar planos de ação também auxiliam os gestores a ter controle dos objetivos do planejamento estratégico.

Software Alstrategy Plano

Escolha a melhor ferramenta

É claro que realizar o planejamento orçamentário de uma empresa, ainda mais dependendo do tamanho da mesma, é algo demorado e um tanto quanto maçante de se fazer. Há projeções financeiras que levam meses para ficarem prontas, envolvendo diversos profissionais durante todo esse tempo.

No entanto, não precisa ser assim. Atualmente, muitas empresas estão utilizando software de gestão orçamentária para realizar o planejamento financeiro de forma muito mais rápida, segura e eficiente. Além de realizar todos os recursos citados acima, tal ferramenta realiza análise de performance do planejado x realizado, forecast e uma série de outras funcionalidades, não só para projetar, mas também acompanhar o orçamento.

A fim de proporcionar mais mobilidade para o gestor, há modelos com armazenamento na nuvem e com funcionamento como SaaS, garantindo um melhor custo-benefício para empresas dos mais diversos segmentos. Assim, é possível ter melhor controle financeiro empresarial e uma gestão inteligente de despesas.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: