Blog, Controladoria

As principais tendências de FP&A para 2024

Você já conferiu as principais tendências de FP&A para 2024? A área de FP&A tem se tornado cada vez mais um elemento estratégico de grande valia para as empresas.  

Esse corpo de procedimentos e atividades é alimentado por ações de planejamento e tarefas orçamentárias que visam obter dados para realizar análises voltadas ao auxílio de tomadas de decisões mais assertivas e condizentes com a realidade de um negócio.

Deste modo, o FP&A lança mão de dados da Controladoria para encontrar boas estratégias para a empresa, visando construir metas e objetivos futuros. Tudo isso zelando pela saúde financeira.

Para saber quais são as principais tendências de FP&A para este ano, continue acompanhando o artigo!

Índice – Neste artigo, você verá:

  1. As principais tendências de FP&A para 2024
  2. A tecnologia como aliada

As principais tendências de FP&A para 2024

O FP&A age junto ao time financeiro, traduzindo dados de formas mais eficaz para planejar, orçar e implementar processos, visando a evolução e o progresso das finanças empresariais.

Por isso, reunimos as principais tendências da área que precisam estrar no radar da sua empresa:

Otimização do negócio

Com o cenário econômico apontando para um crescimento mais lento e inflação, é preciso desenvolver métodos para fazer o seu dinheiro valer ainda mais. Portanto, investir em estratégias e planejamentos que otimizem os investimentos que serão realizados futuramente será muito importante.

Daí vem a importância de ter profissionais capacitados e soluções financeiras, como o AllStrategy Plano ou Fluxo, para criar múltiplos cenários, projeções e ter em mãos informações que sejam confiáveis para os líderes tomarem as melhores decisões. 

xFP&A

O xFP&A é o Planejamento e Análise Financeira Estendido que busca englobar todos os setores da empresa, não apenas o financeiro. As empresas que constroem uma maior união entre suas áreas permitem um olhar mais apurado. 

Ao envolver os demais gestores em seu planejamento, o FP&A abre diálogos e obtém informações para traçar suas estratégias e pontuar, de modo mais assertivo, as necessidades de investimentos ou cortes dentro do seu negócio.

Assim, o planejamento, a organização e as medidas estratégicas servem aos demais setores fora o financeiro. 

Além disso, aliado às novas tecnologias, o xFP&A gera o fim da segregação de dados. Isso significa que as informações serão reunidas em local de fácil acesso e compartilhadas por todas as partes envolvidas, erradicando os silos de informações, onde cada setor guarda e mantém suas bases de dados, dificultando sua rotatividade. 

Leia também: FP&A Business Partnering: saiba mais sobre a abordagem estratégica

FP&A Business Partnering

Esse passo evolutivo do FP&A consegue estreitar os laços com os stakeholders que estão integrados aos processos de uma empresa. Ou seja, é uma estratégia de expansão e de união. 

Afinal, com mais profissionais atentos e visando a evolução da empresa, melhor será a concepção e implementação de novas estratégias para o alcance das metas.

Inteligência Artificial como ferramenta de finanças

As IAs generativas, que constroem relatórios em seu conteúdo, podem se tornar uma ferramenta de precisão e agilidade. Isso porque ela consegue lidar com grandes bases de dados, entregando resultados claros e em menor tempo.

Certamente as fintechs apresentarão novas utilidades para elas, indo além das que já estão presentes no mercado e podem beneficiar o seu negócio.

FP&A contínua

Uma das tendências para a área é a necessidade de construir uma rede e adquirir instrumentos que permitam o avanço contínuo da FP&A. 

Afinal de contas, esse setor está sempre buscando novos meios de criar, analisar e implementar estratégias e planejamentos. Portanto, ele carece de um suporte para viabilizar suas atividades e resultados, como os softwares AllStrategy Plano e Fluxo.

A tecnologia precisa ser constantemente atualizada em prol daquelas que oferecem melhores benefícios e um leque maior de vantagens para a manutenção da qualidade do trabalho do FP&A.

Portanto, a área deve continuar em crescimento nos próximos anos. Portanto, investir agora é olhar para o futuro.

A tecnologia como aliada

O FP&A, a Controladoria e toda a parte financeira de uma empresa podem e devem contar com os benefícios da tecnologia, tornando seu trabalho mais dinâmico e assertivo. 

Os softwares Plano e Fluxo, da AllStrategy, trazem dados e informações pertinentes aos processos da FP&A, possibilitando a construção de análises e relatórios concretos. 

O AllStrategy Plano, software voltado para controladoria intuitivo e completo, descomplica processos, automatiza rotinas e fortalece todo o processo de controladoria.

Já o AllStrategy Fluxo, desenvolvido para atender as necessidades de tesouraria, automatiza processos e aumenta a assertividade do setor. Com ele, os gestores consolidam os dados financeiros em um único lugar. Para saber mais sobre como as soluções da AllStrategy podem ajudar sua empresa, clique aqui!

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: planejamento financeiro, Plano
2023 AllStrategy. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab - Inteligência em Marketing Digital